#GOLFO DA GUINÉ

GOLFO DA GUINÉ

Países: Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Camarões, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Costa do Marfim, Benin, Togo e Gana.

Como o COVID-19 tem impactado nigerianos com deficiência

Sabe-se, que atualmente, existem na Nigéria, 25 milhões de pessoas com deficiência (PcD), o que representa cerca de 15% da população, entretanto não há hospitais ou instalações especializadas para atender às necessidades desse grupo. E, agora com a crise da COVID-19, a situação só piorou, pois vários hospitais que poderiam fornecer serviços adequados, tiveram suas unidades fechadas devido a pandemia.

Além da dificuldade de acesso a tratamentos, os PcD passam dificuldades diariamente, com a falta de preparo das pessoas e do governo para incluí-los na nova dinâmica da sociedade pós-Covid, além de muitos terem perdido o seu trabalho e não receberem apoio do governo. Devido a isso, muitos não conseguem se sustentar e não tem acesso a diversas informações sobre orientações contra o COVID-19, sendo um exemplo disso, o ex-professor Raji Ade Oba, que é surdo e por não ter acesso à informação referente ao toque de recolher, uma vez que a mesma saiu no rádio, quase foi preso por sair após o horário definido. Junto a isso, há também a dificuldade de pessoas com deficiência de conseguirem alimentos, por exemplo, quando distribuídos por ONG´s e pelo governo, uma vez que acabam tendo que competir com pessoas sem deficiência para consegui-los.

Link: https://www.aljazeera.com/features/2021/4/4/how-covid-19-has-impacted-nigerians-with-disabilities

Clérigos e líderes políticos lamentam o agravamento da insegurança e pregam a paz

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      04/04/2021

Com a insegurança e a violência que assolam a Nigéria, clérigos, no dia da Páscoa, criticam duramente os líderes políticos do país, repreendendo o governo federal pela falta de ação no combate às atividades criminosas que tem acontecido. De acordo com Dr. Samson Ayokunle, presidente nacional da Associação Cristã da Nigéria (CAN), a corrupção é um dos principais fatores que alimentam a insegurança no país. Tanto os clérigos quanto Ayokunle falam sobre a necessidade do Governo de ter uma melhor liderança e de melhorar sua segurança, até mesmo pedindo ajuda a demais nações se necessário.

Os problemas de segurança na Nigéria se tornam cada vez maiores e, com um Governo que não intervém com a inteligência e poder milita, o desemprego só aumenta e diversos nigerianos optam por coletar resgate ao invés de trabalhar. Armas de fogo e munições atravessam as fronteiras sem o devido controle do Serviço de Alfândega da Nigéria (NIS) e o Serviço de Imigração da Nigéria (NIS), enquanto o banditismo, sequestros e ataques do Boko Haram a nigerianos só aumentam e o governo do país sofre mais e mais críticas pelo fraco posicionamento e tomada de decisão.

Link: https://guardian.ng/news/clerics-political-leaders-deplore-worsening-insecurity-preach-peace/

“Bala perdida” mata manifestante da RDC em manifestação anti-ONU

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      11/04/2021

A Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), foi para o Congo para substituir uma missão anterior de manutenção da paz em 2010, tendo mais de 12.000 soldados no país e estando em sua grande maioria no Leste. O país é palco para diversos conflitos e grupos de rebeldes, tendo mais de 100 grupos rebeldes somente no Leste, sendo as Forças Democráticas Aliadas (ADF) a culpada pela maioria dos ataques que ocorrem no país.

Entretanto, com o constante aumento de ataques e com a morte de civis, a MONUSCO tem sido acusada de não proteger os civis contra ataques rebeldes, havendo só em dezembro de 2019, diversas mortes em Beni e Goma, o que fez com que protestos e greves anti-MONUSCO eclodissem no país, exigindo que as tropas da ONU saíssem de lá e, protestos os quais levaram a morte de um manifestante que foi atingido por uma “bala perdida” de um policial.

