Burundi quer compensação de Alemanha e Bélgica por crimes coloniais
28/08/20
Burundi exige compensação de 32 bilhões de euros a Alemanha e Bélgica, a fim de reparar as mazelas deixadas pela colonização no país. Tal demanda surgiu a partir da conversa de reparação histórica entre Alemanha e Namíbia e inspirou a Tanzânia a pressionar a Alemanha a oferecer uma compensação histórica pelos crimes de guerra ocorridos no país durante o período colonial. Ainda, a Tanzânia reivindica a devolução de obras de arte e bens roubados, incluindo um fóssil de dinossauro que atualmente está em exibição do museu de história natural de Berlim.
Fonte: Deutche Welle
Congo declara fim da epidemia de Sarampo que matou 7000 crianças em 25 meses
16/08/2020
No dia 16 de Agosto de 2020, o Ministro da Saúde da RD do Congo declarou o fim da epidemia de Sarampo, que matou mais de 7000 crianças no país, e reiterou que as autoridades irão prosseguir com a vacinação para prevenir o ressurgimento de casos. Os primeiros casos da doença foram notificados em julho de 2018 e até janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde contabilizou 335.413 casos e 6.362 mortes. O Congo também enfrenta a COVID-19, tendo aproximadamente 10.000 casos e 251 mortes até o momento, além do ressurgimento do Ébola, que já tomou 43 vidas neste ano.
Fonte: Diário de Notícias
Ativista que inspirou filme ‘Hotel Ruanda’ é preso por acusação de terrorismo
31/08/2020
Paul Rusesabagina, ex-gerente do Hotel des Mille Collines em Kigali – considerado por muitos um herói nacional de Ruanda por salvar mais de mil vidas abrigando-as no hotel durante o genocídio de 1994 – foi preso em Kigali no dia 31/08 com ajuda de cooperação internacional. Segundo o porta-voz da polícia ruandesa, ele foi preso por ser “suspeito de ter financiado e criado grupos terroristas operando na região dos Grandes Lagos”. Os investigadores, ainda, o acusam de ter orquestrado incêndios, sequestros e assassinatos em junho e dezembro de 2018 em Ruanda. Rusesabagina estava exilado na Bélgica por ser um forte crítico das ações antidemocráticas do líder ruandês Paul Kagame, tendo fundado no exílio o Movimento Ruandês para a Mudança Democrática (MRCD), que é considerado pelo governo, juntamente do seu braço armado, a Frente de Libertação Nacional (FLN), como grupos extremistas.
Fonte: G1

Eleições na Tanzânia: Oposição reporta grandes interferências nas candidaturas
26/08/2020
A notícia em questão relata uma série de irregularidades no processo eleitoral da Tanzânia ao longo dessa semana, de modo que muitos candidatos à presidência da oposição tiveram sua nomeação negada por conta de tecnicalidades irrisórias, enquanto a nomeação do presidente em exercício, John Magufuli (CCM), foi aprovada dentro de alguns minutos. Outros candidatos, ainda, foram impedidos de enviar sua nomeação para a disputa, tendo sido presos pela polícia acusados por crimes inafiançáveis, atacados nas ruas e até mesmo tendo seus papéis de submissão roubados. A submissão de candidatos à presidência se encerrou no dia 25/08 e a Comissão Nacional Eleitoral está sendo fortemente criticada pelo principal partido da oposição, CHADEMA, que teme que as eleições presidenciais marcadas para o final do ano sejam cerceadas tais quais as eleições parlamentares no ano passado, em que apenas 6% das nomeações dos candidatos do partido foram aceitas.
Fonte: African Argument