Tanzânia: Presidente desconfia dos números da Covid-19
04/05/2020
O presidente da Tanzânia anunciou que os números de infectados e mortos por coronavírus podem estar errados, colocando em descrédito o laboratório nacional do país e falando até de sabotagem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a oposição criticam a falta de transparência do governo, que também não atualiza diariamente os números de COVID-19 e nem está promovendo medidas rigorosas para evitar a propagação do vírus.
Fonte: DW
Bode com covid faz Tanzânia rever testes
05/05/2020
Bode e mamão papaia testam positivo para COVID-19 na Tanzânia, o que faz com que presidente do país, John Magufuli, reforce as suas desconfianças da veracidade dos testes
promovidos pelo laboratório nacional. Magufuli ordenou uma investigação mais precisa dos exames e alega falhas nesses kits importados, mas a oposição acusa o governo de falta de transparência e falta de seriedade ao lidar com o novo coronavírus.
Fonte: Estado de Minas

COVID-19: mais de 200 mil pessoas vulneráveis em Kibera, no Quênia
30/04/2020
Médica do Médicos Sem Fronteiras relata a situação de Kibera, uma comunidade do Quênia, em relação aos cuidados com o novo coronavírus. De acordo com ela, é quase impossível seguir as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter a distância físico, pois nesse conjunto, as pessoas vivem em casas minúsculas e cheias, além de terem poucas janelas e ventilação, sendo que a orientação é de que se fique em casa. Ademais, o acesso à água é limitado, tornando difícil também a medida de lavar as mãos, entre outros problemas que agravam a situação dessas pessoas diante do COVID-19, como a quantidade de indivíduos com doenças pré-existentes – por exemplo, HIV e diabetes.
Fonte: Médicos sem Fronteiras