Clipping África Ocidental #103

Atleta recordista em medalhadas da Guiné-Bissau parte pedra para sobreviver.

Domingas Togna

A Atleta Domingas Togna que representou a Guiné Bissau no atletismo até o ano de 2007 atualmente vive de extração de pedras e trabalho doméstico no país. A corredora mais medalhada da história da Guiné mescla os troféus de 20 anos de carreira de provas de atletismo em Bissau, Senegal, Moçambique, Argélia, Macau, China e Japão, com a sua moradia em um subúrbio onde mora com seus três filhos.

“Quero transformar-me numa treinadora do atletismo, porque é algo que transporto dentro de mim. Gostaria de transmitir os conhecimentos que adquiri para os jovens. Não gostaria de ficar e morrer com os meus conhecimentos só para mim. Gostaria que um dia se falasse de novos talentos como sendo pessoas preparadas por Domingas Mbana Togna. É o meu maior sonho”.

Domingas Togna.

Data: 19/04/2021
Fonte: DW.com https://www.dw.com/pt-002/a-mais-medalhada-atleta-da-guin%C3%A9-bissau-parte-pedra-para-sobreviver/a-57251336.

Sofia Machado.

Nigéria preocupada com sua segurança após a morte de Idriss Déby, um “baluarte” contra o jihadismo.

Presidentes Idriss Déby (à esquerda) e Muhammadu Buhari, em Abuja, em junho de 2015.
Presidentes Idriss Déby (à esquerda) e Muhammadu Buhari, em Abuja, em junho de 2015. 
PHILIP OJISUA / AFP

A morte do presidente chadiano Idriss Déby nesta semana teve um grande significado político para a sua nação, assim como para seus países vizinhos. Reconhecido por vários como grande combatente à ameaça jihadista que se instala na região, Déby e suas tropas desempenharam um papel fundamental na expulsão do Boko Haram (grupo terrorista) das principais cidades do estado de Borno, por exemplo. O presidente acabou falecendo nesta terça devido a complicações de ferimentos causados por conflitos armados, enquanto comandava o exército contra a invasão dos rebeldes no norte.

Seu filho, Mahamat Déby, assumiu o governo do Chade e seus exércitos, porém questões a respeito da estabilidade política e responsabilidade pela segurança permanecem sem respostas. Seu vizinho Nigeriano,  o soldado Muhammadu Buhari, reconheceu que sua morte deixaria um “grande vazio” na luta contra o jihadismo, visto que suas contribuições ao território foram imensas. Como o grupo terrorista prospera principalmente nas regiões da Nígeria, especialistas sugerem que as tropas chadianas deveriam voltar para a região depois da morte de Déby; porém, com a instabilidades do novo governo, as chances de isso acontecer são poucas, o que preocupa cada vez mais as autoridades nigerianas.

Fonte: Le Monde Afrique. Data: 22/04/2021

Link para acesso: https://bphh3ghvj6t77ujytr5fson3da-adv7ofecxzh2qqi-www-lemonde-fr.translate.goog/afrique/article/2021/04/22/le-nigeria-inquiet-pour-sa-securite-apres-la-mort-d-idriss-deby-rempart-contre-le-djihadisme_6077681_3212.html

Izabella Burjaily Lizardo.

A União Africana envia uma missão no Chade para investigar a morte do Presidente Idriss Déby Itno.

Idriss Déby
Idriss Déby.

A morte do Idriss Deby, anunciada na semana passada pelas autoridades chadianas, levanta algumas interrogações sobre a verdadeira causa da morte. Segundo as primeiras declarações,  o presidente Idriss Déby perdeu a vida diante de ferimentos graves no campo de batalha contra os rebeldes FACT. Uma nova hipótese  revela que o ex-presidente foi assassinado por um membro de sua família. 

Consequentemente, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS) reuniu-se quinta-feira para discutir a situação no Chade. De facto, o CPS expressou a necessidade urgente de enviar uma missão de inquérito  para investigar as circunstâncias que levaram à morte de Idriss Déby, a fim de condenar o autor dos actos. Além disso, o CPS destacou a necessidade urgente de um diálogo nacional que inclua todas as partes interessadas, a fim de restaurar a ordem constitucional.

Fonte: https://www.afrik.com/idriss-deby-assassine-par-un-proche-l-ua-envoie-une-mission-d-enquete-au-tchad. 24/04/2021.

Abdou Lahat Faye.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.