Clipping África Ocidental #101

Senegal abre seu consulado no Dakhla, Saara Ocidental

Macky Sall e Mohammed VI
Macky Sall e Mohammed VI

O Saara Ocidental, apesar de ser um território não autônomo, é disputado entre o Marrocos e a República Árabe Saharaui Democrática (RASD). O Senegal é um aliado tradicional do Marrocos, e por muito tempo apoiou o país no conflito do Saara Ocidental. O governo Macky Sall anunciou no dia da comemoração do 61º aniversário de independência (4 de abril) a abertura de seu consulado na cidade de Dakhla no Sara Ocidental sob administração do Marrocos. A cerimónia de inauguração foi marcada para 5 de abril e foi presenciada pelos chefes da diplomacia dos dois países.

Fonte: https://www.afrik.com/sahara-le-senegal-ouvre-son-consulat-a-dakhla-ce-lundi. 04/04/2021.

Abdou Lahat Faye.

A economia burquinense no caminho da recuperação

Processamento de cereais nos Grands Moulins du Faso
Processamento de cereais nos Grands moulins du Faso © Renaud Van Der Meeren / EDJ

Devido a grande crise sanitária, social e econômica  no Burkina Faso, causada  pela pandemia da COVID-19, além da constante luta contra o terrorismo, o país viu seu crescimento econômico se abreviar. De acordo com projeções do FMI , a recessão econômica foi de – 2% no ano de 2020.

Apesar disso, enquanto a dívida da África Subsaariana como um todo aumentou nove pontos, as autoridades burquinenses vêm apresentando uma resposta rápida e eficaz frente aos desafios, contando com grande apoio internacional. Segundo Ousmane Kolie, especialista em setor público do Banco Mundial, “a agricultura de subsistência e comercial, como a cultura do algodão, tem sido resiliente”, o que vem ajudando o crescimento a permanecer positivo.

Portanto, ainda que as consequências do desligamento da economia sobre a população sejam graves, além de necessárias reformas e correções nas atitudes políticas, a economia burquinense vem se mostrando pronta para uma gradual recuperação.

Fonte: Jeune Afrique. 8/04/2021. Link: https://www.jeuneafrique.com/1133049/economie/burkina-faso-de-la-resistance-a-la-relance/

Izabella Burjaily Lizardo.

Pandemia aumentou violência contra meninas e jovens na Guiné-Bissau

default

A pandemia do Covid19 não só afetou a saúde dos guineenses como também, através da diminuição da renda provocada pelo confinamento, muitas famílias tem procurado outros meios de sustento e o número de meninas em casamentos precoce tem aumentado de maneira alarmante.

“Com a Covid-19, as famílias que vivem do quotidiano viram os seus rendimentos cair e as estratégias mudam, nomeadamente através do casamento forçado com um elevado dote”, afirmou Laudolino Medina, da Associação Amigos da Criança. “O que é igual a vender crianças e a torná-las num objeto comercial”, salientou.

Em março, foi considerado através do Fundo Das Nações Unidas para a Infância, que “mais 10 milhões de casamentos infantis podem ocorrer antes do final da década”.

Fonte: DW. 23/03/2021
Link: https://www.dw.com/pt-002/pandemia-aumentou-viol%C3%AAncia-contra-meninas-e-jovens-na-guin%C3%A9-bissau/a-56960073

Sofia Machado.

Charles Blé Goudé implora a Alassane Ouattara: “Quero voltar à Costa do Marfim”

Charles Blé Goudé
Charles Blé Goudé

Charles Blé Goudé, ex – ministro da Juventude e Laurent Gbagbo, ex-presidente do país, estavam sendo acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade no momento pós-eleitoral em 2010 e 2011 ocorridos na Costa do Marfim. Ambos foram absolvidos dos crimes pelo Tribunal Penal Internacional. Goudé pede perdão à população da Costa do Marfim e afirma que é um alívio grande ser inocentado. Além disso, deixa claro as suas intenções de retornar ao país que atualmente é chefiado por Alassane Ouattara. 

Goudé explica que os seus documentos marfinenses, assim como os de Gbagbo, foram  recolhidos, e que não possuem passaportes. Por isso suplica ao atual presidente que analise a situação e os permita voltar à Costa do Marfim e ainda diz que confia nas autoridades marfinenses para que façam isso.

Fonte: https://www.afrik.com/charles-ble-goude-implore-alassane-ouattara-je-veux-retourner-en-cote-d-ivoire. 02/04/2021.

Ana Carolina Oliveira Costa

O que aconteceu no Níger na noite de 30 de março?

Na madrugada de 30 para 31 de março se ouviram tiros de armas pesadas na zona da presidência na capital do Mali, Niamey. Na região se situam os escritórios e a residência presidencial. Segundo testemunhas, por volta das 03:00, horário local, começaram os disparos de armas leves e pesadas, que duraram aproximadamente 15 minutos. Esse conflito acontece cerca de 24 horas antes de Mohamed Bazoum, o novo presidente, tomar posse oficialmente.

Fonte: https://www.afrik.com/que-s-est-il-passe-au-niger-cette-nuit. 31/03/2021.

Ana Carolina Oliveira Costa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.