Clipping África Ocidental #100

Tentativa de golpe no Níger.

Durante a noite de 30 de março de 2021, houve tiroteios entre a guarda presidencial e grupos armados em Niamey, a capital  do Níger. Segundo as autoridades, esses tiroteios foram causados por  uma tentativa de golpe dirigida pelo capitão Gourouza, que está fugindo e tornou-se o homem mais procurado do Níger. Depois desses acontecimentos, muitos soldados foram presos. No entanto, a tentativa do golpe não interferiu no funcionamento normal das instituições da presidência e a preparação da posse do recém-eleito presidente Mohamed Bazoume que deve acontecer dia 2 de Abril.

Abdou Lahat Faye.

Fonte: https://www.rfi.fr/fr/afrique/20210401-niger-les-enqu%C3%AAtes-se-poursuivent-apr%C3%A8s-la-tentative-de-coup-d-%C3%A9tat?fbclid=IwAR3wEqfhkRMY7afdxb4gXiKe1COPWN7rdZNVMYgzZdlslKJZjK5P0NhhdCM. 01/04/2021.

Acusação da ONU contra a França nas operações Militares no Mali.

A população do Mali á muito tempo contesta a presença da Operação de Paz e a luta contro o terrorismo dirigido pela França no seu territorio, isso por causa de violência contra os civis.

Uma investigação da Divisão de Direitos Humanos da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) sobre as operações da França acabou de ser concluída e mostrou que um ataque aéreo liderado pelo exército francês em janeiro deste ano provocou a morte de 19 civis que estavam reunidos em uma festa de  casamento. As autoridades da França refutam a hipótese desta investigação afirmando que as Forças Armadas francesas realizaram um ataque aéreo contra um grupo terrorista armado identificado.

Forças armadas francesas no Mali
Forças armadas francesas no Mali.

Abdou Lahat Faye.

Referência: https://www.afrik.com/mali-l-onu-accuse-la-france. 31/03/2021.

Mali: em Timbuktu, a promotora do TPI saúda a reconstrução dos mausoléus.

Fatou Bensouda, promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI), visitou dia 31 de março os mausoléus agora restaurados de Timbuktu, no Mali, considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. A visita saudosa contou com a presença da Unesco, o governo do Mali, o ICC e o Fundo para as Vítimas do ICC . Quatorze mausoléus de santos foram atacados pelos jihadistas depois de sua ocupação no Mali em 2012, e pela primeira vez a destruição de bens culturais foi considerada um crime de guerra pela justiça internacional. O vice-diretor geral da Unesco, Xing Qu, disse que a cultura é um fator de coesão, e diante de três grandes mesquitas reconstruídas se solidarizou: “Seu patrimônio é nosso patrimônio. O que está em Timbuktu pertence à humanidade. ” 

Veículos das Nações Unidas em frente à mesquita Sankoré em Timbuktu, 31 de março de 2021, por ocasião da visita de Fatou Bensouda, procurador-chefe do TPI.
Veículos das Nações Unidas em frente à mesquita Sankoré em Timbuktu, 31 de março de 2021, por ocasião da visita de Fatou Bensouda, procurador-chefe do TPI. MICHELE CATTANI / AFP.

Izabella Burjaily Lizardo.

Fonte: Le Monde Afrique. Data: 01/04/.

https://www.lemonde.fr/afrique/article/2021/04/01/mali-a-tombouctou-la-procureure-de-la-cpi-se-felicite-de-la-reconstruction-des-mausolees_6075248_3212.html

Costa do Marfim: Abdourahmane Cissé nomeado Secretário-Geral da Presidência.

No início da tarde dessa segunda-feira (29), Abdourahmane Cissé, que ocupou o cargo de Ministro do Petróleo no governo cessante, tornou-se por decreto, aos 39 anos, o novo secretário-geral da presidência da Costa do Marfim. Ele é o sucessor de Patrick Achi, que no dia 26 de março foi confirmado como novo primeiro-ministro. O presidente Alassane Ouattara fez essa escolha de forma estratégica, pois pretende que a dupla tecnocrata, Cissé e Achi, trabalhe lado a lado na frente do executivo.

Nascido em 1981, em Treichville, Abidjan, filho de mãe dona de casa e pai construtor, Abdourahmane Cissé completou estudos brilhantes. Frequentou a Universidade de Oklahoma nos EUA, e começou sua carreira profissional como trader na Goldman Sachs International, Londres. Em 2011, deixou o conceituado banco de investimento e regressou à Costa do Marfim, na sequência da eleição de Ouattara.

Izabella Burjaily Lizardo.

Data: 29/03/2021. Fonte: Jeune Afrique. https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=fr&u=https://www.jeuneafrique.com/1145862/politique/cote-divoire-amadou-soumahoro-reconduit-a-la-tete-de-lassemblee/&prev=search&pto=aue


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.