Clipping Países Andinos #77

Peru retomará vôos a sete países latino-americanos     

Data: 30\09\2020       

O Peru após sete meses de suspensão de vôos começará a partir do dia 05 de out 2020 a liberar vôos comerciais de ida e volta para alguns países da América latina, estes devem possuir no máximo até quatro de duração. Os países latino-americanos liberados para viagens são: Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. Vale salientar que, o fechamento das fronteiras, decretado em 16 de março, representou uma caída do setor turístico peruano, esta nova política pode ajudar a melhorar os índices. Ademais, o presidente afirmou que existe um protocolo para estes vôos entre o Ministério da Saúde e o Ministério dos transportes, porem este protocolo não esta a disposição pública.

Fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/30/peru-retomara-na-proxima-segunda-feira-voos-com-sete-paises-latino-americanos.ghtml

Data: 30\09\2020

Colômbia encara a tragédia dos abortos involuntários associados ao glifosato

O Centro de Direitos Reprodutivos e o Grupo de Epidemiologia e Saúde Populacional da Universidade do Vale trouxe a público relatórios que, constam que o governo colombiano usou de maneira indevida o uso de glifosato. O glifosato foi usado de 1992 a 2015 na Colômbia, seu objetivo era erradicar o plantio de coca, porém seu uso era feito de maneira discriminatória. O composto químico era lançado pelo ar nas comunidades e caia diretamente na população, tal ação fez com que varias mulheres tivessem abortos involuntários e perdesse a vida logo após. Igualmente, estes casos foram admitidos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e apresentados a Comissão para o Esclarecimento da Verdade, a Convivência e a Não Repetição, na Colômbia.

Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-09-30/colombia-encara-a-tragedia-dos-abortos-involuntarios-associados-ao-glifosato-usado-contra-o-plantio-de-coca.html

Pesquisas apontam para segundo turno nas eleições bolivianas

Data: 01\10\2020.

Após a renúncia da atual presidente boliviana, Jeanine Áñez, uma pesquisa foi divulgada na última quarta-feira quanto às eleições. Acredita-se que haverá um possível segundo turno entre o candidato que está liderando as eleições na Bolívia, Luis Arce, do Movimento pelo Socialismo (MAS) com intenção de 41,2% dos votos e entre o partido do ex presidente Evo Morales e do ex presidente Carlos Mesa com 33,5%. Contudo, após a saída de Evo Morales causar uma crise tida como grave em novembro de 2019, o partido tem apresentado dificuldades em conseguir credibilidade e apoio para consegui uma vitória no primeiro turno.

Fonte: MOLINA, Fernando. Las encuestas apuntan a una segunda vuelta en las elecciones bolivianas. El País, internacional. La paz, 01 out. 2020. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2020-10-01/las-encuestas-apuntan-a-una-segunda-vuelta-en-las-elecciones-bolivianas.html. Acesso em: 04 out. 2020.

Peru registrou o menor número de mortes diárias de COVID-19 desde abril

Data: 03\10\ 2020.

No último sábado, o Peru registrou apenas 56 mortes pelo novo coronavírus, um valor que não era visto desde 27 de abril de 2020 onde 54 mortes foram registradas. O país apresenta uma das taxas de mortalidade relativa mais altas do mundo e desde o início da pandemia, foram registradas 32.665 mortes pelo Sistema Nacional de Mortes (Sinadef). Nos últimos anos, o sistema registrou a morte de cerca de 78 mil pessoas, onde duas apresentavam os sintomas do coronavírus e da SARS-CoV-2. Portanto, 5.223 pacientes foram declarados como recuperados, o que fez o Peru ultrapassar o número de 700.000 pessoas que sobreviveram à pandemia. Desde o dia 6 de março de 2020 até o momento, o número de casos é igual a 824.895, contudo o número de novas infecções está abaixando e corresponde a 3.331 pessoas. Especula-se que o número de casos ativos está diminuindo e apenas 7.222 pessoas estão hospitalizadas, ocupando assim quase metade dos leitos.

Fonte: PERÚ registro la cifra diária de falecidos por COVID-19 más baja desde abril. RPP Notícias. Actualidad, 03 out. 2020. Disponível em: https://rpp.pe/peru/actualidad/coronavirus-peru-registro-la-cifra-diaria-de-fallecidos-por-covid-19-mas-baja-desde-abril-noticia-1296409. Acesso em: 04 out. 2020.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.