Clipping Chifre da África #47

Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, ganha o Nobel da Paz 2019

Data: 11.10.2019

O primeiro-ministro da Etiópia de 43 anos, foi anunciado no dia 11 de outubro como ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Abiy Ahmed atuou para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e Eritreia, que travavam uma guerra de fronteiras desde 1998. Em comunicado, a organização do Nobel afirmou: “Quando Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar o ritmo das negociações com a Eritreia. Em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países”. Após a divulgação, o primeiro-ministro se declarou honrado; agradeceu ao “prêmio dado à África” e ainda apontou a necessidade de que outros líderes africanos pensem que é possível trabalharmos processos de construção da paz em seu continente.

Fonte: UOL

Sudão declara “cessar-fogo permanente” quando negociações de paz atingem obstáculos
Data: 17.10.2019
Foi anunciado, após conversas do primeiro ministro Abdalla Hamdok e delegados de grupos rebeldes, que o Sudão irá cessar-fogo permanente nas zonas de guerra do país. Tal medida foi adotada, para mostrar que o país está comprometido em alcançar a paz; assim, retirou-se as tropas sudanesas de três zonas de conflitos. Portanto, antes da assinatura deste cessar-fogo, havia um cessar-fogo não oficial, logo após o governo vigente no país, a décadas, sair do poder; e com isto a sociedade civil junto a militar pressionaram para uma transição de governo, e consequentemente, para a alcançar a paz. Ademais, tal ação será de extrema importância para a economia do norte da África, pois durante todo o conflito milhares de indivíduos foram deslocados de suas cidades e
muitas foram mortas.
Governo do Sudão decide conceder acesso à ajuda humanitária
Data: 18.10.2019
O Sudão concordou em abrir acesso à apoios humanitários nos territórios intensamente atingidos pela guerra, como uma forma de tentar retomar as negociações de paz. Na sexta-feira (19/10/2019), o governo sudanês, juntamente com grupos rebeldes, acordaram na elaboração de uma estratégia para que a pauta da paz volte a ser debatida e para que haja engajamento de ações para que os desavenças se cessem. Na segunda-feira (21/10/2019), como uma forma de garantia, assinaram ainda uma declaração de comprometimento com tais acordos. Com essa nova postura, espera-se que a imagem do Sudão passe por modificações no cenário internacional, de modo que o país volte a integrar relações suspensas devido aos seus conflitos internos. Por exemplo, com a interrupção das hostilidades, o Sudão poderia sair da lista de países patrocinadores do terrorismo, determinada pelos Estados Unidos. Mohamed Hamdan Dagalo, um líder do governo de transição no Sudão, reforçou ainda a necessidade do apoio da comunidade internacional a esses objetivos que visam a paz e a esperança de que essa decisão abra caminhos para o Estados sudanês.
Fonte: Reuters
Machar visita Sudão do Sul para salvar o acordo de paz
Data: 19.10.2019
O líder rebelde, Riek Machar, visitou a capital do Sudão do Sul no último sábado, onde iria se encontrar com o presidente do país, Salva Mayardit. O objetivo do encontro é avançar na implementação do acordo de paz assinado em setembro de 2018, o qual põe fim à Guerra Civil Sul-Sudanesa, que deixou aproximadamente 380 mil mortes desde seu início em 2013. Em maio foi restabelecida um data limite, 12 de novembro, para a implementação do acordo. No entanto, em algumas áreas, como na criação de uma força militar unificada, pouco avanço foi feito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.