Clipping África Austral #70

Fonte: DWA/Sebastião

Moçambique: Nyusi estende recolher obrigatório nas capitais provinciais

05/04/2021

A partir de terça-feira (6), todas as capitais e províncias de Moçambique devem observar o toque de recolher obrigatório, que irá de 10 horas da noite até 4 horas da manhã. De acordo com o presidente Filipe Nyusi, o governo tomou essa iniciativa devido ao aumento do número de infecções de Covid-19 no país. Ademais, Nyusi citou que poderá ocorrer um agravamento da pandemia, ou até mesmo uma terceira onda de contaminação, devido ao retorno maciço de moçambicanos que trabalham na África do Sul durante o feriado de Páscoa.

Fonte: DW

Parceria público-privada multimilionária no setor da saúde é encerrada no Lesoto

05/04/2021

O governo do Lesoto segurava acordo multimilionário com o Grupo de Hospitais Netcare há 18 anos. O contrato foi referente à formação de uma parceria público-privada para a construção e para o atual gerenciamento do maior hospital de Lesoto, o Queen Mamohato Memorial Hospital, localizado na capital e importante em um país cuja população urbana se concentra na região. À época da formação do acordo, o Grupo Netcare e seu parceiro local Tsepong pegaram emprestados US$800 milhões do Banco de Desenvolvimento da África Austral para construir o hospital. Frente a levantamentos de suspeitas judiciais contra o Grupo Netcare, o governo do Lesoto anunciou o cancelamento do acordo buscando satisfazer o objetivo de construir seu próprio sistema e centro nacional de saúde, agora de caráter público, não público-privado.

Fonte: Business LIVE

Líderes da África Austral se reunirão para decidir medidas frente aos ataques terroristas de Moçambique

06/04/2021

Os representantes dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, bloco econômico regional, marcaram conferência para 8 de abril para discutir medidas de contenção dos efeitos dos ataques ocorridos na semana do dia 25 de março em Moçambique. Trata-se do ataque realizado pelo grupo al-Shabab e reivindicado pelo Estado Islâmico na província de Cabo Delgado, que provocou a morte de milhares de pessoas e a migração de mais de 10 mil, segundo o ACNUR. O Exército de Moçambique afirma já ter recuperado o controle da cidade de Palma, foco do ataque, mas os efeitos ainda são alarmantes. A visão é representada pela fala do Presidente de Botsuana de que os ataques são ameaça à paz e à segurança nos níveis local, regional e de toda a comunidade internacional.

Fonte: Anadolu Agency

África do Sul fecha acordo para aquisição de 20 milhões de doses da vacina da Pfizer

06/04/2021

O Governo da África do Sul anunciou a compra, nesta terça-feira (06), de 20 milhões de unidades da vacina de dose dupla para a COVID-19 da Pfizer-BioNTech. O contexto é a necessidade de incremento na vacinação perante o pior pico de casos de infecção pelo novo coronavírus. A vacinação de 31 milhões de cidadãos está garantida pelas unidades de dose única da Johnson & Johnson ‘s já negociadas pelo governo sul-africano, mas ainda é pouco frente aos quase 60 milhões que compõem a população. Segundo o vice-diretor geral do Departamento de Saúde do país, o primeiro lote da Pfizer é esperado para chegar no final de abril.

Fonte: Reuters

Região de Ohangwena está a expulsar mais de 200 angolanos diariamente – Milhares de habitantes das províncias do sul de Angola passaram a fronteira em busca de comida e trabalho

07/04/2021

Uma migração em massa de parte da população do sul de Angola para a região de Ohangwena está acontecendo, em decorrência da estiagem no local. Esses imigrantes sofrem com a seca em seus lugares de origem, afetando seus trabalhos, muitas vezes nas lavouras e plantações, fazendo com que busquem trabalho na Namíbia, onde recebem menos que o normal do lugar e com péssimas condições de trabalho, especialmente por serem imigrantes. Entretanto, esse é um processo migratório ilegal, a grande maioria das pessoas não possuem autorização para adentrar o território namibiano, forçando o Governo da região a levá-los de volta a Angola.

Fonte: Novo Jornal

Angola pede ajuda à Espanha para construir uma economia mais sólida

08/04/2021

Em discurso no Fórum Empresarial Angola/Espanha, o Ministro para a Coordenação Econômica da Angola, Manuel Nunes Júnior, disse que o governo pretende diversificar as estruturas da economia do país, investindo nos setores privados e diminuindo o peso do Petróleo no PIB. O governo convidou empresas espanholas para investirem no país e para isso, eles também pretendem restabelecer a confiança dos investidores nos negócios e nas instituições nacionais. Além disso, o plano de reestruturação da economia contará com a privatização de alguns ativos de empresas no setor bancário, telecomunicações, hotelaria, seguradoras entre outros.

Fonte: África 21 Digital

Banco do Brics aprova empréstimo de US$1 bi à África do Sul para combater Covid-19

08/04/2021

Nesta quinta-feira (8), o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics aprovou um empréstimo de 1 bilhão de dólares para o governo da África do Sul. O objetivo é auxiliar na recuperação econômica do país da pandemia de Covid-19.

Fonte: Época

UE financia ajuda humanitária com quase 7,9 milhões de euros

09/04/2021

A União Europeia enviará 7,86 milhões de euros para Moçambique, como parte de um pacote de auxílio de 24,5 milhões para a África Austral e a região do Oceano Índico. Segundo a Comissão Europeia, o financiamento objetiva auxiliar na resposta à atual crise humanitária que está ocorrendo na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, atingida por ataques terroristas. Estima-se que 1,3 milhões de pessoas necessitem de ajuda humanitária na região.

Fonte: RTP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.