Clipping África Austral #44

Presidente da República convoca sociedade civil para debater impacto da covid-19

Data: 26/05/2020

O presidente da República de Angola convocou para esta semana um encontro com a sociedade civil, a fim de debater a situação do país frente aos impactos da covid-19 na economia e na vida das pessoas. O anúncio desta reunião foi feito pelo secretário de Assuntos da Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente, Luís Fernando, para se aprofundarem acerca da situação de calamidade pública, decretada na última segunda-feira. A estratégia foi adotada a fim de prevenir maiores agravamentos quanto à repercussão do covid-19 na região.

Fonte: Angola Press

Grupo armado ataca principal vila de Cabo Delgado no Norte de Moçambique

Data: 28/05/2020

A principal vila de Cabo Delgado sofreu ataques de um grupo armado na última quinta-feira, causando preocupação aos moradores da região. Pessoas de localidades próximas afirmaram ter sofrido o mesmo. Apesar do ataque recente, a região tem sofrido com isto desde 2017, eventos que têm sido reconhecidos como ameaça terrorista pelas as autoridades moçambicanas e internacionais. Estima-se que, no mínimo, 500 pessoas tenham morridos e outras 200 mil tenham sido afetadas pelo ataques, sendo obrigadas a ser refugiar. Embora o Governo relate sobre respostas da Força de Defesa e Segurança ao ataques, as invasões em vilas e povoados começaram a se intensificar desde o começo deste ano.

Fonte: África 21 Digital

Números de mortes na África sobe para 3.696 com mais de 124 mil casos de infecções

Data: 28/05/2020

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC), o número de mortes e casos no continente cresceu exponencialmente, com 124 mil casos. Apesar disso, o número de recuperados chega a quase 50.000. Algumas regiões são mais afetadas que outras, a maior parte dos casos na África Austral, por exemplo, vem da África do Sul, com 25.937 casos. Seis países têm cerca da metade das infecções: Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria, Gana e África do Sul. O Egito é o país com maior número de mortos, chegando a mais de 800 pessoas. O primeiro caso de covid-19 na África surgiu no Egito, e a Nigéria país da região subsaariana a ter caso de infecção.

Fonte: África 21 Digital

Nova ministra do ambiente de Angola enfrenta primeira “prova de fogo”

Data: 28/05/2020

A eliminação de uma das maiores bacias de retenção de água pluvial de Lobito está acontecendo na gestão da nova ministra, Adjany da Silva Costa, que não se pronunciou sobre o acontecimento. Especialistas chamam o episódio de crime ambiental, tendo em vista a biodiversidade da região.

Fonte: Angonotícias

Pandemia obrigou a interromper a renegociação da dívida de Angola

Data: 29/05/2020

Dentre as diversas consequências da crise da COVID-19, está a questão da dívida externa angolana.  Em especial devido à queda do petróleo, o governo de Angola se viu incapaz de realizar seus pagamentos no exterior, tendo em vista a redução de suas receitas cambiais.

Fonte: Notícias ao minuto

Moçambique: 60 médicos cubanos chegam ao país para apoiar combate à COVID-19

Data: 29/05/2020

Em resposta ao pedido feito pelo governo moçambicano, sessenta médicos cubanos chegaram no país no último final de semana para apoiar no combate ao COVID-19. O anúncio foi realizado pelo embaixador de Cuba, Pável Diaz Hernandez, que afirmou que, além dos médicos, Moçambique receberá ainda 20 mil doses de Interféron, um fármaco responsável pelo reforço do sistema imunológico do organismo humano.

Fonte: MMO Notícias

Crise da Covid-19: Presidente angolano procura soluções com sociedade civil

Data: 29/05/2020

No primeiro encontro entre o presidente João Lourenço e a sociedade civil de Angola no contexto da pandemia, mais de 100 pessoas participaram da reunião e 8 foram escolhidas para representar as impressões de suas respectivas classes nesta sexta-feira (29/05). Tendo como objetivo definir um plano para ajudar as famílias assoladas pela crise da Covid-19 e reduzir os impactos econômicos da pandemia, o encontro teve como um dos principais resultados a criação de um Conselho de Concertação Econômica. Além disso, foi chamado atenção para o fato de que mais de 30 mil jornalistas foram despedidos no país, gerando o apelo da sociedade civil para a implementação do incentivo aos meios de comunicação social privados, previsto na Lei de Imprensa de Angola há mais de 30 anos e até hoje não concretizado.

Fonte: Deutsche Welle

Covid-19 dificulta implementação de programas e projetos em Angola.

Data: 29/05/2020

O presidente da Angola, João Lourenço, afirmou que a crise do coronavírus, aliada à queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional, dificulta a implementação de programas e projetos. Os recursos vindos do petróleo representam na Angola 90% das receitas de exportação e 60% das receitas tributárias, por isso, a baixa no preço do barril de petróleo diminuiu a capacidade de pagamento das dívidas externas, redução das receitas cambiais e das receitas fiscais, o que, consequentemente, dificulta a implementação de programas e projetos no país.

Fonte: Angola Press

Gás em Moçambique: indústria extrativa vive pesadelo com COVID-19

Data: 29/05/2020

32% das empresas do setor de gás no país da África austral anunciaram uma redução de 100% nos negócios em decorrência da pandemia, além de 87% das pequenas e médias empresas dessa indústria fecharam. Ademais, como consequência da crise da COVID-19, a queda do preço do petróleo terá efeitos negativos na economia moçambicana, como apontado pelo Centro de Integridade Pública.

Fonte: Angonotícias


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.