Guiana
Soldado Venezuelano é ferido por dois compatriotas na fronteira com a Guiana
Neste sábado, dia 24 de Abril de 2021, um soldado venezuelano que estava monitorando a fronteira com a Guiana levou dois tiros no território da Guiana. Os autores da infração, que também são venezuelanos, foram perseguidos pela polícia da Guiana, mas conseguiram escapar de volta para a Venezuela. O incidente evidencia a crescente tensão na fronteira entre Venezuela e Guiana, que estão em uma longa disputa pelo território de Essequibo. O conflito já resultou em escalada militar e em interferência do CIJ.
Data: 24 de Abril de 2021. Por: Maria Clara Drawin
Guiana Francesa
Greve de funcionários do Centro Meteorológico da Guiana Francesa gera falta de alertas no espaço aéreo e escassez de previsões climáticas
Funcionários do Centro Meteorológico da Guiana Francesa anunciaram greve na última segunda-feira (26), demandando menores jornadas de trabalho. Em menos de um ano, transferências e aposentadorias de membros da instituição que presta o serviço no departamento ultramarino causaram uma escassez de mão de obra jamais vista no setor, o que levou a uma sobrecarga de trabalho aos funcionários que sobraram. Essa ausência vem gerando implicações graves em sistemas cruciais para o território, uma vez que o centro é responsável por gerar os boletins de alerta e previsão sobre chuvas fortes e incêndios na região. Da mesma maneira, os meteorologistas também são responsáveis por ajudar no monitoramento do trânsito aéreo da Guiana Francesa, compartilhando informações meteorológicas diretamente com as torres de controle. Com a redução do efetivo, fica evidente o risco da falta de troca de dados entre o Centro Meteorológico e os responsáveis pela organização do espaço aéreo.
Data: 27/04/2021. Por: Pedro Bello.
Suriname
PF combate no Maranhão contrabando de cigarros vindo do Suriname
Nesta quinta-feira (28/04/2020), a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar do Maranhão, deflagrou uma operação denominada “Milicertes”, que visa combater o contrabando de cigarros oriundos do Suriname. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um contrabandista de cigarros em setembro de 2020, na qual foram apreendidos R$2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) em mercadorias, além de uma quantia em dinheiro e armas de fogo. Através das investigações, a Polícia Federal conseguiu identificar uma organização criminosa que repassava a mercadoria do Suriname ao Brasil pelos portos de cidades maranhenses. Por fim, como desdobramento da operação, foram cumpridos 15 mandados judiciais, sendo 11 de busca e 4 de prisão. Em caso de condenação, as penas poderão chegar a até 13 anos de prisão.
Data: 28 de abril de 2020. Por: Matheus Felipe Moreira Zanetti
Venezuela
Programa Mundial de Alimentos e Venezuela chegam a acordo para garantir comida a 185.000 crianças
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) chegou a um acordo com a Venezuela para fornecer alimentos para crianças em idade escolar no país. O acordo foi recentemente anunciado tanto pelo PMA quanto pelas autoridades venezuelanas e prevê que 185.000 crianças recebam alimentos nesta primeira fase da iniciativa, além de pretender alcançar 1,5 milhões de crianças até 2022-2023. A Venezuela enfrenta uma intensa crise humanitária que fez os índices de subnutrição crescerem no país e, em virtude disto, grupos de ação humanitária, que pressionam o governo há algum tempo pela presença do PMA na Venezuela, comemoraram o acordo. O presidente Nicolás Maduro se mostra confiante em relação a iniciativa, declarando que esse projeto ajudará a garantir apoio alimentar ao povo venezuelano.
Data: 19/04/2021. Por: Sofia França Prieto.