Guiana
Setor de telecomunicação guianês torna-se aberto ao investimento
O primeiro-ministro guianês, Mark Phillips, entregou licenças e documentos operacionais a três empresas do setor de telecomunicações – GTT (Guyana Telephone and Telegraph Company), Digicel e E-Networks. Por meio disso, ele efetivou a “Lei de Telecomunicações” e a “Lei de Serviços Públicos”, ambas de 2016, que visavam abrir o setor para o mercado. Em seu discurso, defendeu os impactos positivos provenientes dessa medida, como a criação de um ambiente moderno, competitivo e, consequentemente, com opções mais variadas, de melhor qualidade e menor preço. Com isso, ocorreu o fim de um monopólio de 30 anos das telecomunicações na Guiana.
Fonte: https://guyanatimesgy.com/telecommunications-sector-open-for-investment-pm-phillips/
Data: 07/10/2020. Por Ana Luísa Vaz Barbosa Araújo
Guiana Francesa
Georges Patient assume vice-presidência do Senado
Fonte da Imagem: https://www.radiopeyi.com/post/politique/le-senateur-georges-patient-est-elu-vice-president-du-senat-1601991696
A Mesa do Senado da Guiana, composta por 26 membros, é renovada a cada três anos logo após eleições senatoriais que, neste ano, ocorreram no dia 27 de setembro. Como resultado dessa mudança, no dia 06/10/2020, o senador George Patient assumiu o cargo de vice-presidente pelo grupo Encontro de Democratas, Progressistas e Independentes em substituição ao senador Thany Mohamed Soilihi que ocupava o cargo desde 2017.
Data: 06/10/2020. Por Sofia Oliveira
SURINAME
Fortalecimento da cooperação bilateral Suriname e China por meio da juventude
O Embaixador da República Popular da China foi até o Suriname, onde se reuniu com a Ministra do Trabalho, Emprego e Assuntos da Juventude para aprofundar a cooperação bilateral do trabalho e o envolvimento dos jovens nesse contexrto. Eles possuem a intenção de criar uma base forte para a juventude, proporcionando oportunidades de envolvimento não somente no âmbito nacional mas também no internacional.
Tanto a Ministra quanto o Embaixador creem que os jovens devem aproveitar tais oportunidades ofertadas a fim de estabelecer uma parceria na qual uns aprendem com os outros. Ainda é afirmado que os jovens possuem uma grande influência sobre os adultos, o que pode ter um alto valor na luta do Suriname contra a Covid-19.
Data: 09/10/2020 – Por: Samara Pires
VENEZUELA
Assembléia Nacional da Venezuela aprova “Lei Anti-Bloqueio” que garante brechas legais para a superação de sanções econômicas impostas ao país
Nos últimos anos, a Venezuela tem sofrido com inúmeras sanções econômicas advindas, sobretudo, dos Estados Unidos. Na tentativa de viabilizar novos meios para superar tais sanções, a Assembleia Nacional Constituinte venezuelana aprovou a “Lei Anti-Bloqueio”, que dá a Nicolás Maduro, presidente do país, um maior poder de barganha para negociar o petróleo venezuelano com empresas nacionais e internacionais.
Dentre as novas normativas estabelecidas, está previsto o sigilo de quaisquer informações em quaisquer situações que o presidente considerar pertinente. Essa medida foi especialmente reprovada pela oposição, a qual questiona se isso não contribuirá ainda mais com a falta de transparência do governo de Nicolás Maduro.
Fonte: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-54478149
Data: 09/10/2020. Por Kaíza Oliveira.