Clipping Chifre da África #32

Comunistas sudaneses acusam conselho militar do país

Data: 25.04.19

O SCP (Partido Comunista Sudanês) pediu ao Conselho Militar de Transição, que no momento possui o poder de governo do Sudão, a entregarem o governo ao civis. Eles apresentaram a justificativa de que o Conselho Militar se apegou demais ao poder e, com isso, estão atrasando a transferência de poder para as forças da Liberdade e Mudança – que é a plataforma que reúne partidos e grupos de oposição. O SCP também afirmou que, com a ‘’insistência do Conselho Militar de Transição para realizar atos de soberania’’, estão confirmando um golpe de Estado no país. Todos os partidos estão discutindo três propostas perante as forças de Liberdade e Mudança, com a intenção de decidir quem governará o Sudão.

Fonte: Sudan Tribune

Sudão: forma-se conselho de transição formado por militares e civis

Data: 28.04.2019

Generais sudaneses e líderes da oposição concordaram em formar um conselho composto por militares e civis para coordenar a transição política do país. Após a queda do presidente Omar al-Bashir no dia 11 de abril, os militares estabeleceram um conselho composto por 11 oficiais, o qual era liderado pelo general Abdel Fattah Abdelrahman Burhan. Desde a queda de al-Bashir, diversos grupos civis de oposição têm protestado contra a junta militar, pois estão recessos de que os militares não promoverão uma transição democrática, e sim estabelecerão um novo governo autocrático. A criação do conselho civil-militar é um sinal de concessão dos militares, que até então estavam relutantes em dar poder aos civis. No entanto, ainda há diferenças quanto a composição do conselho.

Fonte: The Guardian

A cooperação estratégica entre China e Djibuti

Data: 28.04.2019

O presidente Chinês Xi Jinping pediu, no último domingo, um avanço da relação entre China e Djibuti, reafirmando a vontade de manter as relações estratégicas com o país, destacando o papel da continuação das relações para a construção da “Belt and Road” (que se refere a construção rotas terrestres e marítimas, fortalecendo as infraestruturas como estradas,
ferrovias, portos, oleodutos, programas educacionais, econômicos e industriais e etc. em países da África, Europa e Ásia). Xi ainda disse que continuará ajudando no desenvolvimento econômico e social do Djibuti, Ismaïl Omar Guelleh (presidente do Djibuti) afirmou que esta cooperação é a melhor forma de trazer desenvolvimento ao país. Entre os dias 25 e 27 o
presidente Guelleh esteve no segundo Fórum Belt and Road de Cooperação Internacional, feito na China, e ao final da conferencias assinou acordos para cooperação bilateral com Xi.

Fonte: African News e Gov. China


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.