Golfo da Guiné #4

Estupro é declarado como emergência nacional na Libéria

Além de declarar o “estupro” como emergência nacional, o presidente George Weah ordenou novas medidas para lidar com o crescimento recente de casos no Estado africano. A declaração foi feita após a realização de protestos de milhares de liberianos, na capital Monrovia, devido das taxas elevadas de abuso sexual registradas no país. Um relatório da ONU de 2016 mostrou que dos mais de 803 casos registados no país, no ano anterior, apenas 2% foram a julgamento. Embora seja possível notar a exista da influência do legado da impunidade deixado pela guerra civil (1989 – 2003), o problema é antigo e os incidentes aumentaram de maneira abrupta este ano. “Testemunhamos uma epidemia de estupros enquanto vivemos uma pandemia, afetando principalmente as crianças e garotas jovens deste país” (tradução livre da fala do Presidente).

Link para notícia original: https://newsaf.cgtn.com/news/2020-09-13/Rape-declared-national-emergency-in-Lib eria-TLdGbElJT2/index.html Artigo adicional com mais detalhes: https://www.globalcitizen.org/en/content/liberia-declares-rape-national-emergency/

Mais de 50 prisioneiros morreram de fome no Congo

A Organização das Nações Unidas e autoridades locais afirmaram que a insuficiência de recursos do governo foi a razão pela qual 52 prisioneiros morreram de fome, na cidade de Burnia. Estima-se que o sistema prisional da República do Congo opera 500% acima de sua capacidade. Embora o presidente Felix Tshisekdei tenha assegurado que não haveria escassez de remédios e alimentos, desde janeiro os administradores das prisões tem comprado seus suprimentos básicos no crédito. É importante destacar que o problema da subnutrição é comum visto que as porções de comida são distribuídas baseadas na capacidade nominal das prisões e não de acordo com sua população real.

link para acesso da notícia completa: https://www.reuters.com/article/us-congo-prison/more-than-50-prisoners-starve-to-de ath-in-east-congo-prison-idUSKBN2662CM?rpc=401&

Crime organizado ameaça a sustentabilidade do oceano global  

Segundo um novo relatório do Painel de Alto Nível para Economia Oceânica Sustentável, as ameaças do crime organizado estão aumentando nas comunidades marítimas e pesqueiras globais, que são responsáveis por fornecer 17% de alimentos ricos em proteína para famílias de todo o mundo. Publicado em agosto deste ano, o documento alerta para a região do Golfo da Guiné, onde a pesca ilegal em grande escala é estimada em 40/65% das capturas relatadas. Além disso, combinando o custo econômico anual da pesca ilegal em grande escala para outras regiões do continente africano, como Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa, estima-se que o lucro do crime organizado alcança 2,3 bilhões de dólares.

Neste sentido, a publicação reitera que o crime organizado marítimo ameaça a economia oceânica sustentável, uma vez que esta requer o equilíbrio do uso do espaço oceânico e seus recursos, bem como a capacidade de sustentação de longo prazo dos ecossistemas oceânicos. Portanto, tal necessidade se torna comprometida, visto que o crime organizado, na forma de sobrepesca em grande escala, reduz radicalmente os estoques de peixes comercialmente exploráveis.

Fonte: Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP)

Link da fonte: https://www.occrp.org/en/daily/13026-organized-crime-threatens-global-ocean-sustainability

Costa do Marfim está apreensiva com a aproximação das eleições de outubro

08/09/2020

As tensões estão aumentando na Costa do Marfim devido às eleições presidenciais em outubro. O país tem dificuldades em conseguir enfrentar uma transição de poder de forma pacífica e democrática e agora que o atual presidente Alassane Ouattara anunciou que iria se candidatar e concorrer ao seu terceiro mandato, os temores de uma nova crise, como já ocorreu em 2002 e 2011, começaram a se intensificar. A oposição não ficou nada contente com a atitude do presidente, comparando a decisão a um golpe, que levaria o país novamente às mesmas turbulências do passado. Há muitas incertezas quanto à pacificidade dessas eleições e outra grande incógnita é como o atual governo está se preparando para lidar com a possível crise iminente. 

Fonte: https://www.aljazeera.com/news/2020/09/ivory-coast-edge-high-stakes-election-looms-200908081552276.html

Child Protection Digital Forensic Lab Opens

Um laboratório forense digital especial foi projetado para prevenir e procurar responder os atos de abuso, exploração e violência  contra crianças no ambiente virtual. Foi inaugurado em na capital Accra, no Gana, o laboratório é uma cooperação conjunta entre a UNICEF Gana e o Serviço de Polícia do país. É esperado que os relatórios desenvolvidos, fortaleça a confiabilidade e integridade das investigações policiais de abuso online contra crianças. Sendo por meio das aquisições, análises e apresentações de evidências eletrônicas dos dispositivos digitais e da Internet. Espera-se também que o projeto sirva como um auxílio direto a polícia de Gana, para detectar e investigar as causas do tráfico e sequestro nos casos em que dispositivos digitais foram usados ​​e, principalmente, causar a remoção de imagens de abuso sexual infantil de sites online.

