VENEZUELA
Guaidó pede ajuda a Davos para conseguir uma “segunda independência” de Venezuela
Há 6 anos Venezuela passa por uma crise sanitária que veio a se agravar devido à pandemia da COVID-19. Para além disso, existe uma instabilidade política muito grande dentro do país, uma vez que o atual presidente Nicolás Maduro enfrenta vários ataques por parte de Juan Guaidó, presidente interino reconhecido desde 2019 por diversos países. É importante aduzir que Maduro tem o apoio do exército, embora venha perdendo respaldo dos partidos de esquerda. Enquanto isso, Guaidó tem apelado por maiores restrições e sanções por parte da União Europeia ao governo Maduro impedir a continuidade desse governo que, de acordo com Guaidó, representa uma tragédia sem precedentes.
Fonte:https://elpais.com/internacional/2020/01/23/actualidad/1579777860_904453.html
Data: 28/08/2020. Por Gustavo Parreiras
GUIANA FRANCESA
Após três adiamentos, o foguete Ariane finalmente decola
No dia 15 de agosto em Kourou, município do departamento ultramarino francês da Guiana, o foguete mais eficiente já lançado, Ariane 5, decolou. Como parte da missão que deveria durar aproximadamente 48 minutos, foram carregados dois satélites de telecomunicação para as operadoras Interlsat e B-SAT, e um veículo de manutenção de satélite – que é o primeiro lançado, segundo o Arianespace. O lançamento do foguete foi adiado três vezes, sendo que dois deles foram por problemas técnicos, e o outro por questões meteorológicas.
Data: 28/08/2020. Por Samara Pires
GUIANA
Guiana confirma vitória de candidato da oposição 5 meses após eleições
No início desse mês (02 de agosto), após cinco meses de espera desde as eleições gerais, a Guiana finalmente anunciou o novo presidente do país. Essas eleições foram alvo de denúncias de fraude por partidos domésticos e até mesmo por observadores internacionais, o que levou à recontagem dos votos. Assim, mesmo sob protestos do então presidente David Granger, o opositor Irfaan Ali, do Partido Progressista Popular (PPP), foi anunciado como vencedor das eleições. O Ministério de Relações Exteriores do Brasil parabenizou a Guiana pelo processo transitório pacífico e bem-sucedido, assim como Irfaan Ali pela vitória.
Data: 28/08/2020. Por Juliana de Faria Campos
SURINAME
Descontentamento no Suriname com a nomeação de membros da família do presidente e do vice-presidente
O novo governo do Suriname que assumiu o poder recentemente já está gerando descontentamento na população por denúncias de nepotismo. Requisitos como idade mínima e nacionalidade estariam sendo negligenciadas em favor da nomeação de parentes e amigos dos atuais presidente e vice-presidente para cargos de interesse estatal. Vale ressaltar que uma das bandeiras da campanha política do atual presidente surinamês foi exatamente o combate ao nepotismo.
Data: 28/08/2020. Por Kaíza Oliveira