Clipping Norte da América do Sul #66

Venezuela

Polêmica lei antibloqueio de Maduro é desaprovada pelo Parlamento venezuelano

Na última quinta (8), ocorreu uma votação na Assembleia Nacional Constituinte para a aprovação de uma lei antibloqueio, proposta por Maduro, que visava “blindar a economia do país contra os ataques do governo estadunidense”. Esta, no entanto, despertou grande preocupação entre os venezuelanos que se opõem ao regime e, até mesmo, naqueles próximos ao partido no poder. Eles apontaram inúmeros “objetivos maquiavélicos” contidos nessa lei, como a possibilidade da criação de uma reserva, a qual inibiria o controle dos outros poderes sobre as despesas geradas pelo Executivo.

Diante disso, nesta terça (14), o Parlamento, liderado por Guaidó, declarou-a como inconstitucional, uma vez que viola o Estado de direito e os princípios jurídicos elementares.

Fonte: https://www.elnacional.com/venezuela/que-busca-el-regimen-de-maduro-con-aprobacion-de-ley-antibloqueo/

Data: 14/10/2020. Por Ana Luísa Vaz

Suriname

Suriname discute mudar política de exploração madeireira 

O governo surinamês está em contato com madeireiros no país para discutir sobre a política nacional de exploração da madeira. A ministra de Assuntos Econômicos, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, Saskia Walden, deseja que esse processo tenha maior sustentabilidade. 

Segundo Walden, o manejo florestal sustentável e o devido processamento da madeira podem criar bens com maior valor agregado que, uma vez exportados, teriam o potencial de gerar maior renda para os surinameses e, consequentemente, crescimento econômico para o país. Por essa perspectiva, a exportação da madeira em tora como matéria-prima primitiva deverá ser substituída por produtos semiacabados e finais. 

Fonte: https://www.culturu.com/nieuws/suriname/houtexport-beleid-in-suriname-wordt-verbeterd/

Data: 15/10/2020. Por Kaíza Oliveira. 

Guiana

O Diretor Eleitoral da GECOM foi denunciado por 6 novas acusações de fraude eleitoral 

Após receber denúncias formais de crimes cometidos por Keith Lowenfield e Clairmont Mingo, a Polícia da Guiana começou a investigar esses dois membros da Comissão Eleitoral da Guiana (GECOM, em inglês). Como resultado,  no dia 12 de outubro, houve a formalização de uma denúncia contra o primeiro, que é Diretor Eleitoral da GECOM, em decorrência de seis acusações de fraude e má conduta, supostamente cometidas durante e após as eleições regionais e gerais da Guiana que ocorreram em março deste ano. Essas somam-se às três acusações privadas de fraude criminal movidas por membros do Partido Popular Progressista/Cívico (PPP/C) e do Novo Movimento (TNM) contra Lowenfield, as quais estão sendo julgadas atualmente

Após o pagamento da fiança no valor de GY$300.000,00 e de sua soltura, o advogado de Lowenfield, Nigel Hughes, afirmou que essas acusações são uma estratégia para retirá-lo de seu cargo na GECOM.  É esperado que o julgamento dessas novas acusações ocorra nos próximos dois meses.

Fonte: https://guyanachronicle.com/2020/10/13/445030/

Data 13/10/2020. Por Sofia Oliveira

Guiana Francesa

Testes chegam as antilhas para viajantes 

Diante dos desafios gerados pela pandemia do coronavírus, um dos maiores problemas tem sido a produção e aplicação de testes na população. Com isso em mente, uma nota do Governo anunciou que até o final do mês de outubro serão aplicados testes antigênicos nas pessoas que tiverem intenção de viajar. 

Embora sejam disponibilizados apenas no final deste mês, essa nota pode tranquilizar a maior parte dos viajantes. Existe também a possibilidade de serem aplicados testes em todos aqueles que chegarem nas Antilhas para um maior controle da pandemia. 

Fonte: https://la1ere.francetvinfo.fr/les-tests-antigeniques-seront-disponible-fin-octobre-pour-les-voyageurs-vers-et-depuis-les-outre-mer-883124.html

Data 16/10/2020. Por Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.