Economist prevê recessão de 4,1% em Angola
Data: 18/05/2020
Devido à pandemia da Covid-19 e a queda nos preços do petróleo, a consultora Economist Intelligence Unit (EIU) prevê uma queda de 4,1% na economia angolana em 2020. A produção de petróleo ficou abaixo do limite acordado com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que apontava para uma produção de 1,48 milhões de barris diários. Diante da atual conjuntura mundial, as exportações angolanas, como um todo, irão sofrer uma queda. Para o ano que vem, no entanto, a previsão é retomada do crescimento, ainda que de apenas 0,1%.
Fonte: África 21
Angola com relações difíceis com um credor indispensável
Data: 18/05/2020
O Presidente angolano, João Lourenço, tenta uma renegociação da dívida do país com a China, avaliada em mais de 22 mil milhões de dólares. O Fundo Monetário Internacional (FMI) se dispôs a mediar um acordo entre os países, mas os resultados não foram positivos. Angola primeiramente pediu uma moratória de cinco anos para pagar a dívida, sugerindo, depois, a suspensão do envio de petróleo para a China como garantia do reembolso. Os chineses, no entanto, negaram o pedido, o que pode ser entendido como um incômodo em relação à tentativa angolana de se aproximar de Washington, assim como em relação às críticas da população de Angola à qualidade de obras feitas pela China.
Fonte: Jornal de Angola
Primeiro-ministro do Lesoto anuncia renúncia
Data: 18/05/2020
Thomas Thabane anunciou nesta segunda-feira (18) sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro de Lesoto, prometendo deixar o posto até o final de julho. Este anúncio vem depois de vários meses de uma crise política causada por seu envolvimento no assassinato de sua ex-esposa, em 2017, alguns dias antes de assumir o cargo. Os seus apoiadores já propuseram a nomeação de um novo chefe de governo: o atual ministro das Finanças, Moeketsi Majoro, oficialmente aprovada nesta segunda-feira pelo Conselho de Estado, devendo ser validada pelo Parlamento em 22 de maio.
Fonte: Estado de Minas
Ataques rebeldes em Moçambique: líderes regionais discutem segurança
Data: 20/05/2020
Os líderes regionais da África Austral iriam se reunir para discutir atos rebeldes que têm sido cometidos em Moçambique. Desde 2017, milícias tem invadido aldeias e prédios do governo, suspeita-se ainda que o maior vinculo seja com o grupo ISIL – ISIS, que realizou mais de 350 ataques, deixando muitos mortos em Cabo Delgado, região do Norte de Moçambique.
Fonte: Al Jazeera
Uma em cada dez pessoa infectadas com COVID-19 no continente africano está na Cidade do Cabo
Data: 21/05/2020
A África do Sul é o país com mais infectados no continente africano. Uma em cada dez pessoas que estão com coronavírus está na Cidade do Cabo, cidade que tem mais de 11 mil casos confirmados, representando 62% dos 18.000 casos na África do Sul e cerca de 10% dos 95.000 casos no continente. Acredita-se que este pico de infecções se deu pelos voos diretos a capitais europeias, com o vírus tendo sido trazido por turistas não apresentavam sintomas.
Fonte: África Digital 21
Supremo Tribunal sul-africano reage ao aumento da violência policial
Data: 21/05/2020
O número de denúncias de abuso policial aumentou exacerbadamente no período da pandemia no Estado sul-africano, atingindo as centenas, devido à presença do exército nas ruas para fiscalizar o isolamento social. Esse advento motivou o Supremo Tribunal a do país ordenar o fim da violência e que o Ministério da Defesa emitisse um código de conduta para garantir os direitos humanos da população civil.
Fonte: El País
Chefe eleitoral do Malawi renuncia antes da reeleição
Data: 21/05/2020
Depois de ser alvo de diversos protestos que pediam sua renúncia, a chefe da Comissão Eleitoral do Malawi, Jane Ansah, deixa o cargo. Ela afirmou que o deixa sem peso na consciência, dizendo que fez o melhor que pôde enquanto esteve nesta posição. Tal acontecimento ocorreu depois de cerca de um ano desde as últimas eleições do país, as quais foram anuladas pelo tribunal devido a suspeita de fraudes. A renúncia foi, como um ato que a população pedia há tempos, já que estão em busca de eleições livres e justas.
Fonte: Al Jazeera
Proteção da biodiversidade em Moçambique recebe apoio da ONU
Data: 22/05/2020
O Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) concedeu ao governo de Moçambique um veículo para auxiliar na implementação da lei da biodiversidade e da expansão de áreas de conservação comunitárias na zona tampão. Para isso, o programa está prestando auxílio institucional à Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), além de outras medidas para consolidar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte: ONU News
Angola prevê criar três novas áreas de conservação ambiental
Data: 22/05/2020
Sob influência do dia Internacional da Biodiversidade, Angola tem mostrado uma perspectiva positiva no que diz respeito a projetos de biodiversidade, dentre eles a criação de três áreas de conservação terrestre nos Parques Nacionais do Maiombe, Mavinga e Luengue-Luiana, aumentando assim a área preservada e a diversidade de animais ali presentes. Além disso, mostra-se que o dia 22 de maio tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da diversidade biológica para a população e o bem estar do planeta.
Fonte: Angola Press
Chefe da comissão eleitoral do Malawi se demite
Data: 22/05/2020
Diante de protestos, a chefe da comissão eleitoral estabelecida pela Corte Constitucional do Malawi, se demitiu. Jane Ansah afirmou que os protestos sobre suas irregularidades na eleição de 2019 não a motivaram sair do cargo.
Fonte: BBC