Clipping Países Andinos #85

Chuvas na Colômbia causaram 45 mortes e afetaram mais de 3000 famílias

Por Sofia Oliveira em 23/03/2021

Nesta segunda-feira (22/03/2021), a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) divulgou que, durante o mês de março de 2021, 188 municípios colombianos foram afetados pelas chuvas, resultando em 45 mortes e 23 feridos. Até agora a temporada de chuvas de 2021 na Colômbia tem registrado volumes superiores aos apresentados nos anos anteriores, apesar disso, de acordo com o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais do país, espera-se que as chuvas continuem durante os meses de maio e junho. Até o momento, os departamentos colombianos Valle e Antioquia são os mais afetados pelo desastre natural. 

Fonte: El País Colômbia. 

Disponível em: 

<https://www.elpais.com.co/colombia/temporada-de-lluvias-en-el-pais-deja-45-muertos-y-mas-de-3-000-familias-afectadas.html&gt;

Justiça da Bolívia aumenta prisão preventiva de Jeanine Áñez para seis meses

Por Larissa Machado em 20/03/2021 

A ex-presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, acusada de sedição, que consiste na perturbação da ordem pública por meio de revolta em massa contra uma autoridade estabelecida, além de terrorismo e conspiração durante o alegado golpe de Estado que culminou na renúncia do ex-presidente Evo Morales em 2019, teve seu período de prisão preventiva aumentado de quatro para seis meses neste último sábado (20/03).  A decisão decorreu de um pedido do Ministério Público bolivariano por mais tempo para concluir as investigações. Também no sábado, Áñez foi transferida para um novo presídio, processo que foi acompanhado por uma missão do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) para garantir que nenhum direito fosse violado. Além dela, seus ex-ministros de Justiça e Energia também foram presos, e outros participantes dos eventos relacionados à saída de Morales do poder também receberam ordens de prisão, como o opositor político Luis Fernando Camacho. 

Fonte: O Globo. 

Disponível em: 

<https://oglobo.globo.com/mundo/justica-da-bolivia-aumenta-prisao-preventiva-de-jeanine-anez-para-seis-meses-24934712>

China espera estreitar laços com Colômbia após o envio de 770 mil vacinas

Por Cristiano Grabellos Moura em 26/03/2021

A Colômbia recebeu neste sábado, dia 20 de março, 774.320 doses da vacina Sinovac, enviadas pelo seu segundo parceiro comercial, a China. O país sul-americano conta com 50 milhões de habitantes e, de acordo com o presidente, pretende vacinar 35,7 milhões de pessoas até o final do ano. Registra, até o momento, 2,3 milhões de infecções e quase 62 mil mortes por covid-19. Por parte da China, o objetivo é estreitar ainda mais os laços com o parceiro. “Espero que entre os governos e povos possamos fortalecer a cooperação amistosa na luta contra a pandemia e em outras áreas” para levá-la “a novas alturas”, declarou o presidente chinês, Xi Jinping, em mensagem transmitida enquanto as vacinas chegavam em Bogotá.

Fonte: Estado de Minas. 

Disponível em:
<https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/03/20/interna_internacional,1248960/china-espera-estreitar-lacos-com-colombia-apos-o-envio-de-770-mil-vacinas.shtml>

Ministro da Saúde do Equador pede demissão em meio a investigação sobre vacinas

Por Mariana Puertas Lippi em 19/03/2021

Autoridades equatorianas descobriram que pessoas fora dos grupos prioritários furaram a fila da vacinação, que ocorre a passos lentos no país. O ministro da Saúde do Equador, Rodolfo Farfán, pediu demissão após passar menos de 20 dias no cargo, confirmou o governo nesta sexta-feira (19), em meio a uma investigação do Ministério Público sobre fura-filas no programa de vacinação contra a Covid-19. A saída de Farfán, ministro da Saúde, confirmada pela Secretaria de Comunicação, ocorre dias depois que promotores e policiais fizeram buscas nas instalações do Ministério da Saúde em um hospital em Quito como parte da investigação. Farfán, cirurgião com larga experiência, foi nomeado no início do mês ministro da Saúde em substituição a Juan Carlos Zevallos, que também pediu para deixar o posto durante uma investigação sobre a forma como conduziu o processo de imunização contra a Covid-19.

Fonte: G1.

Disponivel em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/19/ministro-da-saude-do-equador-pede-demissao-em-meio-a-investigacao-sobre-vacinas.ghtml&gt;

Presidente do Equador é acusado de ter promovido violações aos direitos humanos

Por Ana Luísa Vaz em 28/03/2021

A Defensoria Pública do Equador apresentou ao Procurador-Geral do Estado denúncia de caráter urgente contra o presidente Lenín Moreno – que deixará o cargo ainda este ano – e outras autoridades estatais, solicitando a proibição de saída dessas pessoas do país. A acusação é fundamentada em relatório da Comissão Especial de Verdade e Justiça (CEVJ), estabelecida pela Defensoria, bem como em compilação de testemunhas feita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Nesses documentos, são apresentadas 519 queixas de cidadãos equatorianos acerca de violações aos direitos humanos cometidas por agentes estatais durante as manifestações de outubro de 2019 contra o Decreto nº 883, o qual eliminou importantes subsídios aos combustíveis. Em resposta, o Ministro da Defesa, Oswaldo Jarrín, declarou que essa acusação é “discriminatória, parcial, incompleta”, negando supostas violações estatais.

Fonte: La Hora. 

Disponível em:

<https://www.lahora.com.ec/piden-prohibir-que-moreno-salga-del-pais-por-cargos-de-lesa-humanidad/>

Equador apreende 1,2 toneladas de cocaína que seriam enviadas à Holanda

Por Bruna Stela G. Moura em 27 de março de 2021

As autoridades locais do Equador apreenderam 1,2 toneladas de cocaína que seriam enviadas para Roterdã, Holanda. A droga avaliada em 54 milhões de dólares estava escondida em uma contêiner com caixas de bananas. Outrossim, o ministro do Governo, Gabriel Martínez, informou que a operação “Impacto 96%” (a qual apreendeu o contêiner) realizada no porto Posorja, terminou com dois detidos. Estes eram o motorista do contêiner e o empresário representante da empresa encarregada do envio das frutas para a Holanda. Ademais, vale salientar que o Equador apreendeu 128 toneladas de drogas no ano passado (2020) e crimes análogos a este são comuns no país.

Fonte: Estado de Minas.

Disponivel em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/03/26/interna_internacional,1251019/equador-apreende-1-2-tonelada-de-cocaina-que-seria-enviada-para-a-holanda.shtml&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.