Clipping Países Andinos #80

Evo Morales anuncia volta à Bolívia            

Data : 28\10\2020

Depois da notícia sobre a suspensão do mandado de prisão expedido pelo presidente do Tribunal de Justiça Departamental (TDJ de La Paz, pela acusação de coordenar cerco a cidades para deixá-las sem alimentos durante o conflito pós-eleitoral de 2019, Evo Morales voltará à Bolívia. Em uma entrevista dada, o ex-presidente anunciou que irá voltar assim que o novo presidente eleito, Luis Arce ser oficialmente empossado presidente do país andino. Ademais, Morales pretende chegar no dia 11 de novembro, ou seja, exatamente um ano após seu refugio no exterior.

Referência:

Cidade sustentável no deserto do Peru

Data: 28\10\2020

O Ministério do Ambiente peruano e o presidente do país Martín Vizcarra, anunciaram o projeto de construção de uma cidade sustentável situada no deserto de Ancón, perto de Lima, capital do Peru. A cidade possui recursos públicos e privados, cerca de 2,5 mil milhões de euros para a sua construção, na qual pretende abranger 115 mil habitantes e possui 2 mil hectares de área florestal. Ademais, a cidade será um modelo pioneiro de gestão territorial sustentável que incorpora dinâmicas produtivas e logísticas sob um modelo sustentável e que enfrenta os desafios das mudanças climáticas.     

Referência: https://greensavers.sapo.pt/peru-o-ambicioso-projeto-para-criar-uma-cidade-sustentavel-no-deserto/

ONU pede à Colômbia que ‘garanta a paz’ e implemente acordo com as Farc com enfoque em gênero

Data: 30\10\2020.

Na última quinta-feira, Amina Mohammed, subsecretária da Organização das Nações Unidas, solicitou ao governo colombiano que este implemente o acordo de paz relacionado à guerrilha das Farc em 2016, sobretudo por conta do papel das mulheres na reincorporação dos ex-combatentes envolvidos no conflito. O acordo decreta que sua implementação desperta a esperança para as mulheres colombianas e para aquelas que estão ao redor do mundo, além de auxiliar na recuperação da economia do país que se encontra afetada pela pandemia do Covid-19. Sendo assim, Amina afirmou que as mulheres são muito importantes para a reconstrução da paz, principalmente porque, devido à atual conjuntura, este momento não seria ideal para haver conflitos e para deixar as pessoas para trás, ou seja, para não realizar a inclusão. Além do mais, a subsecretária também solicitou que o governo colombiano realizasse a implementação das disposições da agenda, sobretudo as medidas e a alocação de recursos para fortalecer a perspectiva de gênero existente.

Ademais, ela convidou o presidente Iván Duque a realizar uma segurança quanto aos ex-combatentes, uma vez que os mesmos terão que passar pelo processo de reincorporação. Contudo, o presidente alertou a necessidade do país em enfrentar o narcotráfico, pois o governo colombiano considera que este seria o responsável pelo novo surto de violência no país.

Referência : https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/10/30/onu-pede-a-colombia-que-garanta-a-paz-e-implemente-acordo-com-as-farc-com-enfoque-em-genero.htm. Acesso em: 30 out. 2020.

Governo equatoriano garante que os números de contágios e mortes pelo novo coronavírus caíram, mas pedem que a população mantenha os cuidados

Data: 28 \10\ 2020.

Após três dias de início do feriado de Dia dos Mortos no Equador, o Ministro da Saúde, Juan Carlos Zevallos, divulgou um relatório que indicava os números de infecção e mortos pelo coronavírus nas últimas semanas. O motivo da divulgação envolve a suspensão do feriado após as associações médicas solicitarem, pois devido à situação do Equador, acredita-se que é necessária uma contenção, independentemente de os números estarem caindo. Juan também reforçou que as medidas de biossegurança devem ser mantidas e destacou que os índices de contágio por províncias também estavam diminuindo e por essa razão, 15 províncias já se encontrava com a classificação verde, o que significa menos de 1% do índice de contágio enquanto 8 estavam na amarela, o que indica um índice de contágio acima de 1%.

Além do mais, o ministro alegou que o vírus já sofreu quatro mutações que foram identificadas após a realização de um estudo e por essa razão, esta questão é um ponto importante a ser considerada pelo governo equatoriano ao realizar-se a compra de vacinas e testes. Cerca de US$ 180 milhões, por meio dos recursos disponibilizados pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), já foram gastos devido à iniciativa COVAX liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, Juan afirmou que uma segunda onda não pode ser descartada só porque as chances são baixas e definiu que a saúde era a prioridade do país no momento, sobretudo por conta da situação nos Estados Unidos e nos países europeus. Além dele, Juan Sebastián Roldán, Secretário-Geral do Gabinete da Presidência, alegou que o governo equatoriano não está pronto para lidar com uma nova onda de infecções e reiterou o pedido para que a população tomasse cuidado.

Referência:

https://www.eluniverso.com/noticias/2020/10/28/nota/8030095/gobierno-asegura-contagios-fallecidos-covid-bajan

Fonte Imagem:https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2020-11-06/evo-lamenta-atentado-contra-presidente-da-bolivia-nossa-revolucao-e-pacifica.html.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.