Guiana
Terremoto na Guiana chega a ser sentido no Amazonas e em fronteira com a Venezuela
Um terremoto de magnitude 5,7 foi sentido nas fronteiras brasileira e venezuelana e teve seu epicentro na Guiana. O tremor surpreendeu muitas pessoas, pois o país não se encontra próximo às bordas de nenhuma placa tectônica; no entanto, cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) explicaram o fenômeno, alegando que mesmo no centro da placa, pressões podem causar abalos sísmicos rasos. Não foram notificados danos graves e nem feridos decorrentes do fenômeno.
Data: 19/02/2021. Por: Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira
Guiana Francesa
Centro espacial da Guiana Francesa lançará foguetes russos
A Rússia pretende lançar três foguetes porta-aviões Soyuz-ST diretamente do centro espacial de Kouru, na Guiana Francesa. O lançamento está previsto para o final de 2021, segundo a agência de notícias ANI. As ações fazem parte de uma série de lançamentos de satélites de navegação europeus, que deve acontecer entre setembro e dezembro deste ano. Até 2014, cerca de 26 espaçonaves Soyuz-ST já haviam sido lançadas do centro espacial da Guiana.
Data: 30/01/2021. Por: Pedro Bello
Suriname
30 empresas estrangeiras demonstram interesse em participar da construção da ponte para conectar Suriname e Guiana
Segundo o Ministério de Obras Públicas do governo da Guiana e do Ministério de Obras Públicas do Suriname, 30 empresas estrangeiras de diversos países demonstraram interesse em colaborar com a construção de uma ponte para conectar os dois países. Em Novembro de 2020, os dois países assinaram um tratado acordando que essa obra seria realizada sobre o rio Corentyne.
Data: 16/02/2021. Por: Maria Clara Drawin
Venezuela
Venezuela inicia a vacinação da equipe sanitária contra a COVID-19
Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, deu-se início a primeira etapa da campanha de vacinação da equipe sanitária venezuelana. De acordo com o governo, nesta primeira fase, aproximadamente 7 mil trabalhadores serão imunizados através da vacina russa Sputnik V, numa média de vinte pessoas vacinadas por hora. A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, afirmou no canal público de televisão que os profissionais da saúde receberão as primeiras doses como uma forma de homenagem por estarem na “primeira fila” do combate. Ademais, de maneira otimista, também indicou que os planos do governo Nicolás Maduro incluem a vacinação de 70% da população antes do final do ano.
Data: 19/02/2021. Por Amanda Pereira Soares