Guiana
Japão auxiliará a Guiana e outros países no tratamento de pacientes com COVID-19
O Japão auxiliará a Guiana e três outros países da CARICOM (Comunidade do Caribe) no tratamento de pacientes infectados com a COVID-19. Serão providenciados equipamentos de proteção individual e materiais médicos por intermédio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). O ministro da saúde da Guiana, Dr. Frank Anthony, expressou grande apreço pela iniciativa.
Data: 09/03/2021. Por Israel Coelho Quirino
Guiana Francesa
Cooperação entre Guiana Francesa, Brasil e Suriname fornece acesso facilitado a dados de ecossistemas fronteiriços
Uma parceria entre Guiana Francesa, Brasil e Suriname vem fornecendo a pesquisadores de todo o mundo acesso fácil a documentos e informações técnicas dos rios e do ecossistema compartilhadso nas fronteiras das três nações. A plataforma para a coleta dos dados se chama Bio-Plateaux, e está disponível em francês, português e inglês. Os rios pesquisados são: Rio Oiapoque, que está na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa; e Rio do Maroni, onde está a divisão entre a Guiana Francesa e o Suriname. Além de incentivar as pesquisas voltadas para a biodiversidade da região, o projeto se torna exemplo também em transparência e cooperação.
Data: 06/03/2021. Por: Pedro Lucas Costa Bello
Suriname
“Agora, depois de muitos meses, tudo é feito por meio de protocolos bem conhecidos”, disse Chan Santokhi sobre a vacina da Covid-19.
O presidente do Suriname, Chan Santokhi, lançou uma campanha de informação e vacinação contra a COVID-19 no país. De forma técnica, o Presidente falou sobre o vírus afirmando que, no início da pandemia, por falta de informações, muitos cidadãos foram vítimas da pandemia; Entretanto, reforçou que, atualmente, as informações científicas já são suficientes a fim de corroborar com os protocolos adotados pelo governo. Para além disso, o presidente divulgou o recebimento de milhares de doses do imunizante da COVAX, produzido na Índia, reforçou a necessidade de vacinação voluntária pelos surinameses.
Data: 09/03/2021. Por Matheus Felipe Moreira Zanetti.
Venezuela
Escassez de diesel paralisa novamente a Venezuela
O diesel, principal fonte de abastecimento de indústrias e transportes na Venezuela, encontra-se em escassez e pode levar o país à paralisação. A falta do produto causou enormes filas nas rodovias, protestos de motoristas e complicações no abastecimento das fábricas. Além disso, o transporte de alimentos e medicamentos poderá ser prejudicado, o que se configura num fator grave, já que o país vive uma crise humanitária paralelamente à pandemia da COVID-19. A Venezuela é uma grande produtora de petróleo, mas este setor vem sendo prejudicado em grande medida pelas sanções econômicas lançadas pelos Estados Unidos.
Data: 13/03/2021. Por: Sofia França Prieto