Clipping Cone Sul #44

‘Tive que torturar e torturei’: militar reformado admite crimes durante ditadura no Uruguai

28/08/2020

Os tribunais da verdade tem possibilitado a abertura gradual das investigação dos crimes praticados durante a ditadura militar na América Latina. O tribunal militar uruguaio publicou no fim do mês de agosto, documentos que relatam atos de tortura aos opositores do governo na década de 70. Foi revelado a realização de voos clandestinos da Argentina ao Uruguai com militantes uruguaios da esquerda presos na Argentina. Parte desses manifestantes permanecem desaparecidos até hoje. Um dos militares, que se encontrava detido, alegou que não se arrepende dos atos que cometera. Este tribunal, no entanto, aconteceu em 2006.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/28/tive-que-torturar-e-torturei-militar-reformado-admite-crimes-durante-ditadura-no-uruguai.ghtml

Chile adapta jornada eleitoral para realizar um plebiscito livre de coronavírus

04/09/2020.

Está agendado para o dia 25 de outubro de 2020 um plebiscito histórico para a democracia chilena. Esse plebiscito determinará a criação, ou não, de uma nova constituição para o país que substituiria aquela deixada pela ditadura militar de Augusto Pinochet, uma forte demanda da população nos protestos que acontecem desde outubro de 2019. Em razão da pandemia, para a realização dessas votações, o Serviço Eleitoral do Chile publicou uma série de medidas sanitárias para garantir a segurança de toda a população nesse momento histórico do país. Algumas dessas providências tomadas são: a extensão do período de votação, a obrigatoriedade de máscaras e o impedimento de que pessoas infectadas com a COVID-19 votem.

Fonte: https://istoe.com.br/chile-adapta-a-jornada-eleitoral-para-realizar-un-plebiscito-livre-de-coronavirus/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.