Clipping África Ocidental #84

Aplicativo desenvolvido por serra-leonense ajuda a combater o vírus da Covid-19.

Uma imagem contendo screenshot

Descrição gerada automaticamente

“Health Outbreak Manager” (HOM), é um app criado por Evelyn Lewis entre abril e junho de 2020, considerado um upgrade do “Ebola Operating System” (EOS), que foi desenvolvido durante o surto de Ebola no país em 2014-2015. O app para o Ebola foi muito útil durante o surto da doença, que, segundo Steve Gaojia, diretor de operações do governo de Serra Leoa para a resposta ao ebola, o app EOS colaborou com coletas e armazenamento de dados para análises que  ajudaram a tomar decisões. 

Segundo Lewis, o app HOM pode monitorar e gerenciar o status de um surto e conter a propagação com estratégias de mitigação adequadas. Usando ondas curtas, Bluetooth e comunicação GPS, a app localiza indivíduos que estiveram em contato com uma pessoa infectada. A tecnologia do app permite que um servidor SBTS recupere e armazene números de telefone criptografados de todos que possam ter entrado em contato com o paciente em um determinado raio e período de tempo. Os donos dos números de telefone identificados, recebem automaticamente mensagens de texto informando-os de que podem ter encontrado uma pessoa positiva para coronavírus, e que devem fazer o teste imediatamente. 

 Mariana Mendes Azevedo Reis. 25/09/2020

Fonte: https://allafrica.com/stories/202008260012.html 

Serra Leoa comemora a erradicação da Pólio na África.

Administering a polio vaccine in the Democratic Republic of Congo in 2010.

A poliomielite é uma doença viral altamente debilitante que afeta os nervos e pode paralisar suas vítimas para o resto da vida, levando até mesmo à morte. Ela é transmitida pela água e alimentos contaminados ou em contato com uma pessoa infectada, sendo a vacinação o meio mais seguro de prevenção contra a doença.

Em 1988, foi criada a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, que foi liderada por Governos, pela OMS, pelo Rotary International, entre outros. Esse ano, após décadas combatendo o vírus no continente africano, Serra Leoa finalmente comemora a erradicação da doença na África. Celebrando no último fim de semana essa conquista, uma vez que o continente é agora, certificado pela Organização Mundial de Saúde como livre do vírus selvagem da poliomielite.

Serra Leoa relatou seu último caso de pólio selvagem confirmado em 2010, sendo essa a terceira doença erradicada no país, depois da varíola e da bouba. O governo de Serra Leoa tem se comprometido fortemente, com um sistema de vigilâncias de doenças capaz de responder a qualquer surto e erradicar doenças tropicais negligenciadas. 

Mariana Mendes Azevedo Reis. 01/09/2020

Governo militar no Mali inicia negociações para retorno do governo civil.

Os militares que implantaram o golpe contra o ex-presidente Ibrahim Boubacar Keita, preso em 18 de agosto por corrupção no Mali, iniciam as negociações para a prometida transição a um governo civil no país, devido a pressão externa de países vizinhos receosos de que a crise se espalhe para o Sahel. O ex-presidente, exerceu sua função durante sete anos, e nas últimas semanas sofreu diversos protestos da oposição, contra a corrupção do governo, que levaram ao golpe militar. Além da pressão dos países vizinhos, o bloqueio regional da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) também influencia no processo de retirada dos militares do poder. Ainda não foi definida uma data para a transição governamental.

Silvia Castro. Fonte: Africa News, 05/09/20

Mali sofre crise de segurança e ex-presidente deixa a capital após sofrer pequeno derrame.

Mais de duas semanas após seu afastamento da presidência por um golpe militar, Ibrahim Boubacar Keita é levado à um hospital particular nos Emirados Árabes, após sofrer um pequeno derrame. Mali se encontra em uma crise de segurança, econômica e institucional após meses de protesto contra o governo do ex-presidente. Como consequência da crise de segurança, dois soldados franceses em uma operação anti-insurgente foram mortos e um gravemente ferido, por conta de explosivos na região norte de Mali.

Silvia Castro. Fonte: Africa News, 06/09/20.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.