Instabilidade e suspeita de corrupção no recém-eleito governo de Jeanine Añez
Data: 24/05/2020
No dia 23 de maio, o Ministro de Saúde do país, Marcelo Navajas, foi detido como consequência de uma investigação da mais recente compra de respiradores ordenada por ele, que representou um valor extremamente acima do que se é esperado. A dita investigação, ainda em andamento, foi convocada pela presidente Jeanine Añez, ao suspeitar que os milhões de dólares que a Bolívia gastou com supostos respiradores era evidência de corrupção dentre seu governo. O processo investigatório tem como alvo Marcelo Navajas e outros oficiais da saúde envolvidos na transação, na qual estão envolvidas, também, duas empresas espanholas. A Bolívia é, devido à detenção de Navajas, o segundo país da América Latina (o Brasil foi o primeiro) a perder um Ministro da Saúde em meio à pandemia.
Referências:
AL JAZEERA. Bolivia’s health minister held for ‘ventilator corruption’. 2020. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2020/05/bolivia-health-minister-held-ventilator-corruption-200521102229349.html>
MOLINA, Fernando. Ministro da Saúde da Bolívia é preso por compra superfaturada de respiradores. El País, 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-05-20/ministro-da-saude-da-bolivia-e-preso-por-compra-superfaturada-de-respiradores.html>.
