Clipping África Austral #55

Data: 13/10/2020

Lei sobre Aborto está em discussão no Malawi

Atualmente, no Malawi, o aborto e o uso de anticoncepcionais é ilegal. Os parlamentares criaram um projeto de lei que permite o aborto seguro em caso de estupro, incesto, má formação grave do feto e quando há risco a saúde da mulher. Alguns chefes da Região Sul e a Rede Religiosa para Escolha (RNC) estão se articulando para apoiar a lei, que será apresentada em sessão da Assembleia Nacional. Apesar das leis restritivas ao aborto, mais de 141.000 mulheres induzem o aborto todos os anos no Malawi, de acordo com os resultados de uma Avaliação Estratégica do Aborto Inseguro no Malawi (2009).

Fonte: All Africa

Covid-19 faz aumentar insegurança alimentar na África do Sul 

Data: 15/10/2020

A pandemia de Covid-19 acarretou na perda de empregos por todo o país e, sem uma renda fixa, não há dinheiro para comprar alimentos. Entretanto, não são apenas os desempregados que estão sem alimento, também cerca de 2 milhões de crianças que não estão cadastradas no programa de alívio da fome nas escolas, este responsável por, em algumas situações, fornecer a única refeição do dia. A fome já atinge cerca de 6,5 milhões de pessoas na África do Sul. Naomi Betana, da Coligação para a Justiça de Witzemberg, afirmou: “O que mais me dói neste país são as desigualdades. Existem pessoas que vivem em excesso de riqueza e outros que lutam pela comida.”

Fonte: Deutsche Welle

ACNUR registrou apenas um caso de infecção entre os refugiados de Angola

Data: 16/10/2020

Angola registrou, até o momento, 7.096 casos positivos e 228 óbitos por Covid-19. No entanto, segundo o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)  em Angola, Vito Trani, há apenas um caso de infecção entre os refugiados no país, cuja nacionalidade não foi revelada. O ACNUR cuida atualmente de 25.682 refugiados e mais de 30.000 requerentes de asilo em Angola, na sua maioria vindos do país vizinho, a República Democrática do Congo. A organização internacional gerencia a distribuição de bens essenciais e kits de proteção contra a Covid-19 na parte norte do país, na província da Lunda Norte, e na comunidade urbana em Luanda. Além disso, o ACNUR forneceu uma formação complementar à equipe médica de uma clínica em Lunda Norte, assim como a criação de um centro de triagem e um centro de quarentena, dos quais a população local também pode se beneficiar.

Fonte: Notícias ao Minuto

África do Sul: Presidente anuncia plano para recuperação da economia

Data: 16/10/2020

Na África do Sul, o atual presidente, Cyril Ramaphosa, anunciou o Plano de Reconstrução e Recuperação que visa conduzir o país a níveis de crescimento satisfatórios ​​após o impacto inicial da pandemia de Covid-19. O plano conta com o investimento de US$ 6 bilhões por parte do governo para criação de 800.000 oportunidades de emprego nos próximos três anos, assim como um investimento de US$ 60,4 bilhões em infraestrutura nos próximos quatro anos. O presidente também anunciou a promoção de infraestrutura para maior produção de energia nos próximos dois anos, com cerca de 11.800 MW a mais para a rede nacional, dos quais mais de 50% serão provenientes de energia renovável e produtores independentes. Desta maneira, os cidadãos angolanos também poderão ser capazes de gerar sua própria energia e vender possíveis excedentes para a concessionária nacional de energia, a Eskom.

Fonte: All Africa

Angola tem 126 novos casos de COVID-19 e 84 recuperações

Data: 17/10/2020

Nas últimas 24 horas (do dia 16/10 para 17/10), as autoridades de saúde angolanas registraram 126 novas infecções, seis mortes e 84 pacientes que se recuperaram do coronavírus, as mortes foram registradas em Luanda, Benguela e Huíla. Somando todos os casos até o momento têm-se 7.222 casos positivos para covid, 3.976 pacientes ativos, 3.012 recuperações e 234 mortes.

Fonte: Angola Press


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.