Clipping África Austral #68

Foto: Siphiwe Sibeko – 24.jun.2020 / Reuters

África do Sul conclui venda de vacinas da AstraZeneca contra Covid-19

21/03/2021

O país sul-africano concluiu a venda das doses da vacina AstraZeneca/Oxford para países da União Africana. A venda destas doses foi motivada após testes apontarem a baixa eficiência desta vacina contra a variante da doença dominante no país. Ao todo 14 países da União Africana serão beneficiados com estas vacinas.

Fonte: CNN Brasil

Disputa diplomática entre Botsuana e Congo para cargo na SADC

22/03/2021

O presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi, visitou a República Democrática do Congo (RDC) para chegar a um consenso com seu presidente, Félix Tshisekedi, sobre o candidato indicado ao cargo de Secretário Executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). Na disputa deste ano, apenas os dois Estados possuem permissão para indicar candidatos. Enquanto Botsuana está com as taxas da SADC em dia, o Congo está atrasado ​​em $3 milhões. Além disso, a RDC é considerada geograficamente e diplomaticamente na periferia da SADC e não tem presença permanente na sede da organização em Gaberone, Botsuana. Para disputar o cargo, é necessário que o país tente mobilizar a África do Sul, Moçambique, Angola, Tanzânia e Zâmbia.

Fonte: The Africa Report

Botsuana diz que investigação preliminar exclui infecções bacterianas nas últimas mortes de elefantes

24/03/2021

O Ministério do Meio Ambiente de Botsuana realizou investigações preliminares sobre uma nova onda de mortes de elefantes no país e descarta o antraz (doença bacteriana) e as infecções bacterianas como sua causa. As últimas mortes na Reserva de Caça Moremi aconteceram meses depois que centenas de elefantes morreram por ingestão de microrganismos tóxicos. Até janeiro, foram reportadas 11 mortes, um número que atualmente está em 39. Durante um período de várias semanas, iniciado em maio do ano passado, 330 elefantes foram encontrados mortos em circunstâncias misteriosas perto das margens do Delta do Okavango, um dos principais destinos turísticos do continente.

Fonte: Reuters

Presidente sul-africano convocado a depor sobre corrupção

24/03/2021

Cyril Ramphosa, atual presidente da África do Sul, foi convocado pelo juiz Raymond Zondo para depor perante uma comissão que investiga a alegada corrupção no mandato do ex-presidente Jacob Zuma, durante o qual Ramphosa foi vice-presidente. A Presidência da República sul-africana confirmou, no site oficial da presidência, que Ramphosa comparecerá à audiência marcada para os dias 22, 23, 28 e 29 de abril.

Fonte: DW

Angola recua no pluralismo e liberdades políticas – Freedom House

24/03/2021

Segundo o próprio site da ONG, a Freedom House trabalha para defender os direitos humanos e promover mudanças democráticas, com foco nos direitos políticos e liberdades civis. A instituição registrou que houve um regresso no país angolano no tocante às liberdades políticas. O documento que foi publicado no dia 24/03 nos lembra que a nação africana é governada pelo mesmo partido (MPLA) desde sua independência, em 11 de novembro de 1975. A ONG destaca ainda que apenas 16% dos países subsaarianos possuem o estado “livre”, de acordo com critérios que a organização utiliza para esta análise.

Fonte: DW

Moçambique: Inhambane pede menos restrições para sobreviver à crise da Covid-19

25/03/2021

A população de Inhambane, província no sul de Moçambique, vive momentos difíceis decorrentes da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19. O governo local criou diversas e rígidas restrições ao comércio e circulação de pessoas na cidade com a intenção de conter o vírus, gerando um agravamento do desemprego, que se aliou ao aumento no preço de bens essenciais, como comida e água. Ao governo, cabe a árdua tarefa de conciliar o contingenciamento da doença e as atividades socioeconômicas na província, onde grande parte das pessoas se mantinham a partir do turismo na região e hoje se encontram numa situação de desemprego, fazendo com que supliquem por um alívio nas restrições locais.

Fonte: Deutsche Welle

Angola recebeu doação chinesa de 200 mil doses de vacinas Sinopharm

25/03/21

A Angola recebeu nesta quinta-feira (25) 200 mil doses da vacina Sinopharm doadas pelo governo chinês. De acordo com a Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, essas vacinas serão utilizadas em “duas ou três províncias”, de acordo com as metas do Plano Nacional de Vacinação que cuja meta, na primeira etapa, é vacinar maiores de 40 anos, pessoas com comorbidades, que possuam grande exposição ao vírus, e forças de defesa e segurança. A Ministra frisou ainda que a aquisição de mais vacinas já está em curso, através de acordos estatais e da iniciativa Covax.

Fonte: RTP Notícias

Covid-19: ONG moçambicana pede mais transparência na vacinação

26/03/2021

A ONG moçambicana Observatório Cidadão para a Saúde pediu que o Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) publique diariamente o número de vacinados. Segundo a organização, a divulgação do número de vacinados manteria a população informada sobre todas as etapas do processo de vacinação, o que o tornaria mais transparente. Até o momento, na primeira fase do plano de vacinação, já foram vacinados 57.305 profissionais de saúde em Moçambique, segundo os últimos dados divulgados pelo Misau.

Fobre: DW

Governo aprova a participação da Zâmbia no programa COVAX

 26/03/2021

O governo da Zâmbia aprovou a participação do país na Iniciativa COVAX, que visa vacinar 40% da população do país de forma gratuita. A porta-voz do governo, Dora Siliya, disse que o programa de vacinação adquirido pela UNICEF não será obrigatório, mas será feito voluntariamente. A vacinação dará prioridade às pessoas com mais de 65 anos, incluindo aquelas com doenças crônicas, além de trabalhadores da linha de frente da saúde, polícia, líderes tradicionais de segurança, clérigos e oficiais de imigração, pois são considerados os mais essenciais para manter as funções sociais básicas.

Fonte: Lusaka Times

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.