Clipping África Austral #66

África do Sul e Google lançam plataforma para divulgar destino

Data: 08/03/2021

O Google Arts & Culture, braço do Google que disponibiliza visitas virtuais a galerias de arte de forma gratuita através da tecnologia do Street View e o Turismo da África do Sul, anunciaram uma parceria chamada “África do Sul: o paraíso de um explorador”. Esse projeto promete divulgar para turistas de todo o planeta um acervo com mais de 500 imagens e vídeos de atrativos do país. A parceria, que será de longo prazo, visa difundir os encantos e paisagens espetaculares que os sul-africanos estão acostumados a ver. O link para este passeio na África do Sul é o g.co/sharesouthafrica e ele já está em funcionamento.

Fonte: Panrotas

COVID-19: Variantes sul-africana e britânica presentes em Angola

Data: 09/03/2021

O Ministério da Saúde angolano divulgou o número de 17 infecções por variantes do novo Coronavírus. Desses 17 contágios, alguns casos são de uma variante originada da África do Sul e outra de origem britânica. Outros 4 casos ainda precisam ter sua origem determinada. A notícia de uma suposta nova variante do vírus preocupa o país que já conta com mais de 21 mil casos e 515 mortes devido a COVID-19.

Fonte: Voa Portugues

EUA: Designação terrorista para ISIS-Moçambique visa desfazer redes de apoio financeiro

Data: 11/03/2021

Com o intuito de combater o financiamento do terrorismo no continente africano, o Governo dos EUA anunciou a designação do grupo ISIS-Moçambique como grupo terrorista.  Segundo John Godfrey, coordenador interino do contraterrorismo no Governo estadunidense e enviado especial interino da Coligação Global para Derrotar o Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS), essas designações funcionam como instrumento para a quebra de redes de financiamento e apoio às atividades praticadas por esses grupos. O combate ao financiamento do terrorismo também ajuda a enfraquecer as redes de tráfico de drogas, mas para além disso, o Governo dos EUA está tentando implementar medidas de segurança nas fronteiras de Moçambique. O Estado Islâmico possui vário ramos afiliados em todo o mundo, o que Godfrey observa como importante evolução da ameaça do grupo, no qual, aponta os ataques sofridos no país africano, em Cabo Delgado, como uma dessas manifestações mais dramáticas. Os EUA apontam que o ISIS-Moçambique, desde 2017, já pode ter matado cerca de 1.200 civis e contribuído para o deslocamento de 679.000 moçambicanos.

Fonte: África 21 Digital

Banco Africano de Desenvolvimento compra 26 pontes para Moçambique

Data: 11/03/2021

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) divulgou a aquisição de 26 pontes modulares de aço para Moçambique, com o objetivo de substituir as infraestruturas destruídas em desastres naturais. As pontes modulares de aço têm uma vida útil de até 100 anos, e o BAD estima que cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas pela iniciativa. A intenção é que as pontes adquiridas sejam utilizadas como uma solução temporária, até que o governo de Moçambique consiga investir em pontes permanentes e resilientes ao clima.  Segundo o comunicado da instituição, as pontes modulares devem ser instaladas nos próximos meses e poderão ajudar diversas pessoas que sofrem com desastres naturais em toda Moçambique.

Fonte: DW

Zimbábue lança uma plataforma de aprendizado inovadora para crianças e professores

Data: 11/03/2001

O Ministério da educação Primária e Secundária do Zimbábue, em parceria com a UNICEF, lançou o “Passaporte de Aprendizagem”, essa iniciativa busca proporcionar educação flexível e de qualidade para crianças e adolescentes afastados da escola durante a pandemia da Covid-19.  O “Passaporte de Aprendizagem” é baseado em tecnologias virtuais elaboradas para proporcionar acesso à educação para crianças refugiadas no Zimbábue. Além disso, a plataforma virtual do programa foi realizada com a colaboração entre a UNICEF e a Microsoft, e atualmente vem sendo difundida em outros países.

Fonte: UNICEF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.