Clipping Países Andinos #64

Instabilidade e suspeita de corrupção no  recém-eleito governo de Jeanine Añez

Data: 24/05/2020

No dia 23 de maio, o Ministro de Saúde do país, Marcelo Navajas, foi detido como consequência de uma investigação da mais recente compra de respiradores ordenada por ele, que representou um valor extremamente acima do que se é esperado. A dita investigação, ainda em andamento, foi convocada pela presidente Jeanine Añez, ao suspeitar que os milhões de dólares que a Bolívia gastou com supostos respiradores era evidência de corrupção dentre seu governo. O processo investigatório tem como alvo Marcelo Navajas e outros oficiais da saúde envolvidos na transação, na qual estão envolvidas, também, duas empresas espanholas. A Bolívia é, devido à detenção de Navajas, o segundo país da América Latina (o Brasil foi o primeiro) a perder um Ministro da Saúde em meio à pandemia.

Referências:

AL JAZEERA. Bolivia’s health minister held for ‘ventilator corruption’. 2020. Disponível em: <https://www.aljazeera.com/news/2020/05/bolivia-health-minister-held-ventilator-corruption-200521102229349.html&gt;

MOLINA, Fernando. Ministro da Saúde da Bolívia é preso por compra superfaturada de respiradores. El País, 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-05-20/ministro-da-saude-da-bolivia-e-preso-por-compra-superfaturada-de-respiradores.html&gt;.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.