Clipping África Ocidental #94

Senegal. Falácia de 700 Empresas  por causa da Covid-19.

A Covid-19 impactou vários sectores da vida da população senegalesa, em especial o setor econômico. Segundo um estudo realizado pela Agência Nacional de Estatística e Demografia (ANSD), em um tempo de oito meses, 2,5% das 284 mil unidades produtivas informais, ou mais de 7 mil negócios, falharam definitivamente devido à crise sanitária.

Abdul Faye Lahat Fonte: https://www.senenews.com/actualites/economie/en-huit-mois-covid-19-met-a-terre-7000-entreprises-au-senegal_339632.html. 20/11/2020.

Mauritânia. A Preocupação do Governo sobre o Aumento das tensões no Saara Ocidental.

A retomada das hostilidades entre a Mauritânia e o Sahara Ocidental na fronteira norte é uma das principais preocupações tanto dos partidos políticos de oposição representados no parlamento, quanto do governo central da Mauritânia. Algumas semanas atrás, os movimentos separatistas cortaram a única ponte, localizada 55 km ao norte de Nouadhibou de passagem entre o país e o Marrocos, por isso, o reino lançou uma operação de reabertura desta ponte. Os parlamentares, o Gourmo, vice-presidente da Union des forces de progress (UFP), apelam a uma intervenção urgente da União Africana e da ONU para um rápido regresso ao cessar-fogo.

Abdul Faye Lahat Fonte: https://www.rfi.fr/fr/afrique/20201116-mauritanie-la-mont%C3%A9e-tension-sahara-occidental-inqui%C3%A8te-%C3%A0-nouakchott.

Acordo entre Senegal e Espanha sobre imigração clandestina.

A questão da imigração ilegal continua sendo um dos assuntos mais discutido no Senegal apos a morte de muitos jovens no mediterrâneo. Diante dessa situação, o chefe da diplomacia senegalês e da Espanha assinaram um  acordo entre Senegal e a Espanha com objetivo de lutar conjuntamente a saída em massa de jovens em direção à Europa. Por parte do Senegal, o governo mobilizou centenas de policiais e um avião de vigilância para controlar a costa senegalesa.

Abdul Faye Lahat Fonte: https://lanouvelletribune.info/2020/11/emigration-clandestine-lespagne-et-le-senegal-signent-des-accords/. 26/11/2020.

Benim. TV digital por satélite para 600.000 beninenses.

Em busca de reduzir a exclusão digital e para o desenvolvimento econômico e social das populações mais vulneráveis, a República Popular da China apoia o governo do Benim a estabelecer o projeto de acesso à televisão por satélite. Foram selecionadas 200 localidades para permitir à população se conectar ao mundo, distribuindo kits de recepção de satélite e promovendo a formação de mais de 400 técnicos locais. Mais de 600.000 beninenses deverão se beneficiar desse projeto.

Abdul Faye Lahat Fonte: https://www.lespharaons.com/2020/11/24/benin-numerique-acces-a-la-television-par-satellite-un-programme-pour-600-000-beneficiaires/. 24/11/2020.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.