Clipping Países Andinos #86

México e Bolívia promovem frente para evitar intervenções da OEA em política interna

Por Bruna Stela G. Moura em 01 mar 2021

O governo de Andrés Manuel López Obrador (presidente do México) e o governo de Luis Arce (presidente da Bolívia) assinaram no dia 24 de março um documento de 23 pontos com medidas de cooperação sanitária, econômica e diplomática. Ademais, os dois países decidiram formar uma frente para limitar a margem de ação das missões eleitorais da Organização de Estados Americanos (OEA) e evitar intervenções do organismo multilateral em questões de política interna dos países membros. Assim, a mensagem deixada por este encontro era de valorização da soberania, autodeterminação, diálogo, negociação, busca por consensos, solução pacífica de controvérsias, multilateralismo e dignidade dos povos. Ademais, vale salientar que a OEA era uma oposição ao governo boliviano, pois a organização internacional alega fraude nas eleições de 2019, na qual Evo Morales foi reeleito. 

Fonte: El País 

Disponivel em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-03-25/mexico-e-bolivia-promovem-frente-para-evitar-intervencoes-da-oea-em-politica-interna.html>

A Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) aprovou a proposta para investigação de fracking das empresas Exxon Mobil e Ecopetrol.

Por Sofia Oliveira em 01 de abril de 2021.

No dia 31 de março de 2021, a Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) aprovou a proposta das empresas ExxonMobil e Ecopetrol  para investigar depósitos não convencionais de energia na Colômbia. Com o enfoque na região da bacia do Valle Medio del Magdalena, na região noroeste do país, os projetos têm como objetivo estudar a viabilidade do processo de fraturamento hidráulico e requerem um investimento de, respectivamente, US$53 milhões e US$76,7 milhões. De acordo com o Ministro de Minas e Energia Diego Mesa, a proposta aprovada estabelece responsabilidades sociais e ambientais às empresas, além de prever garantias financeiras. 

Apesar das garantias feitas, o processo de fracking é conhecido por seu impacto ambiental desastroso. Também conhecido como O “fraturamento hidráulico”, o procedimento consiste em é uma técnica de perfuração para extração de combustíveis gasosos ou líquidos que injeta solventes químicos poderosos e areia em alta pressão para provocar fragmentação da rocha e permitir a extração do gás. Dessa forma, enquanto outros países buscam diminuir incentivos à prática, a ANH, em oposição ao que era esperado, aprovou projeto piloto para estudar essa possibilidade. A título de exemplificação das atitudes tomadas internacionalmente, o presidente estadunidense norte-americano Joe Biden, em 2021, impôs 60 dias de suspensão para licenças de perfurar solos federais para a prática de fracking, com enfoque no oleoduto de Keystone XL.

Fontes: El País e CNN Business.

Disponíveis em: 

<https://www.elpais.com.co/colombia/gobierno-aprobo-propuesta-para-piloto-de-investigacion-de-fracking-en-colombia.html>

<https://edition.cnn.com/2021/01/20/business/biden-keystone-paris-climate-arctic/index.html

Grupos de direitos humanos pedem intervenção da ONU na fronteira entre Venezuela e Colômbia.

Por Mariana Puertas Lippi em 02 de abril de 2021.

Grupos de direitos humanos na Venezuela e na Colômbia pediram, nesta quarta-feira (31) para que a ONU nomeie um enviado para resolver a crise humanitária causada por um confronto entre tropas venezuelanas e grupos armados colombianos. Cerca de 60 grupos de direitos humanos assinam a carta em que afirmam que consideram “urgente que o Secretário Geral da ONU aponte um enviado especial para a crise da fronteira”. Na semana passada, o governo de Nicolás Maduro disse que dois soldados foram mortos em confrontos, e que grupos armados haviam colocado minas terrestres na região. Grupos civis afirmaram que ao menos quatro pessoas foram mortas pelas forças especiais do governo enviadas à área. O presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse que o governo da Venezuela dá apoio a dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN). Maduro nega que dê apoio a esses grupos.

