Pantanal sofre a maior devastação de sua história enquanto voluntários lutam para salvar os animais
12/09/2020
O Pantanal está passando por incêndios multifocais que vem destruindo a biodiversidade do local. Considerada a maior devastação do bioma pelo Inpe, os incêndios, que ocorrem pelo solo, destrói a flora do pantanal, favorecendo a extinção de animais silvestres, além de comprometer a vida aquática do Rio Paraguai, já que os peixes se alimentavam dos frutos da flora local. Apesar do pantanal possuir características do cerrado, sendo em parte resistente a incêndios, outras partes são estritamente alagadas, não conseguindo resistir aos incêndios, podendo significar perdas irreparáveis. O Ministério da Defesa afirma ter mobilizado 400 homens para ajudar no combate ao fogo e assistência aos animais.
Eduardo Nakayama habla de “Estado fallido” por inseguridad y corrupción galopante
10/09/2020
De acordo com Eduardo Nakayama, dirigente liberal e historiador, o Paraguai pode ser lido atualmente como um Estado Falido, tendo em vista a dificuldade do presidente, Mario Abdo, de alcançar a paz dentro de seu território, e da enorme crise que se instaurou no Estado. Além disso, o momento de pandemia global incita ainda mais a crise que o Paraguai vive, juntamente com a corrupção histórica que o Estado se encontra. Tal crise sendo resultado da gestão de Horácio Cartes, que deixou para o atual presidente esta situação de total insegurança dentro do território paraguaio.
Documento global contra fake news ‘apresentava dificuldade’, diz Brasil
13/09/2020
Diante a desinformação pandêmica, 130 países aderem um compromisso de combate a fake news sobre a pandemia do coronavírus. O sistema ONU e trabalhadores da imprensa devem assumir a responsabilidade de transmitir informações corretas sobre o vírus, juntamente com os Estados que devem colaborar e incentivar a imprensa independente e plural que preze pela transparência nas informações. Entretanto, o Brasil não assinou o termo, que, quando questionado, justificou-se pelo termo apresentar pontos de conflito com os interesses nacionais do país. O Brasil ficou de fora do compromisso acompanhado dos países comunistas China, Cuba e Coreia do Norte, além da Rússia e de Filipinas.
Pandemia deve gerar uma nova onda de empreendedorismo no Brasil, diz Eduardo Mufarej
11/09/2020
O brasileiro tem um perfil empreendedor, porém o sistema educacional não incentiva o empreendedorismo no país, e, com isso, os brasileiros tendem a assumir poucos riscos. Com a baixa dos juros e liquidez no mercado internacional, os brasileiros possuem incentivos para empreender já que os fatores citados representam atração de capitais para o país e, assim, possibilidade de financiamentos de empresas e tecnologias. A autoridade da área entrevistada, Eduardo Mufarej, diz que é necessário auxiliar as pequenas empresas que foram as afetadas consideravelmente pela pandemia.