Clipping África Austral #47

Denúncia de repressão às manifestações e violência policial no Zimbábue

Data: 17/08/2020

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, o Team Pachedua, uma rede de cidadãos zimbabuanos que lutam por liberdade e justiça no país, postaram em seu Twitter (@PacheduZW) um vídeo da Catholic Lawyers Guild (Associação de Advogados Católicos, tradução livre), denunciando a violência institucional e policial durante manifestações contra o governo. A Associação já havia denunciado a repressão às recentes manifestações contra a corrupção e crise sócio-econômica no país, e, na denúncia desta semana, além de apontarem a violação de direitos fundamentais, exigiram o respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito, e o estabelecimento da paz no Zimbábue.

Fonte: África News

Angola junta-se a campanha “Salvando Vidas” em África

Data: 19/08/2020

Ministros da Saúde e Transporte da Comissão da União Africana reuniram-se em reunião virtual na última terça feira (dia 19), com objetivo de analisar a nova campanha intitulada “Salvando Vidas, Economias e Meios de Subsistência”. Buscou-se obter resultados sobre as questões que envolvem fronteiras (mar, ar e terra), com a inclusão da conectividade global por meio de corredores regionais, marítimos, transporte logístico e recuperação do setor de transporte aéreo, mobilidade urbana e meio de subsistência em economias rurais. Vários ministros recomendaram que houvesse melhoria na vigilância de dados do Covid-19 devido ao aumento de casos no continente africano, dado o exemplo de Angola, que registrou até o início da semana mais de 1.900 casos e está em situação de calamidade pública.

Fonte: Angola Press

União Africana lança ‘Iniciativa África’ para conter pandemia no continente

Data: 20/08/2020

A União Africana lançou uma iniciativa de reabertura econômica e de trafego de pessoas entre os países da região. Essa iniciativa tem como propósito a retomada econômica, o turismo, as viagens, a abertura de escolas, entre outros, de forma de proteger essas esferas sociais dos efeitos da pandemia do Covid-19. No entanto, a vigilância dos números de casos continua, com a testagem de pessoas que entraram em contatos com infectados, alunos e nas comunidades.

Fonte: África 21 Digital

Novo surto de ébola faz 43 mortos na República Democrática do Congo desde junho, segundo Organização Mundial da Saúde

Data: 21/08/2020

Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde a descoberta de novos casos de ebola no noroeste da República Democrática do Congo, no início de junho deste ano, cerca de 43 pessoas morreram e 100 podem ter sido contagiadas pela doença. Como alertado pela diretora da OMS em África, Matshidiso Moeti, o vírus se propagou em um ambiente que necessita de intervenções, onde o covid-19 tem ocupado recursos e atenção, tornando complicado solucionar um aumento nas operações de combate.

Fonte: Angola Press



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.