Clipping Grandes Lagos #58

daspic
Foto: PHOTO | STATE HOUSE via The Citizen

Magufuli despede DAS em função pública

 29/06/2020

O presidente John Magufuli da Tanzânia demitiu o secretário administrativo do distrito de Kisaware (DAS), que teria sido anético na inauguração de um projeto de água de 10,6 bilhões de xelins tanzanianos em Kibamba, no distrito de Kisaware. Magufuli nomeou Mwanana Msumi que possui mestrado em administração pública, para substituir o Sr. Mtela Mwampamba. A escolha de Msumi veio a partir da indicação do comissário regional da Costa Everist Ndikilo, que recebeu o pedido do presidente para propor o nome de uma pessoa que se encaixa na posição. O presidente também advertiu dizendo que “não há necessidade de esperar para tomar medidas contra aqueles que se comportam mal. Eu o avisei no passado, mas sem sucesso. E, como uma das minhas responsabilidades é supervisionar a ética e a disciplina no serviço público, temos que acabar com isso imediatamente de uma vez por todas.”

Fonte: The Citizen

O orçamento da cidade de Kigali cai 19% em meio ao Covid-19

30/06/2020

A comissão encarregada do planejamento e desenvolvimento econômico declarou que o
orçamento de 2020-2021 de 100 bilhões de francos ruandeses tem uma queda de 19%, contra o de 2019-2020 de 124 bilhões. De acordo com o chefe da comissão encarregada do planejamento econômico, Antônio Mutsinzi, o orçamento diminuiu por causa que alguns fundos não foram cobertos pelos atores contribuintes no ano fiscal anterior, e que também o orçamento não foi implementado, pois apenas 76% foram executados. A cidade espera um empréstimo do Banco Mundial de 12 bilhões, para elevar o orçamento 2020-2021. A educação é tomada como prioridade nos gastos do orçamento, sendo ao todo gastos 25,1 bilhões no avanço da educação, como a construção de 1634 salas, banheiros, e também recursos para que reduzam a superlotação nas escolas. A infraestrutura de saúde e transporte, proteção social e boa governança também entram como prioridade no orçamento.

Fonte: The New Times

 

Ruanda deve repatriar cidadãos presos na Índia

26/06/2020

130 ruandeses estão presos na Índia desde que houve o fechamento de viagens internacionais, um acordo foi feito com a companhia aérea RwandAir para repatriar os
cidadãos, com a precisão de que ocorra no início de julho. Jacqueline Mukangira, Alto Comissariado da Ruanda na Índia, fez um pedido ao Ministério Externo da Índia para autorizar Ruanda a repatriar seus cidadãos. Devem ser repatriados cerca de 100 ruandeses, sendo muitos deles estudantes e pacientes que foram fazer tratamento. Em abril o governo finalizou um acordo com RwandAir para repatriar os ruandeses do exterior.

Fonte: New Times

 

Tanzânia pede alívio da dívida para países em desenvolvimento

27/06/2020

A Tanzânia reiterou o seu apelo às instituições financeiras internacionais e aos Estados
membros da Commonwealth para que haja o alívio da dívida dos países em desenvolvimento, que irá ajudar esses países a fortalecerem suas posições financeiras na mitigação dos efeitos da Covid-19 no continente. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da África Oriental, Professor Palamagamba Kabudi disse que se as sugestões fossem aprovadas, os países também seriam capazes de fabricar seus próprios medicamentos para estar prontos para superar outras tragédias. Também foi discutido na reunião melhoria dos sistemas de saúde e para os serviços serem emitidos a baixo custo para darem resultados. O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um alívio da dívida de US $ 14,3 milhões por 4 meses para a Tanzânia, que irá depois aumentar potencialmente para US $ 25,7 milhões nos próximos 23 meses, para ajudar na liberação de recursos nas necessidades de saúde pública e outros gastos emergenciais.

Fonte: Daily News

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.