Fonte: G1

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/31/grupos-de-direitos-humanos-pedem-intervencao-da-onu-na-fronteira-entre-venezuela-e-colombia.ghtml>

Descoberto no Peru mural pré-hispânico de 3.200 anos
Por Larissa Machado em 03 de abril de 2021.

Um mural pré-hispânico de mais de 3.200 anos de antiguidade foi descoberto no Peru, em um terreno agrícola do vale da província de Virú, a 500 km ao norte de Lima. Segundo arqueólogos peruanos, o mural se encontra em uma huaca pré-hispânica,  que, na cultura andina, significa o local onde uma divindade é cultuada.  Pesquisas iconográficas ainda serão realizadas, mas supõe-se que foi um templo dedicado às divindades da água, justificando a sua localização estratégica perto do rio. Entretanto, a huaca se localiza em um terreno agrícola de plantações de abacate e cana-de-açúcar, e parte do patrimônio foi destruído pelo uso de máquinas pelos agricultores da região. Os arqueólogos responsáveis pela descoberta informaram que realizaram um pedido de intervenção do Ministério da Cultura peruano, mas que a grave situação da pandemia no país dificulta a ação deste órgão.

Fonte: Estado de Minas
Disponível em: 

<https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/03/22/interna_internacional,1249481/descoberto-no-peru-mural-pre-hispanico-de-3-200-anos.shtml>


Demanda por energia limpa ameaça uma das regiões mais ricas e férteis na Amazônia
Por Cristiano Grabellos Moura em 03 de abril de 2021.

Nos últimos dois anos, com a entrada de investidores chineses no negócio, a demanda por Pau-de-Balsa disparou no Equador. Estima-se que o país seja responsável por 75% das exportações dessa madeira para todo o mundo. A China tem feito grandes investimentos em fontes sustentáveis de energia, principalmente na solar e na eólica, e o principal uso da madeira leve do Pau-de-Balsa é na confecção de pás de geradores de energia eólica. Junto ao gigante asiático, Estados Unidos e Europa são os principais compradores. Ricardo Ortiz, empresário que trabalha com a exportação dessa madeira há mais de 25 anos, afirma que os dois últimos seguem com mais rigor os contratos de compra, enquanto o primeiro se mostra mais “desorganizado”. Tal desorganização, somada à falta de controle do negócio por parte do Estado, abriu maior espaço para o comércio ilegal, desmatamento desenfreado, confrontos entre comunidades indígenas das regiões de extração e para a atividade de gangues que atuam como intermediárias em algumas compras. Mas, de acordo com Ortiz, uma maior intervenção estatal, no sentido de regularizar o mercado de Pau-de-Balsa, pode tornar o comércio da madeira numa atividade rentável e sustentável, ambientalmente e socialmente falando.

Fonte: BBC News
Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-56359091&gt;

Congresso mais fragmentado: doze partidos superariam a cerca eleitoral

Por: Yasmim Beatriz  em 04 de Abril de 2021.

De acordo com estudos do Ipsos, uma das maiores empresas no ramo de pesquisa e inteligência do mundo, os doze partidos políticos do Peru teriam condições de assumir uma bancada no Congresso, dentre eles a Ação Popular, Força Popular, Somos Perú, Partido Roxo, APP, Podemos Peru e Frepap. Apesar disso, o período de intensa busca por votos não contribuiu para que esses partidos chegassem a um acordo, intensificando a força e o poder eleitoral. Por outro lado, os partidos mencionados com exceção da Ação Popular conseguiram ampliar a quantidade de votos.

Ao estabelecer um paralelo com o ano de 2020, o partido Ação Popular conseguiu ampliar a quantidade de votos, mesmo num cenário desfavorável, em detrimento da atuação do Presidente do Congresso Manuel Merino que também atuou como Presidente do Peru por alguns dias, provocando alto descontentamento popular, onda de manifestações e crise política. Em contrapartida, a performance do Somos Perú que contou com o ex-presidente Martín Vizcarra foi inferior.

Fonte: El Comercio

Disponível em: <https://elcomercio.pe/elecciones-2021/elecciones-2021-un-congreso-mas-fragmentado-ipsos-peru-simulacro-de-votacion-noticia/>


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.