Clipping Norte da América do Sul #65

Guiana

Setor de telecomunicação guianês torna-se aberto ao investimento

O primeiro-ministro guianês, Mark Phillips, entregou licenças e documentos operacionais a três empresas do setor de telecomunicações – GTT (Guyana Telephone and Telegraph Company), Digicel e E-Networks. Por meio disso, ele efetivou a “Lei de Telecomunicações” e a “Lei de Serviços Públicos”, ambas de 2016, que visavam abrir o setor para o mercado. Em seu discurso, defendeu os impactos positivos provenientes dessa medida, como a criação de um ambiente moderno, competitivo e, consequentemente, com opções mais variadas, de melhor qualidade e menor preço. Com isso, ocorreu o fim de um monopólio de 30 anos das telecomunicações na Guiana.

Fonte: https://guyanatimesgy.com/telecommunications-sector-open-for-investment-pm-phillips/

Data: 07/10/2020. Por Ana Luísa Vaz Barbosa Araújo

Guiana Francesa 

Georges Patient assume vice-presidência do Senado 

Fonte da Imagem: https://www.radiopeyi.com/post/politique/le-senateur-georges-patient-est-elu-vice-president-du-senat-1601991696

A Mesa do Senado da Guiana, composta por 26 membros, é renovada a cada três anos logo após eleições senatoriais que, neste ano, ocorreram no dia 27 de setembro. Como resultado dessa mudança, no dia 06/10/2020, o senador George Patient assumiu o cargo de vice-presidente pelo grupo Encontro de Democratas, Progressistas e Independentes em substituição ao senador Thany Mohamed Soilihi que ocupava o cargo desde 2017.

Fonte: https://la1ere.francetvinfo.fr/georges-patient-devient-vice-president-du-senat-grand-honneur-fierte-guyane-878648.html 

Data: 06/10/2020. Por Sofia Oliveira

SURINAME

Fortalecimento da cooperação bilateral Suriname e China por meio da juventude

     O Embaixador da República Popular da China foi até o Suriname, onde se reuniu com a Ministra do Trabalho, Emprego e Assuntos da Juventude para aprofundar a cooperação bilateral do trabalho e o envolvimento dos jovens nesse contexrto. Eles possuem a intenção de criar uma base forte para a juventude, proporcionando oportunidades de envolvimento não somente no âmbito nacional mas também no internacional.

     Tanto a Ministra quanto o Embaixador creem que os jovens devem aproveitar tais oportunidades ofertadas a fim de estabelecer uma parceria na qual uns aprendem com os outros. Ainda é afirmado que os jovens possuem uma grande influência sobre os adultos, o que pode ter um alto valor na luta do Suriname contra a Covid-19.

Fonte: https://www.waterkant.net/suriname/2020/10/08/via-jeugd-versterking-bilaterale-samenwerking-suriname-en-china/

Data: 09/10/2020  –  Por: Samara Pires

VENEZUELA

Assembléia Nacional da Venezuela aprova “Lei Anti-Bloqueio” que garante brechas legais para a superação de sanções econômicas impostas ao país

Nos últimos anos, a Venezuela tem sofrido com inúmeras sanções econômicas advindas, sobretudo, dos Estados Unidos. Na tentativa de viabilizar novos meios para superar tais sanções, a Assembleia Nacional Constituinte venezuelana aprovou a “Lei Anti-Bloqueio”, que dá a Nicolás Maduro, presidente do país, um maior poder de barganha para negociar o petróleo venezuelano com empresas nacionais e internacionais. 

Dentre as novas normativas estabelecidas, está previsto o sigilo de quaisquer informações em quaisquer situações que o presidente considerar pertinente. Essa medida foi especialmente reprovada pela oposição, a qual questiona se isso não contribuirá ainda mais com a falta de transparência do governo de Nicolás Maduro. 

Fonte: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-54478149

Data: 09/10/2020. Por Kaíza Oliveira. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.