Clipping África Austral #57

Fundo das Nações Unidas para população tem apoio reforçado para beneficiar moçambicanas em tempos de pandemia

Data: 27/10/2020

Sob liderança do Governo de Moçambique, o Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA) anunciou nessa semana um fundo adicional de US$ 1,9 milhão do Canadá para responder os impactos da Covid-19. O financiamento vai ser responsável por reforçar ações que vêm sendo realizadas pelas autoridades de saúde e pela sociedade civil nas áreas dos direitos sexuais e reprodutivos de meninas e mulheres em situação de fragilidade. A maioria vive em mais de 20 distritos das províncias de Nampula e Zambézia, lugares que sofreram com o impacto da Covid-19. Tal iniciativa tem como proposta capacitar meninas e mulheres jovens para que decidam de forma consciente e saudável sobre suas vidas e tenham acesso a serviços essenciais de saúde, educação, justiça e de âmbito sociais.

Fonte: ONU News

Moçambique abate mais de cem terroristas em Cabo Delgado

Data: 29/10/2020

As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas anunciaram a morte de mais de cem terroristas na província de Cabo Delgado. Nos últimos dias, ocorreram combates entre as forças do país e os terroristas, que operam em Cabo Delgado desde 2017. As operações contra a base “Síria” dos insurgentes resultaram na destruição de dezenas de viaturas.

Fonte: Deutsche Welle

Governo moçambicano promete transformação social histórica através da agricultura

Data: 29/10/2020

O governo de Moçambique anunciou que vai concretizar o programa “Sustenta”, que irá beneficiar pequenos produtores agrícolas e semicomerciais com assistência técnica, fertilizantes, serviços financeiros e ligação aos mercados. O programa será lançado na província de Niassa com base no programa piloto implementado nos últimos 3 anos nas províncias de Zambézia e Nampula, o qual beneficiou em torno de 10.000 pequenos agricultores e agricultores semicomerciais. Além disso, o programa lançado em 2017 contou com o apoio de 192 milhões de euros do Banco Mundial. O ministro da Agricultura de Moçambique, Celso Correia, enfatizou a importância da agricultura familiar para a sociedade e que o programa seria uma das “maiores transformações sociais da história do país”, uma vez que a maior parte da população moçambicana recorre a agricultura como meio de sobrevivência.

Fonte: África 21 Digital

Jovens na Guiné-Bissau lutam para entrar no mercado de trabalho

Data: 30/10/2020

Em meio a tempos incertos, na Guiné-Bissau, os jovens apostam na formação para aumentar as possibilidades de encontrar emprego. Entrar no mercado de trabalho tem se mostrado muito difícil frente a atual situação. Mesmo com ajuda do Estado, que implementou uma lei há dez anos com o intuito de  incentivar integração de professores, médicos e enfermeiros, muito jovens acabam não conseguindo trabalho. É por isso que estas áreas se tornaram um “refúgio” para milhares de jovens, até para aqueles que se formam noutras disciplinas. Quem realiza um curso na área da saúde ou educação tem emprego, praticamente, garantido. Tal repercussão chamou atenção da a presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Aissato Forbs Djaló, que deixou um aviso: “O Estado tem que levar em consideração que a juventude é o maior grupo populacional do país e uma das suas necessidades é o emprego”.

Fonte. Deutsche Welle

Comissão parlamentar ouviu testemunhos em Cabo Delgado, Moçambique

Data: 30/10/2020

A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade do Parlamento de Moçambique (CACDL) ouviu testemunhos de “atos macabros e indescritíveis” praticados pelos grupos terroristas que atuam no norte do país. As constatações da comissão fazem parte do relatório do inquérito que a CACDL realizou junto das vítimas do conflito armado na província de Cabo Delgado, a ser entregue à Comissão Permanente da Assembleia da República. Há três anos a província é palco de ataques armados desencadeados por forças classificadas como terroristas. Há diferentes estimativas para o número de mortos, que vão de mil a 2.000 vítimas.

Fonte: Plataforma Media

Conclusão da obra da Ponte de Kazungula que liga Zâmbia e Botsuana

Data: 30/10/2020

A Associação de Comerciantes Transfronteiriços da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) elogiou os governos da Zâmbia e do Botswana pelo progresso feito para a conclusão da Ponte de Kazungula. De acordo com o Presidente da Associação, Jacob Makambwe, a conclusão da obra e o uso da ponte irão fomentar os avanços feitos para alcançar a integração regional entre os 16 países da SADC.

Fonte: Lusaka Times

Camaleão visto pela última vez há um século atrás é redescoberto em Madagascar

Data: 30/10/2020

Na última sexta-feira, foi divulgado em relatório publicado na revista “Salamandra” uma descoberta feita por pesquisadores de Madagascar e da Alemanha, os quais encontraram camaleões da espécie Voeltzkowi, não vista há mais de 100 anos. Segundo uma análise genética, essa espécie tem relação com a do camaleão de Labord e acredita-se que ambos os répteis vivem apenas durante a estação das chuvas. As fêmeas da espécie nunca tinham sido documentadas. É dito no relatório que elas apresentam padrões particularmente coloridos durante a gravidez, ao encontrar machos e quando estão estressadas. O habitat dos camaleões de Voeltzkowi encontra-se ameaçado devido ao desmatamento e, consequentemente, prejudica a sobrevivência da espécie. A expedição foi liderada por cientistas do instituto de pesquisa da Coleção de Zoologia do Estado da Baviera.

Fonte: The Guardian


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.