Clipping Países Andinos #84

Frentes Parlamentares se unem ao compromisso com o desenvolvimento rural e a segurança alimentar e nutricional na Colômbia

Data: 01\12\2020

No ano de 2020, foi formada e instalada em Medellín, na Colômbia, a Frente Parlamentar Contra a Fome, iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) por meio do programa “Mesoamérica sem fome”, fruto de um acordo de colaboração entre a FAO e a Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e em colaboração com o Observatório do Direito à Alimentação e à Nutrição da América Latina e Caribe, no âmbito da iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, acompanhada pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Entre os meses de julho e agosto deste ano, uma série de reuniões foram realizadas com a Câmara de Vereadores de Medellín, avançando na construção de iniciativas normativas voltadas para o 2º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, “Fome zero” e para a Meta 12.3 da Agenda 2030, que tem o objetivo de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, até 2030.

As autoridades locais apresentaram perante a Câmara de Vereadores de Medellín os projetos pelo qual se estabelece a Política Pública do Sistema Agroalimentar do município  e que estabelece e adota a política pública de prevenção e redução da perda e do desperdício de alimentos, na cidade de Medellín. Vale ressaltar que Medellín já possui políticas públicas para o sistema agroalimentar, e projetos que  buscam melhorar as condições e promover benefícios econômicos, principalmente, dos produtores de alimentos básicos da cidade.

Fonte: FAO. Disponível em:

<http://www.fao.org/colombia/noticias/detail-events/en/c/1334063/&gt;.

Bolívia injeta mais de US$ 587 milhões para reativar economia

Data: 02/12/2020

Como tentativa de contornar a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o governo boliviano vai distribuir um bônus de mais de 587 milhões de dólares nessa primeira semana de dezembro. Esse auxílio será distribuído para mais de 4 milhões de pessoas, tendo um valor de 1.000 bolivianos – equivalente a cerca de 140 dólares – por pessoa. O projeto visa atingir, principalmente, pessoas em situações mais vulnerável como desempregados, pessoas sem renda fixa, deficientes físicos e gestantes. Um dos principais objetivos do auxílio também será movimentar a economia do país que teve uma queda de 11,1% no PIB durante o segundo trimestre de 2020, assim, a nova medida visa diminuir esse problema, como afirma o Ministro da economia do país – Marcelo Montenegro – “Acreditamos que esses 4.088.413 beneficiários vão gerar uma demanda efetiva na economia”.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/12/02/bolivia-injeta-mais-de-us-587-milhoes-para-reativar-economia.ghtml

Luis Arce propõe perdão da dívida externa diante da crise

Data: 03/12/2020

Por conta da pandemia da Covid-19, em conjunto com outros fatores internos, a Bolívia pede frente à comunidade internacional o cancelamento de sua dívida externa e a mobilização de fontes de financiamento para enfrentar a crise econômica. No mês de abril desse ano o país atingiu uma dívida externa pública de 11,6 bilhões de dólares – equivalente 27,3% de seu PIB –, sendo esse o grande motivo do apelo para o perdão da dívida passado durante a assembleia das Nações Unidas intitulada de “Unidos contra a Covid-19”. O atual presidente da Bolívia, Luis Arce, já havia relatado durante a sua campanha eleitoral a ideia de não pagar a dívida por 2 anos, Arce – herdeiro de Evo Morales – também responsabiliza Jeanine Áñez pela crise econômica do país. Jeanine Áñez foi a antecessora direitista de Arce por um ano e o atual presidente afirmou, em suas redes sociais, que “A crise política de novembro de 2019 e a má gestão do governo de fato deterioraram a economia boliviana, situação agravada pela pandemia”.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/12/03/bolivia-propoe-perdao-da-divida-externa-diante-da-crise.ghtml

Secretário-geral adjunto da ONU, Miroslav Jenča, conclui visita à Bolívia 

Data: 04\12\2020

O Secretário-Geral Adjunto (SGA) para a Europa, Ásia Central e Américas dos Departamentos de Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz e Operações de Paz, Miroslav Jenča, concluiu sua visita à Bolívia na última sexta-feira (4) com a assinatura do Ministro das Relações Exteriores Rogelio Mayta Mayta, Jenča (SGA) e a Coordenadora Residente da ONU, Susana Sottoli, de um “Documento de Compromisso sobre a Segunda Fase da Iniciativa da ONU para a Consolidação da Paz” com o Estado Plurinacional da Bolívia.

O compromisso afirmado representa outro grande passo dos esforços pela consolidação da paz na Bolívia. A segunda fase da iniciativa será implementada pela ONU na Bolívia, sob a liderança de Sottoli, com o acompanhamento da sede da ONU. A nova fase terá como foco o atendimento eleitoral para as eleições municipais e locais que ocorrerão em março de 2021; promoção dos direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres; esforços de diálogo; e fortalecimento institucional do Legislativo.  O objetivo da visita foi reafirmar o compromisso da ONU em apoiar os esforços nacionais para consolidar a paz e superar profundas divisões no país por meio do diálogo. Os temas abordados no encontro perpassam desafios globais, como as consequências das mudanças climáticas, a pandemia do Covid-19 e seus impactos, e a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.  O Secretário Geral Adjunto reconheceu, ainda, a liderança da Bolívia no apoio ao multilateralismo paara enfrentar os desafios globais.

Fonte: portal de notícias da ONU. Disponível em:

<https://www.un.org/sg/en/content/sg/note-correspondents/2020-12-04/note-correspondents-un%C2%A0assistant-secretary-general-miroslav%C2%A0jen%C4%8Da%C2%A0concludes-visit-bolivia%C2%A0%C2%A0&gt;.

 Fonte Imagem: http://www.fao.org/colombia/noticias/detail-events/en/c/1334063

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.