Presidente do Malawi denuncia “golpe de Estado judicial”
Data: 30/05/2020
O presidente Peter Mutharika criticou a decisão unânime de anular a reeleição pelo Supremo Tribunal do Estado, advento inédito desde a independência. Além da acusação presidencial de que os juristas ignoraram a lei, Peter ressaltou, novamente, que a eleição foi legítima e democrática, assim como declarou que o Malawi se tornara motivo de risadas internacionais. Ainda, o Supremo Tribunal decretou que uma nova eleição presidencial poderá ocorrer, segundo a sugestão da comissão eleitoral, no dia 23/06.
Fonte: Deutsche Welle
ONU lança apelo de 68 milhões de dólares para apoio rápido a Moçambique
Data: 04/06/2020
As Nações Unidas lançaram nesta quinta-feira (04/06) um apelo aos parceiros internacionais para angariar 68 milhões de dólares para fornecer apoio urgente a Moçambique, que sofre não só com as consequências da pandemia, mas também com um conflito armado ao norte e com estragos provocados pelos ciclones Kenneth e Idai, em 2019. Os recursos seriam alocados, principalmente, no setor de saúde, segurança alimentar e saneamento básico, estimando abranger cerca de 3 milhões de indivíduos em situação de pobreza, deficientes, pessoas com HIV, idosos, população deslocada e comunidades em situação de risco. Este plano foi apresentado no mesmo dia em que foi lançado outro apelo para apoio a deslocados pela violência armada em Cabo Delgado no valor em 35,5 milhões de dólares, o que totaliza um pedido de 103,6 milhões de dólares para Moçambique.
Fonte: Notícias ao Minuto
Guerrilheiros da Renamo entregam armas no centro de Moçambique.
Data: 05/06/2020
Como medida de prevenção contra o coronavírus, a desmobilização da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) está sendo feita por fases. A primeira fase foi no dia 04/06, com vinte guerrilheiros entregando armas e sendo reintegrados na sociedade. A segunda fase foi no dia seguinte (05/06), com mais 18 guerrilheiros sendo reintegrados e entregando armamentos. Em março deste ano, o presidente da Renamo, Ossufo Momade, havia dito que o desarmamento vai abranger 5.000 guerrilheiros e ia ser em breve, mas houve contratempos por causa da instauração do estado de emergência no país, devido ao COVID-19.
Fonte: África 21 Digital
Angola vai presidir a Comissão Econômica da Comunidade dos Estados as África Central (CEEAC)
Data: 05/06/2020
De acordo com nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores de Angola, o país irá presidir, nos próximos cinco anos, a Comissão Econômica da Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC). Isso foi decidido na nona sessão extraordinária do Conselho de Ministros, realizada por videoconferência, onde a proposta angolana foi aprovada por todos os membros. Entre outras questões, discutiu-se a situação política e de segurança na República Centro-Africana, a possibilidade de um Projeto Regional contra a Pandemia da COVID-19 e planos orçamentários da organização.
Fonte: Observador
Escolas de Botsuana reabrem em meio a preocupações sobre seu preparo
Data: 05/06/2020
As instituições de ensino públicas do país retornaram ao regime letivo presencial, contudo, o Secretário Geral da Federação de Sindicatos do Setor Público apontou que aproximadamente 60% das escolas não estavam cumprindo os critérios de segurança. Para melhorar a situação, o governo vem tomando iniciativas como construção de mais banheiros e instalação de lavabos.
Fonte: VOA
África do Sul prepara “sexta-feira negra” em resposta ao racismo
Data: 05/06/2020
De acordo com uma declaração do Congresso Nacional Africano (ANC), o Presidente Cyril Ramaphosa irá oficializar o lançamento de uma campanha contra o racismo no país, em solidariedade à morte de George Floyd e os protestos antirracistas que se iniciaram nos Estados Unidos. A campanha traz orientações para as pessoas usarem preto às sextas-feiras, pretendendo chamar a atenção para as “mortes de cidadãos às mãos das forças de segurança” que ocorrem também na África do Sul.
Fonte: Notícias ao Minuto