Clipping África Ocidental #76

Fechamento da Embaixada brasileira na Libéria.

Por Maria Eugênia Jones. 14/05/2020.

Após um longo processo de decisão sobre o encerramento de determinadas embaixadas brasileiras ao redor do mundo, ficou definido, entre outros lugares, que a embaixada da Libéria seria fechada. O decreto, publicado no dia 13 de maio de 2020 no Diário da União, reflete a crítica que já havia sendo feita em relação ao governo de Jair Bolsonaro e o perfil adotado por Ernesto Araújo na gestão do Itamaraty, de que os países africanos estão sendo marginalizados em relação à política externa brasileira.

Desde 2016, o então Ministro das Relações Exteriores, José Serra, demonstrava um posicionamento mais utilitarista para a manutenção ou não das relações na África, não se atentando ao histórico diplomático de cooperação, solidariedade e investimento na região. A situação, embora com argumentos sobre o custo de manutenção da embaixada, retoma a crítica de que Bolsonaro não prioriza o contato com os povos africanos. Agora as representações diplomáticas brasileiras na África Ocidental se concentram em Gana. 

Ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: https://www.voaportugues.com/a/governo-brasileiro-fecha-embaixadas-na-serra-leoa-e-lib%C3%A9ria/5419926.html

O Senegal traça seu caminho de desconfinamento.

Por Abdou Faye Lahat, 12/05/2020.

O Presidente do Senegal, Macky Sall,  anunciou na terça-feira,  12 de maio de 2020, um relaxamento do Estado de Emergência em muitos setores. O horário de isolamento de 20h às 18h, passa a ser de 21h às 17h. As empresas e mercados que tinham dias específicos para abrir podem voltar a funcionar todos os dias. Além disso, as feiras semanais são autorizadas a reabrir, mas, dentro dos limites de cada departamento. Os locais de cultos podem reabrir e as escolas voltam às aulas para alunos em finais de ciclos, a partir de  2 de junho.

O presidente afirma que medidas de acompanhamento serão feitas para garantir que locais de culto, escolas e outros espaços públicos respeitem o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Dito isso, o governo disponibilizará 10 milhões de máscaras para serem distribuídas em escolas, locais de culto, mercados e transporte público.

Macky Sall, em Palácio da República, 11 de maio de 2020.

Fonte: República do Senegal. 11/05/2020. Leia o pronunciamento na íntegra em: https://www.sec.gouv.sn/actualit%C3%A9/message-%C3%A0-la-nation-de-sem-le-pr%C3%A9sident-macky-sall-dans-le-cadre-de-la-lutte-contre-la

Coronavírus na Nigéria: 5.445 casos, governo explica contas de quarentena dos repatriados.

Por Yasmim Beatriz Marques Alves. 16/05/2020.

O secretário do governo nigeriano compartilhou com a imprensa o investimento financeiro realizado com o objetivo de auxiliar a população que vem sofrendo com os impactos do COVID-19. Além disso, Mustapha enfatizou a importância da interação entre atores federais e estaduais para conter a quantidade de vítimas pelo coronavírus. 

Outra questão diz respeito às cobranças feitas aos repatriados nigerianos para que pudessem arcar com as despesas de acomodação e alimentação. O argumento do governo nigeriano é que não tem condições de custear essas despesas, além do que já tem feito para a população.

Fonte: https://www.africanews.com/2020/05/19/nigeria-coronavirus-hub-updates-covid-19/

Aumento da exportação de pítons-reais como animais de estimação gera novas preocupações.

Por Miguel Lucas Canuto da Silva. 10/05/2020.

Mesmo criados em grande quantidade em cativeiros nos EUA e Europa, milhares desses répteis são exportados todos os anos da África Ocidental e Central, local onde vivem principalmente. A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), estima que mais de 3,6 milhões de pítons-reais foram exportados legalmente da África Ocidental, no período de 1997 a 2018. Togo (principal fornecedor), Benin e Gana, respondem por mais de 98% das exportações de pítons-reais para fins domésticos. 

Caçadores togoleses entrevistados relataram que hoje se encontra menos pítons-reais do que há cinco anos atrás. As pesquisas realizadas sobre o assunto preocupam as autoridades da CITES sobre o desaparecimento destes animais em seus habitats naturais.

Caçadores em Gana mostram uma píton-real fêmea que acabou de ser retirada de sua toca. Gana, Togo ...
Foto: AARON GEKOSKI/WORLD ANIMAL PROTECTION.
Caçadores em Gana mostram uma píton-real fêmea retirada de sua toca.

Fonte: National Geographic. https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/05/aumento-da-exportacao-de-pitons-reais-como-animais-de-estimacao-gera-novas

Serra Leoa: Uma escola para maridos violentos.

Por Miguel Lucas Canuto da Silva. 11/05/2020.

O abuso e à exploração sexual fazem parte do triste e crítico quotidiano de muitas mulheres na África Ocidental. Mas com intuito de amenizar essa situação lamentável, Joseph Pidia dirige há quatro anos, de forma voluntária na zona rural de Serra Leoa, um curso que tem como intuito fundamental mudar a mentalidade dos homens para que possam respeitar suas esposas.

A formação acontece durante seis meses, com três sessões mensais sem a presença das esposas. A formação tenta diminuir os impactos deixados durante a guerra civil da Serra Leoa, entre 1999 e 2002 onde cerca de 200 mil mulheres foram vítimas de violência de gênero.

Symbolbild: UNICEF in Sierra Leone - Plakat gegen Vergewaltigung
Campanha do UNICEF contra a violação sexual na Serra Leoa (2002)

Fonte: DW Made for Minds. https://www.dw.com/pt-002/serra-leoa-uma-escola-paramaridos-violentos/a-53389801


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.