Clipping Norte da América do Sul #74

Guiana

Japão auxiliará a Guiana e outros países no tratamento de pacientes com COVID-19

O Japão auxiliará a Guiana e três outros países da CARICOM (Comunidade do Caribe) no tratamento de pacientes infectados com a COVID-19. Serão providenciados equipamentos de proteção individual e materiais médicos por intermédio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). O ministro da saúde da Guiana, Dr. Frank Anthony, expressou grande apreço pela iniciativa.

Fonte: https://www.stabroeknews.com/2021/03/09/news/guyana/japan-to-assist-guyana-others-with-treatment-for-covid-patients/amp/

Data: 09/03/2021. Por Israel Coelho Quirino

Guiana Francesa

Cooperação entre Guiana Francesa, Brasil e Suriname fornece acesso facilitado a dados de ecossistemas fronteiriços

Uma parceria entre Guiana Francesa, Brasil e Suriname vem fornecendo a pesquisadores de todo o mundo acesso fácil a documentos e informações técnicas dos rios e do ecossistema compartilhadso nas fronteiras das três nações. A plataforma para a coleta dos dados se chama Bio-Plateaux, e está disponível em francês, português e inglês. Os rios pesquisados são: Rio Oiapoque, que está na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa; e Rio do Maroni, onde está a divisão entre a Guiana Francesa e o Suriname. Além de incentivar as pesquisas voltadas para a biodiversidade da região, o projeto se torna exemplo também em transparência e cooperação.

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/natureza/amazonia/noticia/2021/03/06/brasil-suriname-e-guiana-francesa-compartilham-dados-de-ecossistemas-fronteiricos-em-plataforma-digital.ghtml

Data: 06/03/2021. Por: Pedro Lucas Costa Bello

Suriname 

“Agora, depois de muitos meses, tudo é feito por meio de protocolos bem conhecidos”, disse Chan Santokhi sobre a vacina da Covid-19.

O presidente do Suriname, Chan Santokhi, lançou uma campanha de informação e vacinação contra a COVID-19 no país. De forma técnica, o Presidente falou sobre o vírus afirmando que, no início da pandemia, por falta de informações, muitos cidadãos foram vítimas da pandemia; Entretanto, reforçou que, atualmente, as informações científicas já são suficientes a fim de corroborar com os protocolos adotados pelo governo. Para além disso, o presidente divulgou o recebimento de milhares de doses do imunizante da COVAX, produzido na Índia, reforçou a necessidade de vacinação voluntária pelos surinameses.

Fonte: https://lpmnews.com/agora-depois-de-muitos-meses-tudo-e-feito-por-meio-de-protocolos-bem-conhecidos-disse-chan-santokhi-sobre-a-vacina-da-covid-19/

Data: 09/03/2021. Por Matheus Felipe Moreira Zanetti. 

Venezuela

Escassez de diesel paralisa novamente a Venezuela

O diesel, principal fonte de abastecimento de indústrias e transportes na Venezuela, encontra-se em escassez e pode levar o país à paralisação. A falta do produto causou enormes filas nas rodovias, protestos de motoristas e complicações no abastecimento das fábricas. Além disso, o transporte de alimentos e medicamentos poderá ser prejudicado, o que se configura num fator grave, já que o país vive uma crise humanitária paralelamente à pandemia da COVID-19. A Venezuela é uma grande produtora de petróleo, mas este setor vem sendo prejudicado em grande medida pelas sanções econômicas lançadas pelos Estados Unidos.

Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-03-13/escassez-de-diesel-paralisa-novamente-a-venezuela.html

Data: 13/03/2021. Por: Sofia França Prieto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.