Guiana
Ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional diz que o governo se compromete a revitalizar as tradicionais indústrias guianeses
Hugh Todd, ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional discursou durante uma visita a comunidade de Batooba sobre as pretensões do governo em relação às indústrias tradicionais e o comércio. Em seu discurso, Todd afirmou que o governo continuará a investir na indústria madeireira e no desenvolvimento econômico da nação, tendo como objetivo principal o bem estar do povo guianense.
Fonte: https://guyanatimesgy.com/we-are-not-giving-up-on-lumber-min-todd/
Data: 16/03/2021. Por Danielle Gomide
Guiana Francesa
250 milhões de euros serão doados à Guiana Francesa para auxiliar no processo de recuperação e desenvolvimento econômico pós-pandemia
Como a maior parte dos países do sistema internacional, a Guiana Francesa, distrito ultramarino da França, também passou por grandes dificuldades e perdas devido à pandemia. Com o objetivo de reduzir os danos causados, foi assinado na última quarta-feira, dia 15, um acordo que fornecerá 250 milhões de euros para o país. O destino desse investimento se dará em áreas de sustentabilidade, desenvolvimento econômico e saúde. Desta quantia, 125 milhões serão providos pelo Estado francês e os outros 125 milhões serão fornecidos pelos fundos europeus REACT-EU.
Data: 19/03/2021. Por Gustavo Parreiras
Suriname
Embaixador chinês e político do Suriname se encontram para estreitar relações entre os dois países
À luz dos 45 anos de relações bilaterais entre China e Suriname, o embaixador chinês no Suriname, Liu Quan, e o presidente da Assembleia Nacional do país, Marinus Bee, encontraram-se no dia 15 de março. Na reunião, o embaixador chinês declarou que a China está à disposição para estabelecer projetos de cooperação internacional com o Suriname, mencionando diferentes áreas para coordenação entre os Estados. Entretanto, não houve a assinatura de nenhuma documento escrito. Essas áreas incluem projetos para desenvolvimento do setor agropecuário do Suriname, construção de casas e envio de médicos chineses para apoiar no controle da pandemia no país. Por último, o embaixador Liu Quan ressaltou a possibilidade de reativar, quando possível, o programa de intercâmbio que promovia o estudo e treinamento de cerca de 400 surinameses na China.
Fonte: https://www.dna.sr/nieuws/china-en-suriname-zullen-bilaterale-betrekkingen-bevorderen/
Data: 15/03/2021. Por: Israel Coelho Quirino
Venezuela
Maduro afirma que os Estados Unidos fracassaram mas causaram grandes danos à economia venezuelana
Em sua fala através do canal estatal venezuelano, Maduro afirmou que desde 2015 tem sido travada uma guerra econômica contra a Venezuela e que isso foi produto de “sanções criminais, cruéis e assassinas”. O discurso também condenou o comentário do almirante americano Craig Faller, chefe do Comando Sul, perante o senado estadunidense, o qual afirmou que as fortes sanções ao país bolivariano tem o fim de buscar a destruição da economia venezuelana”.
Data: 19/03/2021. Por Amanda Pereira Soares