Link: https://www.aljazeera.com/news/2021/4/9/stray-bullet-kills-protester-in-anti-un-rally-in-eastern-dr-congo

RDC lança vacinação Covid em Kinshasa

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      19/04/2021

Participante do esquema de vacinação da Covax, a República Democrática do Congo recebeu 1,7 milhão de doses da vacina da AstraZeneca recentemente, lançando sua campanha de vacinação nessa segunda-feira, após a mesma ter sido adiada devido à preocupação após países suspenderem o uso da mesma. Com uma desconfiança generalizada em torno da vacina e com a disseminação de Fake News no país, a cerimônia oficial para o lançamento da campanha de vacinação foi feita pensando exatamente em acabar com as dúvidas e suspeitas em torno da vacina.

Link: https://www.africanews.com/2021/04/19/drc-launches-covid-vaccination-in-kinshasa/

Patrice Talon, vence a reeleição com 86% em Benin

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      18/04/2021

Eleito pela segunda vez consecutiva, Patrice Talon vence com 86% dos votos no primeiro turno, as eleições presidenciais de 2021 de Benin. Com um baixo comparecimento, as eleições contaram com a participação de cerca de 50,17% da população e, além disso, Talon enfrentava somente dois rivais, uma vez que a maioria de seus oponentes se encontram no exílio ou desqualificados para concorrer.

Com um resultado que já era esperado por muitos beninenses, a população acaba não vendo significado nas eleições. Tentativas de pressionar, intimidar, ameaçar, corromper ou perseguir eleitores foram observadas no país e tropas impediram um protesto da oposição, deixando dois mortos. Usando de ferramentas especiais para desqualificar a oposição, críticos dizem que o país sob o Governo de Talon entrou em um caminho autoritário e a Freedom House rebaixou o Benin para “parcialmente livre”.

Link: https://www.aljazeera.com/news/2021/4/13/benins-president-wins-re-election-with-86-official

Dezenas de milhares forçados a fugir de ataques violentos na Nigéria

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      18/04/2021

Com uma série de ataques de grupos armados em Damasak, cidade no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, cerca de 65.000 nigerianos estão fugindo do local, fato pelo o qual a ACNUR está extremamente preocupada. Com o último ataque, até 80% da população local foi forçada a sair da região, sendo nigerianos e nigerenses. Entre os crimes, foram cometidos assaltos e incêndios. A violência na região já afastou 3,3 milhões de pessoas da região da Bacia do Lago do Chade, os quais fogem para outras cidades dentro da Nigéria, ou para o Níger, onde equipes da ACNUR estão implantadas para identificar as necessidades e ajudar os refugiados.

Link: https://www.unhcr.org/news/briefing/2021/4/607944bf4/tens-thousands-forced-flee-violent-attacks-nigerias-borno-state.html

Iniciativas de Desenvolvimento Econômico Local decolam em Kpone

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      24/04/2021

A Assembleia Municipal de Kpone-Katamanso, bairro em Tema, cidade em Gana, lançou uma iniciativa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) para poder capacitar atores estaduais e não-estatais dentro do município para serem agentes de desenvolvimento. Segundo Gertrude Abebleh, diretora adjunta da Assembleia, a iniciativa irá envolver pessoas de diferentes áreas, como carpintaria, aquicultura, automóveis, fabricação de metal, entre outros negócios para reduzir os desafios do desemprego no Município e ajudar a acelerar o desenvolvimento nas várias áreas eleitorais.

Para atingir tal objetivo, a Assembleia organizou um workshop de dois dias de sensibilização para as várias equipes departamentais e executivos de negócios do município de Kpone.

Link: https://newsghana.com.gh/local-economic-development-initiatives-takes-off-at-kpone/

Governo da Guiné Equatorial comparece perante a Comissão Permanente de Justiça e Direitos Humanos

Por Mariana Mendes Azevedo Reis.      24/04/2021

A delegação do Ministério da Justiça, Culta e Instituições Penitenciárias compareceu em frente ao Senado, em frente a Comissão Permanente de Justiça e Direitos Humanos, na última quinta-feira, para defender o Projeto de Lei de Reforma da Nacionalidade Guinéu-equatoriana. Chefe da delegação do Ministério da Justiça, o ministro Salvador Ondo Nkumu, esclareceu dúvidas sobre o projeto de lei, dizendo que o mesmo tem por objetivo retificar e aprimorar aspectos não previstos na legislação vigente e outros que não estão bem regulamentados.

