Suriname
Presidente instala Comissão para revisar Lei da Moeda
A Lei da Moeda, aprovada pela Assembleia Nacional do Suriname em março deste ano, é descrita como ‘controversa’ pelo atual presidente Chan Santokhi, que acredita que algumas partes dessa legislação podem ter efeitos devastadores sobre a população do país. Portanto, no dia 26 de setembro de 2020, o presidente surinamês instalou uma comissão que, nos próximos três meses, irá revisar o conteúdo da lei promulgada em março durante o governo de Dési Bouterse.
Apesar do atual governo ter se posicionado contrário ao conteúdo da Lei da Moeda e à forma pela que foi aprovada, o Presidente Santokhi reconhece que, com a devida revisão realizada pela comissão, essa legislação pode, nas palavras de Santokhi, “servir como uma boa ferramenta de regulação no mercado de câmbio”.
Fonte: https://www.dbsuriname.com/2020/09/26/president-santokhi-installeert-commissie-valutawet/
Data: 28/09/2020. Por Sofia Oliveira
Guiana Francesa
Pela primeira vez, um município é isolado na Guiana Francesa devido ao aumento do número de casos de COVID-19
A partir desta quarta-feira (01/10), os habitantes de Camopi e Trois Sauts ficarão isolados por 15 dias. O motivo se deve ao aumento de 200% no número casos de COVID-19 registrados na região em uma semana. Esta é a primeira vez que um prefeito determina o fechamento de uma cidade na Guiana Francesa por tal razão.
O decreto municipal estabelece que escolas e a prefeitura ficarão fechadas nesse período, bem como a aglomeração e a movimentação nessas localidades estarão proibidas. O fluxo de pessoas na divisa entre essa região da Guiana Francesa e o Brasil também permanece proibido. Espera-se que a situação nesta região melhore nas próximas semanas, caso contrário, o decreto poderá ser prorrogado.
Data: 01/10/2020. Por Kaíza Oliveira
GUIANA
GUIANA SE TORNARÁ POTÊNCIA DO PETRÓLEO
A Guiana é a nova produtora de petróleo na América do Sul e está no rumo para se tornar uma potência desse ramo, uma vez que já é uma das maiores da região. Atualmente o país está produzindo 100 mil barris de petróleo por dia e possui estimativas de produção de um milhão de barris por dia no futuro. Segundo o secretário executivo da Arpel, Miguel Moyano, a Guiana como um estado produtor de petróleo é interessante e estimulante.
Ademais, de acordo com Moyano, há um potencial para a Guiana, junto com o Suriname, formarem sinergias. Ainda segundo o governo da Guiana, os fundos dos recursos do petróleo irão para o desenvolvimento de infraestruturas e para assegurar à população melhores serviços sociais, como saúde e educação.
Data: 01/10/2020 – Por Samara Pires
Fonte: https://guyanatimesgy.com/guyana-to-become-petroleum-powerhouse-expert/
VENEZUELA
Reino Unido desiste da decisão de enviar toneladas de ouro para o governo de Guaidó
O Banco da Inglaterra e o governo de Maduro estavam em uma disputa judicial para decidirem quem teria permissão de acessar 31 toneladas de ouro, equivalente a aproximadamente 1 bilhão de dólares. Como o Reino Unido reconheceu Guaidó como presidente legítimo, era impossível que esse valor fosse enviado diretamente à administração de Maduro.
No entanto, o Tribunal de Apelações considerou que “é possível reconhecer de iure (de direito) a autoridade de um país enquanto são mantidas as relações de facto (de fato) com aquela que detém realmente o poder” (MIGUEL, 2020). Portanto, embora o Ministro das Relações Exteriores de Sua Majestade, Jeremy Hunt, tenha afirmado considerar Guaidó como o presidente interino da Venezuela, o governo britânico continua mantendo relações diplomáticas com os representantes da administração de Maduro. Portanto, antes de proferir uma sentença definitiva, essa ambiguidade deverá ser sanada pelo Reino Unido.
Data: 05/10/2020 – Por Beatriz Morais