Clipping Cone Sul #60

Fausto Ribeiro é indicado para ser o próximo presidente do Banco do Brasil

29/03/2021 – Por Emilly Guidi

Na segunda-feira, dia 29 de março de 2021, a indicação de Fausto Ribeiro para tomar a frente do Banco do Brasil foi realizada e comunicada pela própria instituição financeira. O Ministério da Economia enviou a análise e a manifestação para o Corem (Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade), para que o mesmo se reúna e avalie tal solicitação ainda nesta semana final de março.

A indicação foi feita por parte do próprio governo federal, no dia 18 de março, após a renúncia do ex-presidente executivo, André Brandão. Ribeiro é funcionário de carreira dentro da instituição desde 1988. Vale ressaltar que, caso a solicitação seja aprovada, ele será o terceiro a presidir o Banco do Brasil em um período de seis meses, visto o desgaste causado pelo atual Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. No início deste ano de 2021, o presidente anunciou um plano que consistia na realização de algumas demissões e no fechamento de várias agências espalhadas pelo país.

Fonte: https://noticias.r7.com/economia/governo-indica-fausto-ribeiro-para-presidir-banco-do-brasil-29032021

Presidente do Chile propõe adiar eleição da Assembleia Constituinte por alta nos casos de Covid

28/03/2021 – Por Júlia Parzzanini

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou que vai propor que a eleição da Assembléia Constituinte seja adiada do dia 11 de abril para os dias 15 e 16 de maio. A medida foi solicitada devido à nova onda de contágios por coronavírus, e por causa das medidas de confinamento e distanciamento social da população. O pedido de adiamento vai ser enviado ao Congresso na segunda-feira (29)  e precisa de aprovação de no mínimo dois terços da Casa.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/03/presidente-do-chile-adia-eleicoes-constituintes-por-alta-de-casos-de-covid.shtm

China abaixa tarifas de importação de laticínios, e Uruguai terá mais facilidade para vender

29/03/2021 – Por Larissa Cimini

A redução tarifária chinesa se aplicou em vários produtos lácteos, que incluem queijo e soro de leite, de forma que o Uruguai poderá se beneficiar de um melhor acesso ao principal mercado importador de laticínios do mundo. O país latino-americano tem boa reputação mundial como produtor, vendedor e negociador destes produtos, atualmente habilitado para exportá-los para mais de 60 mercados.

O leite em pó, antes taxado em 6% na China, passou para 2%, e de 12% para 8% em queijos – ralado, em pó, processado e outros. Atualmente, o principal produto vendido para o gigante asiático é o leite em pó integral. A notícia é positiva pois a margem de diferença fica menor em relação a países como Nova Zelândia (sem impostos para estes produtos) e Austrália (taxada em 0% no leite em pó e 3,6% para demais lácteos). 

Fonte: https://www.elobservador.com.uy/nota/mejora-el-acceso-al-mercado-chino-para-los-lacteos-tras-baja-arancelaria-2021329504

Mercosul tem reunião tensa e opõe Argentina a Brasil, Uruguai e Paraguai

26/03/2021 – Por Laura Ribeiro

Em meio a pandemia do Covid-19, foi realizada em Buenos Aires uma conferência com os presidentes do países membros do Mercosul, em razão do 30º ano de existência do bloco de cooperação. Na reunião, os presidentes solicitaram maior abertura no firmamento de acordos comerciais, entretanto, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, se posicionou contra a redução linear da tarifa externa comum. Essa posição foi contrária à do Brasil e do Uruguai, que afirmaram ser a favor da revisão da taxa pela necessidade de flexibilidade de acordos comerciais fora do bloco, a fim de movimentar suas economias diante do arrefecimento causado pela pandemia. O Chanceler argentino, Felipe Solá, afirmou que independente do posicionamento adotado, o país irá apoiar o que a maioria decidir. Como novidade, foi apresentado o Estatuto de Cidadania do Mercosul (ECM) que reúne os direitos e benefícios dos habitantes do bloco, desde circulação entre os países quanto comunicação e defesa do consumidor.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2021/03/26/mercosul-tem-reuniao-tensa-e-opoe-argentina-a-brasil-uruguai-e-paraguai.htm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.