Clipping Cone Sul #62

China quer trabalhar com o Brasil para promover parceria estratégica

11/04/2021 – Por Larissa Cimini

Neste sábado, 10 de abril, Wang Yi, conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, ligou para parabenizar o novo ministro brasileiro, Carlos Alberto Franco França. Na conversa, o chinês fez uma série de comentários incentivadores sobre a relação bilateral entre China e Brasil para reforçar o interesse em cooperação. Wang Yi ressaltou o valor da parceria pois, “como grandes países em desenvolvimento, representantes das economias emergentes e parceiros no BRICS, a China e o Brasil são forças importantes impulsionando a multipolarização do mundo”.

Além disso, foi lembrado que em muitos projetos grandes a parceria não foi afetada, apesar de todos os infortúnios da pandemia, comprovando a “forte resiliência da cooperação”. Em resposta, a França assentiu a todas as colocações de Wang e estimulou que os dois países melhorassem seus canais de comunicação e mecanismos de cooperação bilateral. E, por fim, confirmou-se o desejo de expandir as ações conjuntas com relação à economia digital, 5G, inteligência artificial, entre outros.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-04/china-quer-trabalhar-com-o-brasil-para-promover-parceria-estrategica

O presidente Piñera, do Chile, promulgou uma nova lei de migração

11/04/2021 – Por Laura Ribeiro

O Chile determinou uma nova Lei de Migração, a fim de adaptar a lei aos dias atuais. A antiga política migratória era datada de 1975 e, de acordo com o presidente do país, Sebastian Piñera, não era eficiente no combate a imigração ilegal e na adequação das condições dos migrantes e necessidades do país atualmente. Desse modo, a nova lei garante direitos aos migrantes, evitando abusos e regulando o procedimento de retirada de documentos, como a carteira de identidade. Assim, a entrada e permanência no país é permitida após autorização devida, solicitada de acordo com a necessidade do migrante, concedendo vistos variados, como de turismo, estudos, refúgio, reunificação familiar, entre outros. O governo se compromete em ser mais flexível, desde que os indivíduos sejam francos sobre seus motivos. Ademais, a lei exprime oportunidades e obrigações aos migrantes, bem como liberdade ao governo de expulsão aos que entram no país sem seguir a rotina administrativa, como a apresentação dos antecedentes criminais.

Fonte: http://www.lanacion.cl/presidente-pinera-promulgo-la-nueva-ley-de-migraciones/

Assad Ahmad Barakat, o libânes suspeito de ligação com Hezbollah, é mandado de volta para o Brasil pelo Paraguai 

29/03/2021 – Por Emilly Guidi

Após inúmeras extradições para o Paraguai desde 2003, o libânes Assad Ahmad Barakat foi enviado de volta para o Brasil, onde é investigado pela justiça brasileira por lavagem de dinheiro e ligações com Hezbollah, um dos líderes do grupo da tríplice fronteira. Em setembro de 2018, Barakat foi preso em Foz do Iguaçu por falsificação e extraditado para o Paraguai pela segunda vez, porém, apenas na última semana o libânes foi condenado pela justiça paraguaia. Sua sentença totaliza dois anos e meio de prisão, que serão cumpridas no Brasil conforme a decisão de sua expulsão por parte do Ministério Público.

Vale ressaltar que um mandato de prisão internacional foi emitido pela Interpol na época e, no mesmo ano, Barakat também foi investigado na Argentina por conta de suas “possíveis” atividades criminosas relacionadas ao “Clã Barakat”, uma organização composta por libaneses suspeitos de lavagem de dinheiro e financiamento do grupo xiita libanês conhecido como Hezbollah. Segundo a Interpol, o centro de operações era localizado na Ciudad del Este, em Foz do Iguaçu e em Puerto Iguazú.

Fonte: https://noticias.r7.com/internacional/paraguai-devolve-ao-brasil-libanes-suspeito-de-ligacao-com-hezbollah-09042021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.