Clipping Golfo da Guiné #01

COVID-19 revela ainda mais a indústria têxtil de Gana

Com o aumento da competição comercial com os produtos falsificados chineses, os produtores de Gana se sentem prejudicados e precisam encontrar novas formas de impedir que a falsificações aumentem.

Durante a crise pandêmica da COVID-19 os problemas gerados pelas falsificações de produtos têxteis se agravaram. Com a queda de vendas, mesmo que se recuperando lentamente, os produtores locais veem suas peças sendo vendidas de forma muito baratas por comerciantes chineses, os consumidores acabam escolhendo o mais barato. O governo de Gana vem considerando novas formas de regulamentação para ajudar esses produtores.

KNOTT, Stacey. COVID-19 Further Unravels Ghana’s Textile Industry. Voa News, Washington, 17 ago. 2020. Disponível em: https://www.voanews.com/africa/covid-19-further-unravels-ghanas-textile-industry. Acesso em: 24 ago. 2020.

Presidente ganês diz que não há nenhuma agenda política ou étnica contra a região do Volta

Data: 27/08/2020

Recentemente o governo do presidente ganês, Nana Akufo-Addo, tem sido acusado de exercer um governo tribalista, uma vez que o mesmo estaria trabalhando em prol de uma limpeza étnica na região do Volta. As acusações vieram após o envio de 163 integrantes das forças militares para a região do Volta, sendo que o presidente afirmou que seu governo não possui nenhuma agenda política ou étnica contra o povo da região, ressalvando o impacto que a proliferação de Fake News tem na imagem pública de sua gestão. Segundo Nana Akufo-Addo, essas acusações viriam de seus adversários políticos, que estariam tentando ganhar vantagens políticas através da manipulação de informações espalhadas pelas redes sociais, isto posto ressaltou a importância do povo ganês de se manter unido.

Fonte: https://www.myjoyonline.com/news/national/there-is-no-political-ethnic-agenda-against-volta-region-akufo-addo/

Banco Africano de Desenvolvimento: nigeriano Akinwumi Adesina é reeleito presidente

27 de agosto de 2020.

Fonte: FratMat

Link da fonte: https://www.fratmat.info/article/207608/%C3%89conomie/banque-africaine-de-developpement–dr-akinwumi-adesina-reelu-president

Nesta quinta-feira (27), o renomado economista nigeriano, Akinwumi Adesina, foi reeleito para o cargo de presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) através da primeira eleição virtual na história do banco. Ex-ministro da Agricultura da Nigéria entre 2010 e 2015, Adesina é reconhecido por ser um dos principais responsáveis na restruturação do BAD, o que contribuiu para a aceleração do desenvolvimento da África nos últimos anos.

Eleito presidente do banco em 2015, pela primeira vez, o economista vem exercendo seu trabalho focado em cinco prioridades de desenvolvimento para o continente, conhecidas como “High 5”. São elas: iluminar a África e fortalecê-la; alimentar a África; industrializar a África; integrar a África; e melhorar a qualidade de vida das populações africanas. A reeleição de Akinwumi, além de apoiada pela grande maioria dos acionistas do banco, é vista como um sinal de prosperidade para o continente africano, uma vez que suas ações já impactaram a vida de 335 milhões de africanos.

Gabão celebra 60 anos de independência, sendo a maior parte deles sob a administração da Família Bongo

Marcado por uma parada Militar em Libreville, no dia 17 de agosto, o Gabão celebrou seus 60 anos de independência da França. Em 1967, Omar Bongo subiu ao poder e desde então o país tem sido administrado pela dinastia Bongo. O atual presidente Ali Bongo – sucessor de seu pai desde 2009 e reeleito em 2016 – aproveitou a comemoração e fez um discurso otimista na televisão sobre sua performance e a união do país. Nos últimos anos, Bongo enfrentou diversos problemas; tais como seu ataque cardíaco em 2018 e a tentativa de golpe de Estado enquanto recebia tratamento no Marrocos.

Da mesma maneira, o principal representante da oposição Jean Ping – ex ministro do exterior gabanês e ex presidente da African Union Commission – se pronunciou sobre o abandono das autoridades em relação ao sistema de saúde durante a pandemia do COVID-19. Ademais, Ping discursou sobre as eleições de 2016, afirmando que obteve mais de 60% dos votos, e também sobre a resistência da oposição em relação a repressão do governo.

fonte: https://allafrica.com/stories/202008171180.html

Costa do Marfim e Gana Criam Corpo Comum para a Coordenação de Políticas de Cacau

Data: 20/08/2020

Os dois países, líderes na produção mundial de cacau, criaram um corpo internacional com o intuito de formalizar um acordo iniciado há três anos, fortalecendo laços e a luta de ambos contra o trabalho infantil.

Fonte: Reuters

Gana Apoia Apelos por um Governo Transitório Liderado por Civis no Mali

Data: 21/08/2020

Em conferência virtual da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental sobre a crise do Mali, a ministra de relações exteriores Botchwey reiterou a consonância entre o governo do Gana em relação aos posicionamentos tomados pela Comunidade, a União Africana e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, seguindo o golpe de estado ocorrido no dia 18 de agosto de 2020.

Fonte: Graphic Online

Gana Entrega a Sede da Zona de Livre Comércio Continental Africano à União Africana; Acordo Comercial Começará em 2021

Data: 24/08/2020

O governo da República do Gana comissionou e entregou a sede da Zona de Livre Comércio à União Africana em Acra. Em julho de 2019 o país foi escolhido para sediar a sede do secretariado, e o primeiro acordo comercial da organização entra em vigor em 2021 devido à efeitos da pandemia. 28 países já ratificaram a participação na Zona dos 54 que apenas assinaram.

Fonte: Logistics Update Africa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.