Clipping África Ocidental #88

Benin: Quinta-feira de abertura da 5ª sessão extraordinária do parlamento.

Dia  15 de outubro de 2020 serão retomadas as atividades parlamentares dos deputados em Benin. Será aberto para a Câmara dos deputados da  8 ª Legislatura, a 5ª sessão extraordinária em nome do ano de 2020, que se dedicará a analisar o projeto de lei que altera a gestão das finanças de 2020. No dia 7 de outubro deste ano, o Ministro de Comunicação do país, havia dito em uma comitiva de imprensa que havia sido esclarecido que as finanças retificadoras da gestão de 2020 está apurada em equilíbrio, recursos e despesas em um valor aproximado de 2.167 bilhões de Franco cfa, superando o valor planejado de início de 1.986,910 bilhões, tendo um aumento de 9,1%.

Fonte: https://lanouvelletribune.info/2020/10/benin-ouverture-jeudi-de-la-5eme-session-extraordinaire-du-parlement/

Ana Carolina Oliveira Costa. Data da notícia 14/10/2020.

 Mulheres em Gana eliminando a lacuna de gênero no acesso à Internet – mas ainda perdem os benefícios da tecnologia digital.

Uma pesquisa realizada pela World Wide Web Foundation apontou que atualmente na Gana os homens têm apenas 6% mais probabilidade de acesso a internet do que mulheres, esse número aponta que nos dias de hoje, 29% das mulheres conseguem se conectar a internet na Gana, porcentagem que em 2016 era menor que 20% . Apesar do avanço rumo à igualdade no que diz respeito ao acesso a internet no país, ainda existe uma enorme disparidade de gênero no mundo. Globalmente, a probabilidade de um homem estar conectado a internet é 21% superior à mulheres, e em países subdesenvolvidos esse número sobe para 52%.

O relatório chama atenção para o fato de que a exclusão de mulheres da sociedade digital é uma ameaça ao progresso da igualdade de gênero. Ressalta-se, porém que em Gana, mesmo com o aumento de mulheres conectadas, a qualidade da conexão é inferior à dos homens, impossibilitando um alto aproveitamento do recurso, o que as restringem enquanto utilizam a internet e as impossibilitam de um bom desempenho para trabalhar e aprender em casa, o que ficou ainda mais evidente com a crise do COVID-19.

Essa é uma questão relevante para o governo do país, pois o acesso pleno da população à internet não é importante apenas para os direitos individuais e empoderamento feminino, mas também como auxílio do crescimento econômico, visto que economias inclusivas são mais fortes e em um momento de pandemia como o que vivemos, o desenvolvimento digital é de extrema importância.

Fonte: http://amediaagency.com/women-in-ghana-closing-the-gender-gap-in-internet-access-but-still-miss-out-on-benefits-of-digital-technology/

Ana Carolina Oliveira Costa. 12/10/2020.

Benin: outro relatório atesta o declínio das liberdades civis e dos padrões democráticos.

O escritório Francês para a Proteção de Refugiados e Apátridas (OFPRA) decidiu suspender Benin da lista dos países de origem segura, além disso a CIVICUS confirma em um relatório recente que há declínio das liberdades no país. A organização afirma que Benin está entre os países da África Ocidental onde os direitos civis e políticos retrocedem antes das eleições, para chegar a essa conclusão foram examinadas as ferramentas de repressão utilizada para minar grupos de oposição, defensores dos direitos humanos, ativistas e jornalistas. A partir disso, são apontadas informações sobre interrupções na internet, prisão de ativistas e jornalistas democráticos, e o assassinato de manifestantes pacíficos durante protestos. Ainda de acordo com o relatório, governos dessa parte da África utilizam de leis restritivas, processos de registro complicados, assédio judicial e uso excessivo da força para reprimir a sociedade civil. 

Fonte: https://lanouvelletribune.info/2020/10/benin-un-autre-rapport-atteste-du-recul-des-libertes-civiques-et-des-normes-democratiques/

Ana Carolina Oliveira Costa. 12/10/2020.

Burkina Faso. 33 anos após seu assassinato, “Thomas Sankara se tornou uma referência para muitos”.

Mariam Sankara

Thomas Sankara foi o pai da Revolução Burkinabé. Em seu 33° aniversário de morte, em 15 de outubro, sua esposa Mariam Sankara, declarou que ele se tornou referência para muitos devido aos seus ideais e ações na Revolução Democrática e Popular de Burkina Faso. Para ela, o que comprova a influência de seu falecido marido é o fato de que as ideias dele foram consideradas pela Organização das Nações Unidas por meio da elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, Mariam afirma também que é necessário levar em conta os valores humanos nas questões de governança e desenvolvimento, assim como o Presidente Sankara prezava. O julgamento pelo assassinato do presidente Thomas Sankara foi reativado após a queda de seu sucessor Blaise Compaoré, que constantemente bloqueava o pedido. Mariam afirma então que apesar de os réus estarem presos, ela deseja um julgamento real, o mais rápido possível.

Fonte: https://www.aib.media/2020/10/15/33-ans-apres-son-assassinat-thomas-sankara-est-devenu-une-reference-pour-beaucoup-mariam-sankara/

Ana Carolina Oliveira Costa. 15/10/2020.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.