Clipping Norte da América do Sul #77

Guiana

Vulcão entra em erupção e afeta Estado onde parte da população guianense trabalha

Durante a tarde de sexta-feira o vulcão de La Soufrière entrou em erupção e uma operação de evacuação foi iniciada nas cidades de São Vicente e Granadinas. De acordo com o Chefe de Estado, toda a população guianense que trabalha no país caribenho se encontra segura. Foram fornecidos pelo governo da Guiana diversos suprimentos como galões de água, berços dobráveis, banheiros portáteis, colchonetes e outros diversos itens para auxiliar na recepção dos afetados, que já se encontram nas chamadas “zonas verdes”. Para além disso, foi criado também pelo Banco da Guiana para o Comércio e a Indústria Limitada (GBTI) um fundo para o alívio de desastres, visando aprofundar ainda mais o auxílio à ilha afetada pelo vulcão.

Fonte: <https://guyanatimesgy.com/all-guyanese-in-st-vincent-are-safe-president-ali/>

Data: 10/04/2021. Por Gustavo Parreiras Freitas de Oliveira

Guiana Francesa

Policiais desarticulam grupos criminosos na fronteira entre Guiana Francesa e Brasil

A Polícia Federal do Brasil desarticulou duas organizações criminosas que traficavam pessoas, armas e cocaína na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. A desarticulação ocorreu durante a Operação Quinino, que aconteceu entre as cidades de Oiapoque e Macapá, no Amapá. Em fevereiro e março, outras fases da operação foram realizadas contra outros grupos criminosos que traziam migrantes para trabalhar em garimpos ilegais na Guiana Francesa. As investigações na área começaram em 2018, quando houve apreensão de armas e drogas trazidas por indivíduos que tentavam atravessar a fronteira para o Brasil. A rota utilizada por eles conectava Brasil, Guiana Francesa e Suriname e era constantemente usada para tráfico de drogas, armas e pessoas.

Fonte: <https://dialogo-americas.com/pt-br/articles/brasil-policiais-desarticulam-grupos-criminosos-na-fronteira-com-a-guiana-francesa/>

Data: 09/04/2021. Por: Sofia França Prieto

Suriname

Suriname solicita ao FMI extensão do prazo para quitar dívida

O Suriname possui uma dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que deveria ter sido quitada até o dia 24 de Março de 2021. O país, em negociação com seus credores, sugeriu estender o prazo para 2023 e 2026, a fim de negociar com o FMI. O diretor do comitê de credores do Suriname requisitou projeções sobre os possíveis lucros futuros do país em relação à sua recente descoberta de poços de petróleo em 2020.

Fonte: <https://finance.yahoo.com/amphtml/news/1-suriname-creditors-wont-trigger-144540145.html>.

Data: 24/03/2021. Por: Maria Clara de Oliveira Drawin

Venezuela 

Venezuela paga 50% do pagamento por 11 milhões de doses de vacinas Covax

Segundo discurso da vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, após muitos esforços diplomáticos e jurídicos internacionais o país conseguiu levantar o equivalente a 64 milhões de dólares para o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor da compra de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19. Esse pagamento foi feito ao consórcio COVAX, ligado a OMS, cujo objetivo é a distribuição aos países menos favorecidos. Essa compra poderá garantir a vacinação de, pelo menos, 20% da população venezuelana. Sobre os outros R $60 (milhões) faltantes para quitar o débito, a vice-presidente já informou que a quantia já está garantida e que a Venezuela pagará no devido tempo. A adesão ao consórcio pelo país atrasou ante a problemas políticos entre Nicolas Maduro e Juan Guaidó, ocorrendo apenas no dia 18 de setembro de 2020. Além disso, a entrega das doses atrasou pela falta de pagamento. O país enfrenta uma segunda onda grave e o governo garante que vacinas de outros laboratórios chegarão em breve ao país. 

Fonte: <https://istoe.com.br/venezuela-paga-50-do-pagamento-por-11-milhoes-de-doses-de-vacinas-covax/>.

Data: 12/04/2021. Por Matheus Felipe Moreira Zanetti 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.