Clipping África Austral #68

Ex-presidente de Madagascar Didier Ratsiraka morre aos 84 anos

28/03/2021

Ratsiraka que foi presidente da ilha de Madagascar em dois mandatos ficou conhecido pela alcunha de “Almirante Vermelho”, devido às suas políticas socialistas. Em 2002, Ratsiraka recusou sua derrota nas eleições para presidente do país, o que dividiu o território em 2. O “almirante vermelho” se exilou na França por 11 anos, após seu concorrente de eleição ser finalmente proclamado presidente do país africano.

Fonte: Estado de Minas

Estado Islâmico reivindica ataques no norte de Moçambique, e população tenta fugir da região

29/03/2021

O Estado Islâmico reivindicou na segunda-feira (29) a autoria dos ataques realizados na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, que culminaram na tomada da cidade de Palma no sábado (27). O Estado Islâmico reivindicou os ataques através de sua agência de notícias, a Amaq, e afirmou ter matado 55 pessoas. Entre 6 mil e 10 mil dos 75 mil habitantes de Palma buscam proteção no complexo da empresa francesa de extração de gás Total, localizada próximo ao município. Além disso, mais de 1400 moradores de Palma fugiram da cidade em uma balsa, com destino a Pemba, capital de Cabo Delgado.

Fonte: Folha de S. Paulo

Fonte: Campo de moçambicanos deslocados no distrito de Chiure – AFP/Arquivos/Istoé

Portugal enviará 60 militares a Moçambique

30/03/2021

O ministro das Relações Exteriores de Portugal, Augusto Santos Silva, declarou que enviará 60 militares portugueses para Moçambique, no intuito de ajudar o governo moçambicano a combater as forças do Estado Islâmico que se estabeleceram na cidade de Palma. A Organização das Nações Unidas também ofereceu assistência a Moçambique para proteger civis, restabelecer a estabilidade na região e levar justiça aos autores dos ataques em Palma.

Fonte: Istoé

Violência extremista em Moçambique ameaça vizinhos

30/03/2021

Radicais islâmicos, em apenas 3 anos, já ceifaram cerca de 2,6 mil pessoas em Moçambique. Este grupo chamado de al-Shabab segue fazendo vítimas, e mesmo com este período, não é evidente ainda as reais motivações deste grupo. Deduz-se que estes radicais estejam “protestando” contra a extração exacerbada de recursos naturais por classes sociais mais ricas. Este grupo já manifestou seu apoio ao Estado Islâmico. Vizinhos de Moçambique, como África do Sul, Zimbábue e Tanzânia estão preocupados, este último já registra incidentes parecidos em seu território.

Fonte: Revista Planeta

Angola: Líder da Unita apela ao início do diálogo para parar com guerra em Cabinda

 01/04/2021

Em uma mensagem para a celebração do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional da Angola, o Líder do maior partido de oposição do país Adalberto Costa Júnior da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), afirmou a necessidade de parar a guerra em Cabinda e dialogar com os separatistas. A província que vem em busca da sua independência do território angolano, já obteve em 2006, por um memorando, a concessão de sua autonomia por meio do Estatuto Especial, no entanto, o acordo nunca chegou a entrar em vigor. Além de Adalberto Costa, o antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Francisco Pereira, também endossou a necessidade de reconciliar com a região e a volta das negociações com os membros da FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda), principalmente aqueles que perpetuam a violência.

Fonte: África 21 Digital

Zimbábue: Produtores de energia solar isentos de impostos por 5 anos

01/04/2021

Como parte de sua política para incentivar o investimento em energia solar, o governo do Zimbábue pretende conceder isenção de impostos a investidores por um período de 5 anos. Essa medida complementaria outra já implementada pelo governo zimbabuano, que não taxa a importação de equipamento para a produção de energia solar. O governo do Zimbábue vem apostando em fontes de energia não convencionais, tal qual a solar, para a eletrificação mais rápida das áreas rurais do país.

Fonte: Afrik 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.