Alguns pontos abordados pelo projeto são: a concessão de mais direitos ao cidadão naturalizado do que ao cidadão Guinéu-equatoriano nativo; a concessão da nacionalidade, em um prazo de doze meses após a aceitação da lei, para os cônjuges de Guinéu-equatorianos que obtiveram um passaporte ou documento de identidade do país; entre outros.

Link: https://www.guineaecuatorialpress.com/noticia.php?id=17528

 

 

Guiné Equatorial e Gabão resolvem sua disputa territorial no tribunal de Haia

            No dia 13 de abril, o Ministério das Relações Exteriores do Gabão fez uma declaração confirmando que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) iniciou o processo da disputa territorial entre Guiné Equatorial e Gabão. A disputa está sendo tratada no tribunal de Haia desde março por videoconferência. Os dois países foram convidados a indicar seus representantes e apresentar suas defesas sobre o conflito diplomático que ocorre desde 1972, quando a Guiné Equatorial reivindicou a soberania da ilha de Mbané. O subsolo da terra é bastante disputado pois é considerado rico em petróleo e as águas em peixes. A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma intervenção como mediadora e em 2008 firmou um tratado para que o caso fosse tratado na CIJ, um processo que pode ser lento.

21/04/2021

Fonte: https://www.guineainfomarket.com/africa-central/2021/04/21/guinea-ecuatorial-y-gabon-resuelven-su-disputa-territorial-en-la-haya/

China enviará novo lote de vacinas para ajudar Gabão a combater COVID-19

            Segundo o ministro das Relações Exteriores e conselheiro do Estado chinês, Wang Yi, a China planeja enviar mais um lote de vacinas da COVID-19 para o Gabão. O ministro disse que ofereceu forte apoio ao país no combate à pandemia, enviando diversos lotes de suprimentos médicos. Na terça-feira, o estabelecimento das relações diplomáticas China-Gabão marcaram 47 anos e a China agradeceu ao lado gabonês por prestar apoio em questões relativas aos interesses centrais da China e disse ter o Gabão como um parceiro confiável para cooperação. Além disso, comunicou que está disposta a fortalecer a a coordenação com o Gabão em ocasiões multilaterais para salvaguardar seriamente os interesses comuns dos dois países.

20/04/2021

Fonte: https://africa.cgtn.com/2021/04/20/china-to-send-new-batch-of-vaccines-to-help-gabon-battle-covid-19-fm/

Costa do Marfim deve aumentar a participação das empresas locais nas

exportações de cacau, dizem fontes

27/04/2021

A Costa do Marfim planeja em breve exigir que 20% das compras de cacau feitas por multinacionais sejam atendidas por empresas locais, com o intuito de reduzir a influência estrangeira no país, que é considerado o maior exportador de  cacau  do  mundo.  Dessa  forma,  os exportadores  de  cacau  da  Costa  do Marfim devem lidar com pelo menos um quinto da produção nacional de cacau. Assim, as empresas locais poderão competir em condições de igualdade com os fabricantes americanos  e  europeus.  No  entanto,  a  política  ainda não  foi aplicada e a previsão é de que o presidente  Alassane Ouattara assine ainda nesta semana.

Fonte: https://www.reuters.com/article/ivorycoast-cocoa/ivory-coast-to-boost-

local-firms-share-in-cocoa-exports-say-sources-idUSL8N2MK5R

Costa do Marfim deve aumentar a participação das empresas locais nas

exportações de cacau, dizem fontes

27/04/2021

A Costa do Marfim planeja em breve exigir que 20% das compras de cacau feitas por multinacionais sejam atendidas por empresas locais, com o intuito de reduzir a influência estrangeira no país, que é considerado o maior exportador

de  cacau  do  mundo.  Dessa  forma,  os exportadores  de  cacau  da  Costa  do Marfim devem lidar com pelo menos um quinto da produção nacional de cacau. Assim, as empresas locais poderão competir em condições de igualdade com os fabricantes americanos  e  europeus.  No  entanto,  a  política  ainda não  foi aplicada e a previsão é de que o presidente  Alassane Ouattara assine ainda nesta semana.

