Clipping Norte da América do Sul #63

Guiana

Trotman alerta sobre possível enfraquecimento do país frente caso polêmico na fronteira com a Venezuela

O Ministro de Recursos Naturais da Guiana, Raphael Trotman, aconselhou o governo a não fazer compromissos durante a visita de Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, nos dias 17 e 18 de setembro. Tais possíveis pactos poderiam ser prejudiciais para a Guiana em sua tentativa de estabelecer um acordo acerca dos problemas fronteiriços com a Venezuela na Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Através de um apelo público, o Ministro guianês expôs sua preocupação ao alertar sobre possíveis danos às negociações com a Venezuela e à soberania do país. Visto que, supostamente, as motivações estadunidenses estão voltadas para o crescimento da campanha eleitoral de Trump – no que tange à remoção do regime de Maduro na Venezuela –, a Guiana seria posta em meio a uma crise regional, que prejudicaria seus interesses enquanto Estado.

Fonte: https://www.stabroeknews.com/2020/09/14/news/guyana/trotman-warns-about-undermining-of-venezuela-border-controversy-case/

Data: 14/09/2020. Por Ana Luísa Vaz.

Venezuela

A ONU acusa o governo Maduro de crimes contra a humanidade

A Missão Internacional Independente de Apuração de Fatos mandada para Venezuela pela ONU apresentou um relatório acusando o governo de Nicolás Maduro como responsável por diversos crimes contra os direitos humanos. De acordo com o documento, tais violações recaem sobre a jurisdição do Tribunal Penal Internacional (TPI). É importante aduzir que, desde 2018,  uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) vem apurando os possíveis crimes contra a humanidade que ocorrem na Venezuela.

De acordo com Erika Guevara Rosas, sob o mando de Maduro, as autoridades cometeram diversos crimes, como torturas e execuções extrajudiciais. A missão das Nações Unidas não conseguiu ir até a Venezuela, visto que não houve uma resposta do Governo à solicitação. Além disso, o governo venezuelano estabeleceu várias restrições adicionais, sobretudo devido à pandemia do coronavírus. Como resultado, foram feitas entrevistas remotas com 274 vítimas, testemunhas, ex-funcionários do Estado, entre outros.

Data: 16/09/2020. Por Samara Pires 

Fonte: https://elpais.com/internacional/2020-09-16/la-onu-acusa-al-gobierno-de-maduro-de-crimenes-contra-la-humanidad.html

Guiana Francesa 

Grupo de pesquisadores da Guiana Francesa tem o objetivo de controlar e eliminar a malária  

A partir de diversos estudos, que se iniciaram há quase três anos, foram observadas mais de mil pessoas que tiveram contato com o parasita da malária. A hipótese criada pelos pesquisadores é de que como os seres humanos são os hospedeiros do vírus e o mosquito é apenas um vetor, caso todos os infectados sejam tratados juntos, existiria uma forma de acabar com a doença. Voluntários foram testados e amostras coletadas. Além disso, as pessoas receberam explicações referentes ao parasita e ao tratamento que irão receber. 

Embora a conclusão das pesquisas estejam próximas, alguns fundamentos ainda necessitam ser estudados e analisados com maior profundidade. Contudo, os pesquisadores afirmam que já estão planejados os próximos passos, os quais serão úteis nas pesquisas clínicas e na educação de futuros profissionais de saúde. 

Data: 16/09/2020. Por Beatriz Morais 

Fonte: https://www.franceguyane.fr/actualite/sante/avec-palustop-les-chercheurs-guyanais-visent-a-controler-et-eliminer-le-paludisme-472997.php

Suriname

Suriname recebe visita do ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos 

Pela primeira vez em sua história, o Suriname recebeu a visita de um ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos. Mike Pompeo, o atual ministro da pasta, indicou que esse encontro sinaliza a aproximação de ambos os países e que eles têm discutido o estabelecimento de acordos de cooperação nos mais diversos setores. 

Durante a visita, o governo estadunidense expressou o interesse das empresas dos EUA em fazer negócios no Suriname. Pompeo mencionou ainda que o recém empossado governo surinamês deverá restabelecer os pilares da democracia na sociedade, o que contribuirá para o sucesso dessa parceria. 

Fonte: https://www.telegraaf.nl/nieuws/2006912255/pompeo-effent-weg-voor-amerikaanse-bedrijven-in-suriname

Data: 17/09/2020. Por Kaíza Oliveira 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.