Há 30 anos, criação do Mercosul pôs fim às tensões entre Brasil e Argentina
22/03/2021 – Por Nathalia Amorim
Há 30 anos atrás, ocorreu a assinatura do Tratado de Assunção entre Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Tal Tratado possui uma grande simbologia para a região do Cone Sul, tendo em vista que foi um grande passo para integração regional, mesmo que inicialmente tenha sido apenas de cunho econômico. O Mercosul significou a porta de entrada para países da América do Sul na otimização de seus fluxos de comércio e, consequentemente, maior competitividade no ambiente internacional. Naquele momento, tributos alfandegários entre os países foram quase eliminados, impostos foram unificados e relações comerciais foram institucionalizadas e consolidadas. Mas além disso, grandes tensões diplomáticas, que existiam entre Brasil e Argentina desde tempos coloniais, imperiais, e perduraram até primórdios da República, foram enterradas. Entre Brasil e Argentina existiam rivalidades não apenas diplomáticas, como também econômicas. O Mercosul trouxe enormes vantagens nesta área, resolvendo as questões econômicas entre os países e, ao longo do tempo, institucionalizando parcerias para a resolução de questões sociais e culturais. A Universidade de Integração Latino-Americana (Unila) foi criada na fronteira Brasil- Argentina-Paraguai, por conta do Mercosul, e trabalha com temas voltados para o desenvolvimento regional.
Brasil recebe primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility, com mais de 1 milhão de doses
21/03/2021 – Por Júlia Oliveira
Neste domingo, 21 de março, o Brasil recebeu a primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility, que é uma iniciativa de quatro organizações, sendo estas a Organização Mundial da Saúde; a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias; a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização; e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. A iniciativa é uma aliança global, que envolve mais de 150 países, criada com o intuito de impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas de combate à Covid-19.
O Brasil recebeu, no primeiro lote, um total equivalente a 1.022.400 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, que foi fabricado na Coreia do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, o país deve receber mais 1,9 milhão de doses até o final do mês. O acordo prevê, na sua totalidade, 42 milhões de doses, sendo que aproximadamente 9,1 milhões são da vacina da Oxford, previstas para chegar ao Brasil entre os meses de março e abril.
Uruguai detecta a cepa brasileira em pelo menos 7 regiões
23/03/2021 – Por Júlio Belo
De acordo com as autoridades uruguaias, a mutação da COVID-19 foi detectada em sete regiões: Artigas, Montevidéu, San José, Rocha, Canelones, Río Negro e Salto. A confirmação veio pelo governo, em meio a preocupação do alastramento, visto a maior letalidade da variante. O Uruguai pôde detectar, por meio, do Grupo de Trabalho Interinstitucional em Vigilância SARS-CoV-2. O Centro de Inovação em Vigilância Epidemiológica uruguaio confirmou em 100% das amostras serem a variante brasileira.