A Representante da UNICEF no país, Anne-Claire Dufay, disse ainda que além de fornecer equipamentos e ferramentas modernos, a UNICEF possui um papel fundamental, pois está fortalecendo as habilidades dos policiais para detectar e investigar casos, usando novas técnicas e evidências de dispositivos digitais e internet. Ela ainda afirmou que “Esta iniciativa promete ser uma virada de jogo na proteção de crianças contra atos perniciosos de abuso, exploração e violência online”. Por sua vez, Dufay ainda encorajou o Estado de Gana ratificar o Protocolo Opcional da Convenção sobre os Direitos da criança sobre tráfico, venda de crianças e pornografia infantil. O representante do governo Ambrose Dery elogiou e apelou a população para que juntos possam colaborar com serviço policial para que as crianças possam estar seguras no ambiente virtual. Ele ainda afirmou que por consequência da iminência global do COVID -19, grande parte das crianças estão recorrendo ao virtual para estudar e estão sendo expostas a abusos online constantemente, por isso isso mesmo que a inauguração do laboratória é bastante oportuna. Ele disse que o laboratório é o primeiro de seu tipo nas sub-regiões da África Ocidental e Central, e irá conectar o Serviço de Polícia de Gana com o Banco de Dados de Exploração Sexual Infantil Internacional da Interpol.

Link : https://dailyguidenetwork.com/child-protection-digital-forensic-lab-opens/

Côte d’Ivoire: a investidura de Alassane Ouattara para concorrer a um terceiro mandato gera violência no país

O candidato presidencial liderou uma demonstração de força em Abidjan no sábado, elogiando seu histórico e acusando a oposição de fomentar a violência que assola o país. Aproveitando o que se pensava ser uma demonstração de força, o Chefe do Estado, que saudou os resultados dos seus dois primeiros mandatos, procurou sobretudo responder às inúmeras questões suscitadas pela sua candidatura. Desde o anúncio, quinta-feira, 6 de agosto, o país registrou violência e tensões.

Link:https://www.lemonde.fr/afrique/article/2020/08/22/cote-d-ivoire-le-discours-va-t-en-guerre-d-alassane-ouattara-investi-pour-briguer-un-troisieme-mandat_6049670_3212.html

Food Security Threatened As Floods Destroy Farms

Nigeria’s Buhari denies aide contracted virus

O gabinete do presidente nigeriano Muhammadu Buhari rejeitou uma reportagem da mídia que indicava que um de seus assessores havia testado positivo para Covid-19. A presidência disse que todos os assessores são rotineiramente testados para o coronavírus e o funcionário nomeado sempre retornou um teste negativo.

“O público em geral é aconselhado a ignorar tais histórias que têm como objetivo enganar o povo e criar ansiedade desnecessária sobre a segurança do presidente”, disse um porta-voz do presidente.

Link:ghanaweb.com/GhanaHomePage/africa/Nigeria-s-Buhari-denies-aide-contracted-virus-1050061

2020 election is between an armed robber and a thief – Steve Manteaw

Em 7 de dezembro de 2020, os ganenses irão às urnas para eleger um presidente que governará o país pelos próximos 4 anos, bem como elegerá membros do Parlamento. O Diretor Executivo do Centro de Desenvolvimento Social Integrado (ISODEC), Dr. Steve Manteaw afirmou que os dois principais partidos políticos do país, o Congresso Nacional Democrático (NDC) e o Novo Partido Patriótico (NPP) são ladrões que enriquecem com recursos do Estado quando votados no poder. Ele afirmou que votar nas próximas eleições de dezembro é como escolher entre um assaltante armado e um ladrão.

Link:https://www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/politics/2020-election-is-between-an-armed-robber-and-a-thief-Steve-Manteaw-1049731

Os Estados Unidos baniram a entrada do diretor de passaporte liberiano mediante acusações de corrupção. 

O diretor de passaporte liberiano Andrew Wonplo foi indiciado em agosto de 2019 após ser acusado de praticar corrupção, sendo que o mesmo estaria vendendo passaportes liberianos para estrangeiros. Graças a acusação e as evidências coletadas em agosto de 2019 Wonplo foi detido sob os crimes de sabotagem econômica, roubo de propriedade e conspiração criminosa, porém, em julho de 2020 foi solto e absolvido de todas as acusações. Apesar de ter sido inocentado o secretário de estado americano Michael R. Pompeo, lançou uma nota onde dizia que o Sr. Wonplo e sua família não poderão entrar mais nos Estados Unidos citando também a lei em que se baseou para tomar tal decisão. 

Fonte: https://frontpageafricaonline.com/front-slider/liberia-us-state-department-bans-entry-of-passport-director-involved-in-significant-corruption/ 

Gana reage com fúria nas redes sociais à nomeação de um chinês como “Nkosuohene” ou “chefe”

Sun Qiang um homem chinês foi nomeado chefe de desenvolvimento na cidade de Kwahu Abetifi, em Gana, o que gerou uma certa polêmica nas redes sociais do país.Esse título só é dado a pessoas que não fazem parte da realeza de Gana e que tenham se esforçado para gerar impactos sociais positivamente.

Parte da polêmica, além de não ter agraciado um homem ganês e não foi dado a um homem negros foi que saíram fotos de Qiang sendo carregado por ganeses

Fonte: https://www.plataformamedia.com/2020/09/09/gana-reage-com-furia-nas-redes-sociais-a-nomeacao-de-um-chines-como-nkosuohene-ou-chefe/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.