Clipping Cone Sul #49

Desemprego na Argentina atinge maior patamar em 16 anos com pandemia

23/09/2020

O nível de desemprego na Argentina atinge a maior taxa desde 2004, alcançando 13,1% no segundo trimestre do ano, de acordo com a agência oficial de estatísticas do país. A economia argentina se encontra em recessão desde 2018, e foi ainda mais abalada devido à pandemia do coronavírus, tendo em vista o rígido bloqueio à movimentação de pessoas instaurado pelo governo desde março deste ano. Atualmente, o país possui mais de 650.000 casos confirmados da doença. Segundo os dados, os setores mais atingidos são construção, hotéis e restaurantes e serviços domésticos.

Fonte: https://exame.com/economia/desemprego-na-argentina-atinge-maior-patamar-em-16-anos-com-pandemia

Mulheres marcham por diversidade sexual no Uruguai

25/09/2020

Na última sexta feira de setembro foi realizada a manifestação ‘’Orgulho é lutar’’ , com milhares de pessoas em Montevidéu, capital do Uruguai. Tal manifestação ocorre desde 2005, e não foi cancelada, mesmo durante a pandemia, tendo em vista que os uruguaios possuem como lema ‘’ não retroceder nos direitos, nem dar um passo para trás’’. No Uruguai, o índice de mortes pelo COVID-19 é substancialmente pequeno, principalmente comparado aos outros países da América Latina.

A manifestação ocorre pela celebração da diversidade sexual e pela inclusão de direitos da comunidade LGBTQI+. Tal manifestação é uma das passeatas uruguaias que mais reúne pessoas em Montevidéu, o que mostra a importância da luta por direitos iguais e pela diversidade no país. Em tempos como os atuais, no qual vemos o conservadorismo tomando espaço no ambiente internacional, em países extremamente influentes e em países vizinhos do Uruguai, lutar a favor da diversidade sexual é algo memorável, que nos permite ter esperança para o futuro da América Latina.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/09/25/interna_internacional,1189100/milhares-marcham-por-diversidade-sexual-no-uruguai.shtm

Manifestantes protestam em Santiago contra uma nova Constituição no Chile

26/09/2020

Cerca de trezentos chilenos de um bairro de Santiago se reuniram para realização de um protesto de cunho conservador contra uma possível nova Constituição que substituirá a atual Carta Magna feita por Pinochet. De acordo com pesquisas da Universidade do Chile, a opção possui em torno de 82% de aprovação da população. O presidente do país Sebastián Piñera não se posicionou sobre a questão.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/09/26/interna_internacional,1189244/manifestantes-protestam-em-santiago-contra-uma-nova-constituicao-no-ch.shtml

Chile ameaça punir eleitores com covid-19 que votarem no plebiscito constitucional

20/09/2020

Com o plebiscito constitucional marcado para o dia 25 de outubro, o governo proibiu, de modo informal – já que não consta em lei -, pessoas que testarem positivo para COVID-19 de saírem do isolamento social para ir votar. Tais pessoas que desobedecerem e forem interceptadas pela polícia chilena fora do local de votação – onde possuem liberdade para exercer seu direito político – sofrerão punições, como recebimento de multa, e serão enquadrados como criminosos por colocar em risco a saúde pública chilena. 

Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-09-20/chile-ameaca-punir-eleitores-com-covid-19-que-votarem-no-plebiscito-constitucional.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.