Clipping Norte da América do Sul #76

Guiana 

PRF apreende uma tonelada de alho contrabandeado da Guiana em Boa Vista

A Polícia Rodoviária Federal brasileira (PRF) apreendeu, no Norte de Roraima, uma  tonelada de alho que estava sendo contrabandeada da Guiana. A apreensão ocorreu durante a fiscalização que decorreu de um patrulhamento da PRF na BR-041, rodovia que liga o Brasil à Guiana. A carga estava sendo transportada em veículo de passeio. O condutor tentou evadir o local mas acabou sendo preso e levado à delegacia. O fato, de acordo com a PRF, configura crime de contrabando consistente na importação de mercadoria proibida que atenta contra a saúde e a administração pública. 

Fonte: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/03/26/prf-apreende-uma-tonelada-de-alho-contrabandeado-da-guiana-em-boa-vista.ghtml

Data: 26/03/2021. Por: Matheus Felipe Moreira Zanetti

Guiana Francesa

CM98 organiza Workshop de Genealogia e História para descendentes de pessoas escravizadas

O Comitê Caminhada de 23 de Maio de 1998 (CM28) disponibilizou um Workshop de Genealogia e História  para famílias de descendentes de pessoas escravizadas na Guiana Francesa, Guadalupe, Ilha de Reunião e Martinica terem contato com sua ancestralidade. O evento foi organizado em resposta ao Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos, que ocorre no dia 25 de Março. 

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2021/03/25/workshop-frances-de-genealogia-resgata-ancestralidade-de-descendentes-de-escravos.amp.htm

Data: 26 de Março de 2021. Por: Maria Clara Drawin

Suriname

Suriname recebe suas primeiras vacinas contra a COVID-19 por meio da COVAX Facility

Com apoio do Fundo Rotativo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Suriname recebeu suas primeiras 24.000 doses de vacina contra a COVID-19. A entrega foi viabilizada pela COVAX Facility, uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações para entregar vacinas ao redor do mundo. Todos os países que foram beneficiados pela COVAX Facility receberam doses, nesta primeira fase, para vacinar cerca de 2,2% de sua população e, durante o ano de 2021, mais lotes serão distribuídos. O Suriname dará prioridade à população mais vulnerável, como trabalhadores da saúde, contudo, a vacinação é também uma esperança para as crianças, que poderão, futuramente, retornar às escolas de maneira presencial. Até que a vacinação atinja grande parte da população, as medidas de isolamento social ainda são necessárias.

Fonte: https://www.paho.org/en/news/26-3-2021-suriname-receives-its-first-covid-19-vaccines-through-covax-facility

Data: 26/03/2021. Por: Sofia França Prieto

Venezuela

Refugiados venezuelanos na Colômbia acusam o próprio exército de assassinatos e abusos contra civis durante conflitos

A guerra entre as Forças Armadas da Venezuela e grupos armados ilegais nas proximidades da fronteira com a Colômbia está aumentando o fluxo de imigrantes para o país vizinho. Os venezuelanos que fugiram da região denunciaram a morte de civis e abusos militares envolvendo pilhagem e incêndio de casas. Testemunhas afirmam que o exército venezuelano realizava operações militares contra membros oriundos das Forças Armadas Revolucionárias (FARC). Nesse sentido, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino Lopez, denominou os guerrilheiros irregulares de terroristas, e disse que as acusações lançadas contra as tropas venezuelanas não refletem a sua ética. Em outro momento, o Ministério da Defesa da Venezuela responsabilizou a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e o governo da Colômbia por apoiarem a atuação dos combatentes estrangeiros em solo venezuelano.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-colombia-venezuela/venezuelan-soldiers-killed-civilians-refugees-who-fled-to-colombia-say-idUSKBN2BJ0FB

Data: 27/03/2021. Por: Pedro Bello.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.