Clipping África Ocidental #80

Tribunal Penal Internacional – Costa do Marfim: Laurent Gbagbo e Charles Blé Goudé “quase em liberdade”.

 29/05/2020. Por Ana Carolina Oliveira Costa.

O ex ministro da juventude, Laurent Gbagbo e o ex chefe da milícia dos jovens patriotas da Costa do Marfim, Charles Blé Goudé, ficaram detidos por mais de sete anos, pelos crimes contra a humanidade cometidos durante a violência pós eleitoral da Costa do Marfim, entre 2010 e 2011, que deixou mais de 3.000 mortos em apenas 5 meses. Em 2019 o ex-ministro e o ex-chefe da milícia foram absolvidos, porém a procuradoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) apresentou restrições para a soltura, ambos devem permanecer em algum país membro do TPI que se dispusesse a recebê-los enquanto aguardam o julgamento.

Os dois estão impedidos de se pronunciar publicamente sobre o processo de recurso que continua no TPI, que estava com audiências marcada para o dia 10 e 12 de junho, mas podem ser adiadas devido a crise de Covid-19. Gbagbo e Goudé devem se apresentar sempre que os juízes os convocarem as audiências, das quais o desfecho pode demorar vários meses.

Fonte: RFI. Leia mais em: http://www.rfi.fr/pt/%C3%A1frica/20200529-tpi-laurent-gbagbo-ex-presidente-da-costa-do-marfim-pode-sair-da-b%C3%A9lgica-sob-condi%C3%A7%C3%B5es

Mauritânia: a arte na luta contra o coronavírus.

12/05/2020. Por Ana Carolina Oliveira Costa.

O primeiro caso de coronavírus surgiu na Mauritânia no dia 14 de março, e até então evoluiu para oito casos e um óbito. O país vem conseguindo conter a propagação do vírus devido ao fechamento de suas fronteiras e medidas de distanciamento social.

A artista Isabel Fideiro, dona de de uma galeria de arte em Nouakchott, considerada um pólo da cultura na capital, está apresentando uma forma peculiar de confinamento. Ela lançou uma campanha online através do Facebook onde produz uma série denominada “As aventuras de Saboun no Reino do Corona”, que visa ensinar a população de maneira lúdica como se prevenir do vírus com atos de higiene. Além disso, a artista trabalhou em conjunto com outras associações a fim de costurar máscaras de proteção que pudessem ser acessíveis à toda a população.

O sabão amarelo da Mauritânia é o “herói” da série criada por Isabel Fiadeiro. 

Fonte: RFI. Leia mais em: http://www.rfi.fr/pt/%C3%A1frica/20200512-maurit%C3%A2nia-a-arte-ao-servi%C3%A7o-da-luta-contra-o-coronav%C3%ADrus

Guiné-Bissau: Presidente Sissoco Embaló considera bandidos alguns membros do STJ.

03/06/2020. Por Ana Carolina Oliveira Costa.

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, após voltar da França na terça-feira (02/06), onde estava em tratamento médico, se pronunciou fazendo ataques ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O presidente afirmou que há corrupção no STJ e que alguns juízes lá presentes estão se tornando muito politizados e que isso deve acabar, dizendo também que quem deseja fazer  política que se filie a um partido. Embaló também avisou aos jornalistas que se caso o impasse entre os partidos ali representados não cessassem ele pode vim a dissolver o parlamento, e que o presidente parlamentar tem até o dia 18 de junho para conseguir que os seis partidos ali presente se entendam, evitando o fechamento de tal órgão.

Fonte: RFI. Leia mais em: http://www.rfi.fr/pt/guin%C3%A9-bissau/20200603-guin%C3%A9-bissau-presidente-sissoco-embal%C3%B3-acusa-de-bandidos-membros-do-supremo-tribunal  

Autoridades políticas da Guiné-Bissau estendem estado de emergência, mas retomam atividades.

26/05/2020. Por Ana Carolina Oliveira Costa.

Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné Bissau, demonstra desejo em retomar as atividades econômicas no país a fim de evitar um colapso econômico. O governo já publicou o decreto que regulariza o fim do confinamento, permitindo também que as fronteiras sejam novamente abertas, porém, será necessário apresentar o certificado com teste negativo do Covid-19. A circulação pública só poderá acontecer entre 7:00 e 18:00 horas, serão restritas viagens internas, e quem é de Bissau não poderá viajar para o interior e vice-versa. Transportes públicos na capital terão lotação reduzida e as vendas ambulantes serão permitidas com restrições, como o uso obrigatório de máscaras.

Fonte: RFI. Leia mais em: http://www.rfi.fr/pt/guin%C3%A9-bissau/20200526-autoridades-pol%C3%ADticas-da-guin%C3%A9-bissau-estendem-estado-de-emerg%C3%AAncia-mas-aligeiram-restri%C3%A7%C3%B5es


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.