Clipping Norte da América do Sul #64

Suriname

Presidente instala Comissão para revisar Lei da Moeda

A Lei da Moeda, aprovada pela Assembleia Nacional do Suriname em março deste ano, é descrita como ‘controversa’ pelo atual presidente Chan Santokhi, que acredita que algumas partes dessa legislação podem ter efeitos devastadores sobre a população do país. Portanto, no dia 26 de setembro de 2020, o presidente surinamês instalou uma comissão que, nos próximos três meses, irá revisar o conteúdo da lei promulgada em março durante o governo de Dési Bouterse.

Apesar do atual governo ter se posicionado contrário ao conteúdo da Lei da Moeda e à forma pela que foi aprovada, o Presidente Santokhi reconhece que, com a devida revisão realizada pela comissão, essa legislação pode, nas palavras de Santokhi, “servir como uma boa ferramenta de regulação no mercado de câmbio”. 

Fonte: https://www.dbsuriname.com/2020/09/26/president-santokhi-installeert-commissie-valutawet/

Data: 28/09/2020. Por Sofia Oliveira

Guiana Francesa 

Pela primeira vez, um município é isolado na Guiana Francesa devido ao aumento do número de casos de COVID-19

A partir desta quarta-feira (01/10), os habitantes de Camopi e Trois Sauts ficarão isolados por 15 dias. O motivo se deve ao aumento de 200% no número casos de COVID-19 registrados na região em uma semana. Esta é a primeira vez que um prefeito determina o fechamento de uma cidade na Guiana Francesa por tal razão. 

O decreto municipal estabelece que escolas e a prefeitura ficarão fechadas nesse período, bem como a aglomeração e a movimentação nessas localidades estarão proibidas. O fluxo de pessoas na divisa entre essa região da Guiana Francesa e o Brasil também permanece proibido. Espera-se que a situação nesta região melhore nas próximas semanas, caso contrário, o decreto poderá ser prorrogado. 

Fonte: https://www.franceguyane.fr/actualite/sante/face-a-une-recrudescence-du-covid19-camopi-est-reconfinee-pendant-15-jours-473566.php

Data: 01/10/2020. Por Kaíza Oliveira

GUIANA

GUIANA SE TORNARÁ POTÊNCIA DO PETRÓLEO

A Guiana é a nova produtora de petróleo na América do Sul e está no rumo para se tornar uma potência desse ramo, uma vez que já é uma das maiores da região. Atualmente o país está produzindo 100 mil barris de petróleo por dia e possui estimativas de produção de um milhão de barris por dia no futuro. Segundo o secretário executivo da Arpel, Miguel Moyano, a Guiana como um estado produtor de petróleo é interessante e estimulante.

Ademais, de acordo com Moyano, há um potencial para a Guiana, junto com o Suriname, formarem sinergias. Ainda segundo o governo da Guiana, os fundos dos recursos do petróleo irão para o desenvolvimento de infraestruturas e para assegurar à população melhores serviços sociais, como saúde e educação.

Data: 01/10/2020 – Por Samara Pires

Fonte: https://guyanatimesgy.com/guyana-to-become-petroleum-powerhouse-expert/

VENEZUELA

Reino Unido desiste da decisão de enviar toneladas de ouro para o governo de Guaidó

O Banco da Inglaterra e o governo de Maduro estavam em uma disputa judicial para decidirem quem teria permissão de acessar 31 toneladas de ouro, equivalente a aproximadamente 1 bilhão de dólares. Como o Reino Unido reconheceu Guaidó como presidente legítimo, era impossível que esse valor fosse enviado diretamente à administração de Maduro.

No entanto, o Tribunal de Apelações considerou que “é possível reconhecer de iure (de direito) a autoridade de um país enquanto são mantidas as relações de facto (de fato) com aquela que detém realmente o poder” (MIGUEL, 2020). Portanto, embora o Ministro das Relações Exteriores de Sua Majestade, Jeremy Hunt, tenha afirmado considerar Guaidó como o presidente interino da Venezuela, o governo britânico continua mantendo relações diplomáticas com os representantes da administração de Maduro. Portanto, antes de proferir uma sentença definitiva, essa ambiguidade deverá ser sanada pelo Reino Unido.

Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-10-05/justica-britanica-anula-decisao-favoravel-a-guaido-sobre-acesso-ao-ouro-da-venezuela.html

Data: 05/10/2020 – Por Beatriz Morais 



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.