Fonte: https://www.reuters.com/article/ivorycoast-cocoa/ivory-coast-to-boost-

local-firms-share-in-cocoa-exports-say-sources-idUSL8N2MK5R

Costa do Marfim deve aumentar a participação das empresas locais nas exportações de cacau, dizem fontes

27/04/2021

A Costa do Marfim planeja em breve exigir que 20% das compras de cacau feitas por multinacionais sejam atendidas por empresas locais, com o intuito de reduzir a influência estrangeira no país, que é considerado o maior exportador de cacau do mundo. Dessa forma, os exportadores de cacau da Costa do Marfim devem lidar com pelo menos um quinto da produção nacional de cacau. Assim, as empresas locais poderão competir em condições de igualdade com os fabricantes americanos e europeus. No entanto, a política ainda não foi aplicada e a previsão é de que o presidente Alassane Ouattara assine ainda nesta semana.

Fonte: https://www.reuters.com/article/ivorycoast-cocoa/ivory-coast-to-boost-local-firms-share-in-cocoa-exports-say-sources-idUSL8N2MK5RH

Benin Bronzes: Alemanha devolverá artefatos saqueados à Nigéria

 

            Os “Bronzes de Benin” são peças comemorativas vindas de palácios do Reino de Benin, atualmente localizado na Nigéria, que atualmente se encontram, em sua maioria, em museus e coleções privadas por toda a Europa. Incluindo os Bronzes, o Museu Etnológico de Berlim atualmente possui mais de 500 peças vindas somente da Nigéria.

Recentemente, devido à pressão internacional, diversos países europeus têm devolvido peças históricas aos seus países de origem, e a Alemanha não se mostra diferente. As primeiras entregas das peças de volta para a Nigéria estão programadas para 2022.

30 de Abril  de 2021

https://www.bbc.com/news/world-africa-56949003

França promete apoio para construção de metrô na Costa do Marfim

O Ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, visitou a futura rota do metrô de Abidjan e o local de reconstrução da ponte Felix Houphouet Boigny, sobre a qual passa a futura rota do metrô. A construção será feita por um grupo de empresas lideradas pela Bouygues, com um valor estimado em 1,36 bilhões de euros, mas que ainda está em discussão. Segundo o ministro, a Costa do Marfim tem o apoio financeiro da França para a realização de projetos de infraestrutura essenciais para o seu desenvolvimento econômico. A Costa do Marfim é o principal parceiro econômico da França na zona da moeda CFA.

Data: 30/04/2021

Fonte: https://www.africanews.com/2021/04/30/france-pledges-support-to-construct-metro-in-ivory-coast/

Nigéria: agora é um bom momento para comprar ações do First Bank? Comprador, cuidado, dizem analistas

Em um movimento explosivo, o conselho do credor mais antigo do país, o First Bank Nigeria, e sua holding, FBN Holdings Plc, foram expulsos. A razão circunda antre as alegações de má conduta, que incluem governança corporativa deficiente e negociações internas. É uma história interna da briga entre o CEO Sola Adedutan e o conselho, bem como as opiniões dos analistas sobre para onde a ação pode estar indo. Isso pode sinalizar problemas potenciais para garantir a confiança dos investidores, já que o banco agora precisa levantar capital novo e também decidir, com bastante urgência, de onde levantá-lo.

Link: https://www.theafricareport.com/84556/nigeria-is-now-a-good-time-to-buy-first-bank-shares-buyer-beware-say-analysts/

Periódico: The Africa Report

Nigéria proíbe entrada de passageiros vindos de Brasil, Índia e Turquia

As autoridades de saúde anunciaram neste domingo que a Nigéria irá proibir a entrada de passageiros não nigerianos que passaram por Brasil, Índia ou Turquia nas duas últimas semanas para limitar a propagação do coronavírus. Os nigerianos e pessoas com visto de residência permanente que passaram pelos três países nos últimos 14 dias terão que obedecer uma quarentena obrigatória durante uma semana em um centro aprovado pelo governo em sua chegada.

Link: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/05/02/interna_internacional,1262581/nigeria-proibe-entrada-de-passageiros-vindos-de-brasil-india-e-turquia.shtml

Periódico: Estado de Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.